Questões de Economia do ano 2011

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Dentre os agregados macroeconômicos, o valor total dos bens e serviços finais que foram produzidos por uma sociedade, num determinado intervalo de tempo, é denominado:

  • A.

    renda dos fatores;

  • B.

    produto;

  • C.

    somatório dos preços dos fatores;

  • D.

    despesa agregada;

  • E.

    oferta das famílias.

Em termos macroeconômicos, a diferença entre o estoque de capital no fim do período e o estoque de capital no início do período é denominada:

  • A.

    poupança líquida;

  • B.

    depreciação acumulada;

  • C.

    investimento líquido;

  • D.

    poupança bruta;

  • E.

    investimento bruto.

O regime de câmbio que tem como característica o fato de que alterações na taxa de câmbio não influenciam o saldo das reservas internacionais (e sim provocam impactos em outras variáveis macroeconômicas) é denominado:

  • A.

    de flutuação suja;

  • B.

    curreny board;

  • C.

    de banda diagonal endógena;

  • D.

    fixo;

  • E.

    flutuante.

Os indicadores econômicos, ou indicações quantitativas de variáveis econômicas, são usualmente expressos através de:

  • A.

    Índices comportamentais, medidas de tendência central, quocientes, coeficientes e valores absolutos.

  • B.

    Estimativas, medidas de tendência central, quocientes, coeficientes e valores absolutos.

  • C.

    Índices contábeis, medidas relativas, quocientes, coeficientes e valores absolutos.

  • D.

    Índices contábeis, medidas de dispersão, quocientes, coeficientes e valores absolutos.

  • E.

    Número-índices, medidas de tendência central, quocientes, coeficientes e valores absolutos.

Em uma economia são conhecidos os valores, para determinado ano, dos agregados macroeconômicos abaixo listados:

 Consumo do Setor Privado : 200 bilhões

 Investimento do Setor Privado : 100 bilhões

 Poupança do Setor Privado: 100 bilhões

 Gasto total do setor público: 50 bilhões

 Exportações de bens e serviços não fatores: 300 bilhões

 Importações de Bens e Serviços não fatores: 250 bilhões

 Renda Líquida enviada ao exterior: 50 bilhões

O Produto Interno Bruto dessa economia a preços de mercado no ano em questão é dado pela soma algébrica:

  • A.

    500 bilhões

  • B.

    450 bilhões

  • C.

    400 bilhões

  • D.

    850 bilhões

  • E.

    600 bilhões

Alterações da política fiscal que estimulam a demanda agregada quando a economia entra em recessão sem que os formuladores de políticas econômicas tenham que tomar qualquer ação deliberada são chamados:

  • A.

    Estabilizadores de oferta.

  • B.

    Estabilizadores automáticos.

  • C.

    Estabilizadores de demanda.

  • D.

    Estabilizadores de crédito.

  • E.

    Nenhuma das alternativas citadas acima está correta.

As políticas industriais costumam ser classificadas em duas grandes categorias: as horizontais e as verticais (também chamadas seletivas). A política industrial horizontal visa a

  • A.

    privilegiar as indústrias com grande poder de encadeamento, como a automobilística.

  • B.

    estimular os setores com grande valor agregado, resultando em aumento substancial da renda per capita.

  • C.

    melhorar o desempenho da economia como um todo, sem privilegiar nenhuma indústria específica.

  • D.

    desenvolver os setores cujos produtos tenham uma demanda com alta elasticidade de renda.

  • E.

    proteger as indústrias nascentes que, em seu início, apresentem custos elevados de produção.

A modelagem das expectativas nos modelos econômicos pode seguir o processo denominado de expectativas racionais, o qual tem várias características. Nessa perspectiva, analise as características a seguir.

I - As expectativas se formam usando todas as informações disponíveis.

II - As expectativas são essencialmente iguais às previsões da teoria econômica relevante.

III - As expectativas se formam considerando o comportamento futuro, prospectivo, da variável a ser prevista.

IV - Os agentes econômicos racionais escolhem as expectativas mais convenientes para seu bem-estar.

No caso de expectativas racionais, são corretas APENAS a(s) característica(s)

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II, III e IV.

Um exemplo de bem ou serviço não rival é a

  • A.

    comida em um restaurante público subsidiado

  • B.

    vaga de estacionamento na rua

  • C.

    sinalização de tráfego ao longo de uma rodovia

  • D.

    fralda para criança doada a um orfanato

  • E.

    aspirina distribuída gratuitamente às pessoas pobres

Tanto a Lei de Say quanto o Princípio da Demanda Efetiva conectam elementos microeconômicos de decisão aos resultados macroeconômicos ou agregados. A diferença de base entre as duas ideias é que:

  • A.

    as decisões dos agentes ofertantes garantirão o pleno emprego dos fatores desejosos em participar da vida econômica no primeiro caso; e no segundo caso, que as decisões sobre o nível de produção determinarão se a demanda por trabalho será de pleno emprego ou não e, por conseguinte, se os níveis de demanda agregada serão ou não de pleno emprego.

  • B.

    toda emissão de moeda levará a um aumento dos preços no primeiro caso; e no segundo caso, que os níveis de demanda efetivados pelo consumo é que determinarão os níveis de preço.

  • C.

    a redução dos déficits públicos permite o aumento da poupança e do investimento no primeiro caso; e no segundo caso, que o aumento dos déficits públicos leva à redução da poupança e do investimento.

  • D.

    qualquer elevação do déficit público no presente resultará, necessariamente, em aumento de impostos no futuro, neutralizando o efeito de políticas fiscais expansionistas, no primeiro caso; e no segundo caso, que qualquer elevação do déficit público no presente resultará no crescimento econômico corrente via demanda agregada, permitindo assim a elevação da arrecadação efetiva de impostos no futuro, neutralizando os efeitos do déficit inicial sobre a dívida do governo.

  • E.

    qualquer elevação do déficit público no presente resultará, necessariamente, em aumento de impostos no futuro, neutralizando o efeito de políticas fiscais expansionistas, no primeiro caso; e no segundo caso, que qualquer elevação do déficit público no presente resultará no crescimento econômico corrente via demanda agregada, permitindo assim a elevação da arrecadação efetiva de impostos no futuro, neutralizando os efeitos do déficit inicial sobre a dívida do governo.

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