Questões de Economia do ano 2009

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Quanto às características e ao impacto das barreiras à entrada na dinâmica competitiva de diferentes indústrias destaca-se a seguinte relação:

  • A.

    quanto menor for a escala mínima eficiente, maiores tendem a ser as barreiras à entrada em uma determinada indústria.

  • B.

    a existência de elevados custos fixos pode reforçar as barreiras à entrada em uma determinada indústria, podendo gerar, no limite, situações de “monopólio natural”.

  • C.

    a presença de “economias de escopo” em uma determinada indústria contrabalança o peso das “economias de escala”, resultando numa diminuição das barreiras à entrada de novas firmas em seu interior.

  • D.

    as barreiras à entrada “estratégicas” referem-se às condições objetivas da produção, sendo independentes da forma de reação das firmas estabelecidas à ameaça representada pelos entrantes potenciais.

  • E.

    o nível do “preço-limite” proposto na análise de Bain necessariamente localiza-se acima do preço de Concorrência Perfeita e abaixo do preço de Monopólio.

No que se refere à utilização de medidas de concentração na análise da dinâmica competitiva de diferentes indústrias, é correto afirmar o seguinte conceito:

  • A.

    o Grau de Concentração (CR) permite uma ordenação clara das indústrias segundo a concentração prevalecente, independentemente do número de firmas utilizadas no cálculo desse índice;

  • B. o Índice de Herfindahl-Hirschman (HHI) é uma medida unicamente de concentração “absoluta” que não captura os diferenciais de porte entre as empresas quanto à unidade de medida utilizada para o cálculo do índice;
  • C.

    no cálculo do Índice de Herfindahl-Hirschman (HHI), a participação das pequenas empresas é amplificada na construção do índice, o que possibilita captar de forma mais efetiva a concentraçào “relativa” prevalecente no mercado;

  • D.

    numa indústria cujas fatias de mercado (“market shares”) encontram-se igualmente distribuídas entre as firmas, o Índice de Gini utilizado como medida de concentração tende a aumentar na medida em que ocorre a entrada de uma firma de maior porte;

  • E.

    numa indústria cujas fatias de mercado (“market shares”) encontram-se igualmente distribuídas entre as firmas, o Índice de Gini e o Índice de Herfindahl-Hirschman (HHI) fornecem o mesmo resultado em termos da medida de concentração.

Uma empresa monopolista, maximizadora de lucro, cria uma distorção em termos de eficiência econômica, pois produz uma quantidade

  • A.

    na qual o custo médio não é mínimo.

  • B.

    na qual o custo marginal é menor que o preço.

  • C.

    que maximiza a receita total.

  • D.

    que é excessiva para a demanda existente.

  • E. que gera excessos de demanda e de oferta.

A análise microeconômica examina as escolhas dos agentes econômicos na presença de restrições de preferência, tecnológicas e orçamentárias. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

As desvantagens da concorrência perfeita incluem o fato de que esse ambiente de mercado não incentiva as firmas a investirem em pesquisa e desenvolvimento e a diferenciarem seus produtos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A análise microeconômica examina as escolhas dos agentes econômicos na presença de restrições de preferência, tecnológicas e orçamentárias. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.

A diferenciação de produto, que caracteriza os mercados organizados sob forma de concorrência monopolística, faz que a curva de demanda, para as firmas que atuam nessa estrutura de mercado, seja inelástica em relação ao preço.

  • C. Certo
  • E. Errado

A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens de 68 a 72.

As frequentes guerras de preço entre companhias aéreas se devem não somente ao fato de que grande parte dos passageiros faz suas escolhas com base em preços e horários, mas também à utilização de complexos sistemas de discriminação de preços que dificultam a colusão tácita entre empresas e, ainda, ao fato de que as barreiras à entrada no setor não são muito elevadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

É correto afirmar que a concorrência

  • A.

    de marca ocorre quando uma empresa vê seus concorrentes como outras empresas que oferecem produtos e serviços similares aos consumidores de diversos segmentos econômicos, com preços bem inferiores.

  • B.

    industrial ocorre quando uma empresa vê como seus concorrentes todas as empresas, tanto as que fabricam o mesmo produto quanto as classificadas em outro segmento de mercado.

  • C.

    absoluta ocorre quando a empresa vê como seus concorrentes todas as empresas que fabricam o mesmo segmento de produto explorado por ela. Assim, um produtor de aeronaves só concorre com outro produtor de aeronaves.

  • D.

    genérica ocorre quando uma empresa vê como seus concorrentes todas as empresas que fabricam o mesmo produto ou classe de produtos similares.

  • E.

    de forma ocorre quando uma empresa vê seus concorrentes como todas as empresas que fabricam produtos que prestam o mesmo serviço, mesmo que algumas características dos produtos sejam heterogêneas.

Em relação à divisão das estruturas básicas de mercado, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Concorrência perfeita e monopólio.

II. Concorrência monopolista e oligopólio.

III. Monopsônio e monopólio bilateral.

IV. Modelo de Cournot, de Sweezy e de liderançapreço, além de cartel perfeito.

  • A. Apenas I, II e III.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. Apenas I e IV.
  • D. Apenas II e III.
  • E. Apenas III e IV.

Considere o texto a seguir: “Uma estrutura de mercado que prevalece no mundo ocidental, inclusive no Brasil, _________, atua fortemente em atividades como, por exemplo, a indústria do transporte aéreo e rodoviário, a indústria química e siderúrgica e de certos tipos de serviços. Esta estrutura de mercado caracteriza-se pela existência de um reduzido número de produtores e vendedores, produzindo produtos que são substitutos próximos entre si. Em outras palavras, estes produtos têm alta elasticidade cruzada. Segundo a substitutibilidade perfeita ou imperfeita dos produtos, essa estrutura pode ser perfeita ou diferenciada.” Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto apresentado.

  • A. Monopsônio
  • B. Oligopólio
  • C. Monopólio Bilateral
  • D. Concorrência Monopolista
  • E. Concorrência Perfeita

A estrutura de mercado caracterizada por concorrência perfeita é uma concepção ideal, porque os mercados altamente concorrenciais existentes, na realidade, são apenas aproximações desse modelo, posto que, em condições normais, sempre parece existir algum grau de imperfeição que distorce o seu funcionamento. O seu conhecimento é importante não só como estrutura ideal, que é empregada em muitos estudos que procuram descrever o funcionamento econômico de uma realidade complexa, como, também, pelas inúmeras conseqüências derivadas de suas hipóteses que condicionam o comportamento dos agentes econômicos em diferentes mercados. No longo prazo, todos os fatores de produção utilizados pela firma são variáveis. Nessas condições, ela pode efetuar os ajustamentos que desejar na sua planta de produção, objetivando alterar o nível de produção para maximizar o lucro. Em relação às características básicas do equilíbrio de longo prazo, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A hipótese de liberdade de entrada e saída de firmas do setor em função da existência de possibilidade de lucro puro, ou prejuízo puro.

II. Os produtos são homogêneos, isto é, são substitutos perfeitos entre si. Dessa forma, não pode haver preços diferentes no mercado.

III. A completa transparência.

IV. Existe completa informação e conhecimento sobre o preço do produto. Esta hipótese também é conhecida como transparência do mercado.

  • A. Apenas I e III.
  • B. Apenas IV.
  • C. Apenas II e III.
  • D. I, II, III e IV.
  • E. Apenas I, II e IV.
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