Lista completa de Questões de Economia do ano 2009 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda acerca dos aspectos apontados no texto, julgue os seguintes itens, relativos a microeconomia.
A estrutura de um mercado em concorrência perfeita, no qual inexistiriam desvantagens, seria o ideal para o consumidor; contudo, ele é praticamente inexistente no contexto da economia mundial.
Ainda acerca dos aspectos apontados no texto, julgue os seguintes itens, relativos a microeconomia.
Dentro da estrutura de mercado oligopolista, tem-se, como ponto desfavorável, a formação de cartéis, o que contraria o regular funcionamento da ordem econômica.
Com relação à racionalidade econômica do governo, julgue os itens subsequentes.
A existência de falhas no mercado é apontada como uma das justificativas para a intervenção do governo na economia. Desse modo, a competição imperfeita tende a reduzir a produção e os preços, o que leva o governo a criar suas próprias empresas ou a adquirir empresas já existentes.
Julgue os itens que se seguem, a respeito de tributos, tarifas e subsídios, e tendo como foco a eficiência econômica e a distribuição da renda.
A estrutura de concorrência perfeita, na visão neoclássica, é referência teórica para a eficiência econômica, pois, a um tempo, é capaz de compatibilizar os interesses público e privado, e os de consumidores e produtores. Em princípio, tal modelo propiciaria a melhor alocação de recursos e se coadunaria com a atomização do mercado.
Os estados nacionais defendem seus interesses econômicos ao adotar, frequentemente, práticas restritivas à movimentação de bens e serviços entre os países. A respeito da defesa da concorrência, julgue os itens a seguir.
O dumping caracteriza-se pela venda de um produto importado por um preço mais baixo do que no país de origem, sem que isso reflita menores custos aos fabricantes.
Em relação ao estado regulador e à defesa da livre concorrência, julgue os itens seguintes.
O poder de mercado é prejudicial quando permite que as empresas estabeleçam preços abusivos e adotem práticas desleais com os concorrentes e, também, por aumentar a possibilidade da criação de cartéis de preços.
Com relação à teoria dos jogos, julgue o próximo item.
Suponha que uma empresa A pretenda oferecer novo serviço ao mercado, que também poderia ser oferecido pela concorrente B. Estima-se que o potencial de novos clientes seja de 100, que poderia ser repartido entre ambas ou atendido plenamente por cada uma delas. Valendo-se da matriz de resultados, a partir do conceito conhecido como equilíbrio de Nash, a melhor estratégia a ser adotada pela empresa A seria oferecer o serviço, pois absorveria a totalidade ou a metade dos novos clientes, dependendo da decisão da empresa B.
No que diz respeito à teoria da firma, julgue os próximos itens.
Quando a produção aumenta em uma proporção menor que a de insumos, têm-se rendimentos crescentes de escala. Na sua representação, as isoquantas vão ficando cada vez mais distantes.
Com relação aos conceitos e às aplicações do equilíbrio parcial e geral e às estruturas de mercado e suas falhas, julgue os itens subsequentes.
De acordo com a teoria neoclássica, uma empresa estará em equilíbrio quando conseguir maximizar seu lucro total. Isso ocorrerá quando o lucro marginal for igual a zero, ou seja, o nível de produção em que a receita marginal se iguala ao custo marginal.
Com relação aos conceitos e às aplicações do equilíbrio parcial e geral e às estruturas de mercado e suas falhas, julgue os itens subsequentes.
Quando algumas empresas produtoras do mesmo tipo de bem que constituem um oligopólio acordam em fixar produção e preços, formando um cartel, essa é a combinação de que resulta, em regra, a maior produção e o preço mais elevado do setor.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...