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Economia - MACROECONOMIA - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Dentre os agregados macroeconômicos, o valor total dos bens e serviços finais que foram produzidos por uma sociedade, num determinado intervalo de tempo, é denominado:
renda dos fatores;
produto;
somatório dos preços dos fatores;
despesa agregada;
oferta das famílias.
Economia - MACROECONOMIA - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
Em termos macroeconômicos, a diferença entre o estoque de capital no fim do período e o estoque de capital no início do período é denominada:
poupança líquida;
depreciação acumulada;
investimento líquido;
poupança bruta;
investimento bruto.
Economia - MACROECONOMIA - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2011
O regime de câmbio que tem como característica o fato de que alterações na taxa de câmbio não influenciam o saldo das reservas internacionais (e sim provocam impactos em outras variáveis macroeconômicas) é denominado:
de flutuação suja;
curreny board;
de banda diagonal endógena;
fixo;
flutuante.
Os indicadores econômicos, ou indicações quantitativas de variáveis econômicas, são usualmente expressos através de:
Índices comportamentais, medidas de tendência central, quocientes, coeficientes e valores absolutos.
Estimativas, medidas de tendência central, quocientes, coeficientes e valores absolutos.
Índices contábeis, medidas relativas, quocientes, coeficientes e valores absolutos.
Índices contábeis, medidas de dispersão, quocientes, coeficientes e valores absolutos.
Número-índices, medidas de tendência central, quocientes, coeficientes e valores absolutos.
Em uma economia são conhecidos os valores, para determinado ano, dos agregados macroeconômicos abaixo listados:
Consumo do Setor Privado : 200 bilhões
Investimento do Setor Privado : 100 bilhões
Poupança do Setor Privado: 100 bilhões
Gasto total do setor público: 50 bilhões
Exportações de bens e serviços não fatores: 300 bilhões
Importações de Bens e Serviços não fatores: 250 bilhões
Renda Líquida enviada ao exterior: 50 bilhões
O Produto Interno Bruto dessa economia a preços de mercado no ano em questão é dado pela soma algébrica:
500 bilhões
450 bilhões
400 bilhões
850 bilhões
600 bilhões
Alterações da política fiscal que estimulam a demanda agregada quando a economia entra em recessão sem que os formuladores de políticas econômicas tenham que tomar qualquer ação deliberada são chamados:
Estabilizadores de oferta.
Estabilizadores automáticos.
Estabilizadores de demanda.
Estabilizadores de crédito.
Nenhuma das alternativas citadas acima está correta.
As políticas industriais costumam ser classificadas em duas grandes categorias: as horizontais e as verticais (também chamadas seletivas). A política industrial horizontal visa a
privilegiar as indústrias com grande poder de encadeamento, como a automobilística.
estimular os setores com grande valor agregado, resultando em aumento substancial da renda per capita.
melhorar o desempenho da economia como um todo, sem privilegiar nenhuma indústria específica.
desenvolver os setores cujos produtos tenham uma demanda com alta elasticidade de renda.
proteger as indústrias nascentes que, em seu início, apresentem custos elevados de produção.
A modelagem das expectativas nos modelos econômicos pode seguir o processo denominado de expectativas racionais, o qual tem várias características. Nessa perspectiva, analise as características a seguir.
I - As expectativas se formam usando todas as informações disponíveis.
II - As expectativas são essencialmente iguais às previsões da teoria econômica relevante.
III - As expectativas se formam considerando o comportamento futuro, prospectivo, da variável a ser prevista.
IV - Os agentes econômicos racionais escolhem as expectativas mais convenientes para seu bem-estar.
No caso de expectativas racionais, são corretas APENAS a(s) característica(s)
I e II.
II e IV.
III e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
Um exemplo de bem ou serviço não rival é a
comida em um restaurante público subsidiado
vaga de estacionamento na rua
sinalização de tráfego ao longo de uma rodovia
fralda para criança doada a um orfanato
aspirina distribuída gratuitamente às pessoas pobres
Tanto a Lei de Say quanto o Princípio da Demanda Efetiva conectam elementos microeconômicos de decisão aos resultados macroeconômicos ou agregados. A diferença de base entre as duas ideias é que:
as decisões dos agentes ofertantes garantirão o pleno emprego dos fatores desejosos em participar da vida econômica no primeiro caso; e no segundo caso, que as decisões sobre o nível de produção determinarão se a demanda por trabalho será de pleno emprego ou não e, por conseguinte, se os níveis de demanda agregada serão ou não de pleno emprego.
toda emissão de moeda levará a um aumento dos preços no primeiro caso; e no segundo caso, que os níveis de demanda efetivados pelo consumo é que determinarão os níveis de preço.
a redução dos déficits públicos permite o aumento da poupança e do investimento no primeiro caso; e no segundo caso, que o aumento dos déficits públicos leva à redução da poupança e do investimento.
qualquer elevação do déficit público no presente resultará, necessariamente, em aumento de impostos no futuro, neutralizando o efeito de políticas fiscais expansionistas, no primeiro caso; e no segundo caso, que qualquer elevação do déficit público no presente resultará no crescimento econômico corrente via demanda agregada, permitindo assim a elevação da arrecadação efetiva de impostos no futuro, neutralizando os efeitos do déficit inicial sobre a dívida do governo.
qualquer elevação do déficit público no presente resultará, necessariamente, em aumento de impostos no futuro, neutralizando o efeito de políticas fiscais expansionistas, no primeiro caso; e no segundo caso, que qualquer elevação do déficit público no presente resultará no crescimento econômico corrente via demanda agregada, permitindo assim a elevação da arrecadação efetiva de impostos no futuro, neutralizando os efeitos do déficit inicial sobre a dívida do governo.
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