Lista completa de Questões de Economia do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A matriz abaixo representa um jogo entre duas pessoas, A e B, e é típico do clássico dilema dos prisioneiros. Em cada célula, os retornos de A, expressos na unidade monetária, são registrados à esquerda e os de B, à direita.
Esse jogo se caracteriza por
ter dois equilíbrios de Nash em estratégias puras.
ter duas estratégias dominantes para o jogador A.
ter um equilíbrio de Nash ineficiente no sentido de Pareto.
não ter estratégia dominante para o jogador B.
ser de soma zero.
A concentração da oferta em um mercado pode ser medida de formas diferentes. A respeito de tais medidas, é correto afirmar:
O índice de Hirschman-Herfindahl tem como característica ser bastante sensível a concentrações maiores ao elevar a participação das empresas no mercado ao quadrado em seu cálculo.
Um mercado em que dez empresas participam com o mesmo market share tem um coeficiente de Gini 10 vezes maior que o de um mercado dividido em fatias iguais por 20 empresas.
Uma fusão de empresas eleva a razão de concentração do respectivo mercado na potência do número de empresas envolvidas na fusão.
Mercados igualmente concentrados podem permitir poderes de mercado diferentes, o que pode ser captado pela diferença entre as elasticidades-renda da demanda expressas no Índice de Lerner.
O índice de entropia de Theil tem a vantagem de não ser afetado pela definição do mercado relevante para a mensuração dos market shares que entram em seu cálculo.
No que se refere à teoria do consumidor, julgue os itens a seguir.
Se, para um dado consumidor, a taxa marginal de substituição entre livros e computadores fosse mais elevada do que a razão entre o preço dos livros e o preço dos computadores, então, ele deveria gastar mais com livros e menos com computadores.
Sabendo que a moeda consiste em algo aceito pela coletividade para desempenhar funções de meio de troca, unidade de conta e reserva de valor, julgue os itens que se seguem.
Considere que, em uma economia, o público mantenha 80% de seus meios de pagamento como depósitos a vista nos bancos comerciais e 20%, sob a forma de papel-moeda; e os bancos comerciais mantenham 7% dos seus depósitos sob a forma de encaixes em moeda corrente. Nessa situação, para cada unidade monetária de papel-moeda em circulação, haverá 0,256 unidade monetária de meios de pagamento.
Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos correntes em microeconomia.
A quantidade de bens destinados ao consumo e a alocação de recursos na economia tem como limitadores a tecnologia disponível e os fatores de produção, no curto prazo.
Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos correntes em microeconomia.
O efeito do avanço tecnológico sobre a curva de possibilidade de produção (CPP) implica um deslocamento da produção para cima e para a direita. Entretanto, um efeito inverso ocorreria sobre a CPP se os estoques dos fatores de produção fossem aumentados.
Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos correntes em microeconomia.
O primeiro teorema do bem-estar social indica que todo equilíbrio competitivo é um equilíbrio eficiente de Pareto. Por outro lado, o segundo teorema indica que, se todos os agentes possuem preferências côncavas, então, há sempre um conjunto de preços em que cada alocação eficiente no sentido de Pareto é um equilíbrio de mercado.
Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos correntes em microeconomia.
A economia é o estudo de como a sociedade toma suas decisões em relação aos recursos escassos, decidindo sobre a produção dos bens e a forma de distribuí-los entre o consumo presente ou futuro.
Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos correntes em microeconomia.
O conceito de escassez de recursos indica que a sociedade tem recursos que são limitados e não pode produzir todos os bens que as pessoas desejam, justificando a não utilização dos recursos do governo com eficiência.
Julgue os itens subsequentes, relativos à macroeconomia e seus agregados, ao sistema financeiro e a aspectos monetários.
A função consumo tanto mostra o consumo como função da renda disponível quanto leva ao conceito de propensão marginal a consumir, o qual é definido como a medida da variação no consumo ocasionada pelo aumento de uma unidade monetária na renda disponível.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...