Lista completa de Questões de Economia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O saldo da conta-corrente do balanço de pagamentos foi positivo em um determinado ano. Pode-se afirmar, com absoluta certeza, que, nesse mesmo ano
as importações de bens e serviços foram superiores às exportações.
houve entrada líquida de capitais externos do país.
as reservas internacionais do país aumentaram nesse período.
a poupança bruta interna do país foi superior à formação bruta de capital do país.
o saldo da conta de capitais também foi positivo.
A transação classificada na conta financeira do balanço de pagamentos é:
lucros remetidos para o exterior.
fretes pagos ao exterior.
investimentos diretos recebidos.
pagamentos de seguros sobre exportações.
donativos recebidos do exterior.
4,0.
3,0.
5,0.
2,5.
25,0.
Analisando as Políticas Econômicas e o Produto Interno Bruto pode-se dizer que:
I. A curto prazo, a política fiscal pode afetar positivamente a evolução do PIB, por meio da expansão dos gastos públicos ou por meio da redução dos impostos, fatores que levam a um aumento da renda disponível e estimulam os investimentos privados.
II. A desvalorização cambial, isoladamente, diminui ou tende a gerar impactos negativos sobre o PIB, não somente porque diminui as exportações, como também estimula a substituição da importação por produtos nacionais.
III. As condições mais favoráveis de crédito impactam o nível de demanda, por meio do aumento do consumo, da mesma forma, contribuem para estimular os investimentos, porque aumenta o número de projetos rentáveis com a redução do custo financeiro.
IV. Nos períodos anteriores da história recente do Brasil verificaram-se políticas de rendas que procuraram aumentar o salário real e, com isso, estimular o crescimento do PIB.
Somente I e III estão incorretas;
Somente I, II e IV estão corretas;
Somente II e IV estão incorretas;
Somente I, III e IV estão corretas;
Todas as alternativas estão corretas.
Com relação ao Produto Interno Bruto, pode-se dizer que:
I. O PIB é a produção interna do país, enquanto o PNB refere-se à produção realizada por nacionais, a diferença entre os dois é a renda líquida enviada ao exterior, a qual refere-se à remuneração de fatores externos ao país.
II. II Produto Interno Líquido (PIL) é o PIB deduzido da depreciação, isto é subtrai-se o que está sendo perdido para produzir o PIB.
III. Quando se está falando em crescimento do PIB, está-se tratando do PIB em dólares, isto é, já retirado o efeito da inflação.
IV. PIB a preço de mercado é medido pelos preços que os bens e serviços são transacionados no mercado. Já o PIB a custo de fatores exclui os impostos indiretos e acrescenta os subsídios.
Somente I e III estão incorretas;
Somente I, II e IV estão corretas;
Somente II e IV estão incorretas;
Somente I, III e IV estão corretas;
Todas as alternativas estão corretas.
Em relação às contas nacionais, assinale a alternativa correta.
Há desigualdade na soma total das compras ocorridas numa economia, num dado período, em relação ao valor monetário de todos os bens produzidos e serviços prestados na economia durante esse período.
Gastos de Consumo compreendem os dispêndios feitos pelas famílias, instituições não-lucrativas e empresas privadas, no que tange a aquisições de bens de capital, tais como instalações, equipamento durável de produção e variação de estoques dos almoxarifados.
Gastos de Investimento compreendem os dispêndios feitos pelas famílias, instituições não-lucrativas, e empresas privadas no que tange aos principais bens e serviços tais como bens duráveis, não duráveis e serviços.
Nos Gastos do Governo, estão incluídos todos os dispêndios feitos pelos Governos nos níveis Federal, Estadual e Municipal, no tange à obtenção de bens e serviços produzidos pelos funcionários, todas as compras governamentais de bens e serviços e os Gastos de Investimentos Brutos das empresas governamentais.
No que se refere aos agregados macroeconômicos e identidades contábeis, pode-se afirmar, exceto que:
A identidade macroeconômica fundamental determina que o Produto = Renda = Despesa.
O Produto Interno Bruto (PIB) reflete toda a produção de riquezas (bens e serviços finais) de um determinado país em certo período de tempo.
O Produto Interno Bruto (PIB) é o único e um bom indicador de bem-estar da população residente de um país, em determinado período de tempo.
O Produto Interno Bruto (PIB) avaliado pela ótica do produto, mede o total do valor adicionado produzido por firmas operando no país, independentemente da origem do seu capital.
Supondo que um país realize as seguintes operações (em dólares): exportações no valor de $110 milhões; importações de $ 90 milhões; recebe empréstimos externos da ordem de $20 milhões; recebe donativos do exterior de $5; paga fretes no valor de $20 e amortizações no valor de $10:
O saldo da balança comercial será de $22 milhões de dólares.
O saldo da balança de transações correntes será de $ 6 milhões de dólares.
O saldo do Balanço de Pagamentos será de $15 milhões de dólares.
Nenhuma das alternativas anteriores.
Economia - Contabilidade Social - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
A - II; B - IV; C - I; D - III;
A - I; B - IV; C - II; D - III;
A - II; B - I; C - IV; D - III;
A - II; B - IV; C - III; D - I;
A - IV; B - II; C - I; D - III.
Economia - Contabilidade Social - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
29714
59521
57941
31466
56937
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...