Lista completa de Questões de Economia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Após diversas tentativas de combate à inflação, o governo brasileiro implantou o Plano Real, em 1994. Acerca desse programa de estabilização da economia, julgue os itens a seguir.
O sucesso do Plano Real deve-se, em parte, ao fato de, no mesmo ano de sua entrada em vigor, ter sido editada a Lei de Responsabilidade Fiscal, que definiu, entre outros aspectos, as condições globais para o endividamento público.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Após diversas tentativas de combate à inflação, o governo brasileiro implantou o Plano Real, em 1994. Acerca desse programa de estabilização da economia, julgue os itens a seguir. As medidas do Plano Real incluíam o processo de abertura comercial brasileiro, via redução de alíquotas de importação aliada à apreciação cambial.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da evolução da economia brasileira, julgue os itens que se seguem.
Duas escolas de pensamento versaram sobre o ressurgimento da inflação brasileira, ocorrida no período de 1974 a 1986. A corrente monetarista encarava o dinheiro como uma variável dependente, que cresce como resultado dos aumentos gerais de preços.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com referência às características dos planos de estabilização da economia brasileira adotados na década de 1980, julgue os próximos itens.
O ajustamento externo da economia brasileira no período de 1981 a 1984 e o plano trienal do FMI promoveram um ajuste expansionista na economia, caracterizado pela ampliação do investimento público, pela apreciação cambial e pela elevação das taxas de juros.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
No Brasil, há um conjunto de investimentos previstos em vários setores da economia, entre os quais petróleo e gás, construção civil, papel e celulose, energia etc. É possível, a partir desse conjunto de investimentos, estruturar uma estratégia de desenvolvimento regional para o país. Para tanto, é preciso:
focar novos investimentos exclusivamente nas vocações locais para melhor aproveitar suas potencialidades.
Ignorar os investimentos privados, mas focar exclusivamente nos investimentos públicos que se aplicam às questões regionais.
copiar as experiências bem-sucedidas tanto dentro quanto fora do País e reproduzi-las integralmente na região a ser desenvolvida.
buscar uma maior integração produtiva dentro da região por meio de incentivos ao adensamento das estruturas produtivas e complementações industriais.
deixar que os movimentos naturais dos agentes econômicos promovam a convergência de renda entre as regiões e estados brasileiros em pouco espaço de tempo.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A característica de NÃO rivalidade dos bens públicos diz respeito
ao custo marginal zero para a sua produção para um consumidor adicional.
à necessidade do monopólio para sua produção.
à geração de externalidades negativas para os consumidores.
ao caráter de indivisibilidade dos bens.
ao elevado tempo de maturação dos investimentos para sua produção.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Dentre as afirmativas abaixo, qual é aquela compatível com as teorias de externalidade e de bens públicos?
Para evitar o problema da piscina comum, pode-se atribuir direitos de propriedade aos usuários do recurso comum.
O Teorema de Coase afirma que, sempre que os agentes envolvidos puderem negociar a produção da externalidade, eles chegarão a uma alocação eficiente, independemente dos custos de transação.
A oferta eficiente de bens públicos pelo mercado independe da presença de free riders.
O imposto de Groves-Clarke propõe um custo para o agente que gera externalidade negativa como forma de reduzir tal produção para um nível eficiente.
Quando todos os agentes tiverem preferências com máximo único, o mecanismo de votação gerará uma provisão eficiente de bem público.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN) - 2012
Utilizando tal notícia como escopo de análise, é correto afirmar que
a produção de cana-de-açucar, considerada vilã em termos de poluição do meio ambiente, está gerando externalidades negativas no consumo.
as externalidades positivas na produção, geradas pelo cultivo de canaviais, estão se tornando cada vez mais significativas.
a produção canavieira está gerando externalidades negativas na produção.
na verdade, a produção de cana-de-açucar não gera nenhum tipo de externalidade.
N.R.A.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) - 2012
A criação de um novo imposto sobre a produção, atingindo todas as empresas de um setor industrial em um mercado competitivo, ocasiona alguns efeitos sobre custos e equilíbrio, segundo a teoria econômica. Assim sendo, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmações seguintes, relacionadas à imposição de um imposto sobre vendas.
( ) O imposto sobre a produção eleva o custo marginal de uma empresa particular na proporção do novo imposto.
( ) Embora o novo imposto incida sobre a produção, as empresas não precisarão reduzir seus níveis de produção se o preço se mantiver o mesmo.
( ) O equilíbrio de longo prazo, em razão de novo imposto sobre a produção, apresentará um menor número de empresas e uma menor produção.
( ) Se o novo imposto sobre a produção for superior à margem do lucro da empresa, esta pode optar por não mais produzir.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V V V V.
V F V V.
V V F F.
F V F V.
F F V F.
A respeito das proposições do Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG), elaborado e executado no governo de Castelo Branco, julgue os itens subsequentes.
O déficit do governo deveria ser reduzido mediante o corte dos gastos não prioritários e a reorganização do sistema tributário.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...