Lista completa de Questões de Economia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a qualidade de vida da população de um país, compõem-se, ente outros, de indicadores econômicos. Com relação ao IDH, julgue os itens subsequentes.
Os críticos do IDH consideram inadequado atribuir pesos iguais às três dimensões utilizadas no cálculo do indicador.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que mede a qualidade de vida da população de um país, compõem-se, ente outros, de indicadores econômicos. Com relação ao IDH, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se que o Brasil apresenta IDH igual a 0,718, é correto afirmar que aproximadamente 72% da população brasileira não tem acesso a saúde e educação adequadas e a renda mínima necessária a uma vida digna.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Os indicadores são medidas estatísticas que objetivam sintetizar diversos aspectos. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.
O índice de Gini, que serve para medir o grau de concentração de renda, varia de 0 a 1 (ou de 0 a 100, se multiplicado por 100), sendo valores próximos de 0 representativos de situação de igualdade.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca dos indicadores do desenvolvimento econômico e social brasileiro, assinale a opção correta.
O índice de Gini, a taxa de desocupação, o rendimento domiciliar per capita e o consumo de energia per capita possibilitam acompanhar a dimensão social do Brasil, em particular os aspectos de trabalho e rendimento.
O índice de Gini varia de 0 a 1, sendo que o nível nulo representa a situação de desigualdade máxima.
Na dimensão social, o indicador que mostra a evolução das mulheres em trabalhos formais apresenta expressivo crescimento, saindo de 40% em 1992 para 80% em 2009.
A taxa média geométrica de crescimento anual da população brasileira observada, indica que essa taxa vem decrescendo desde 1950.
Entre os indicadores que acompanham a dimensão social brasileira pode-se citar a taxa de crescimento da população, a taxa de fecundidade e a taxa de investimento.
Economia - O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O papel do Estado na economia é assunto controvertido. Considerando a sua relação com o mercado, há aqueles que defendem um Estado minimalista, enquanto outros postulam uma maior intervenção estatal. É correto afirmar que:
no Brasil, os aspectos federativos, com três esferas de governo, fazem com que haja predominância de uma estrutura produtiva estatal.
a consolidação da democracia no Brasil aumentou a pressão social sobre o setor público, ampliando e melhorando a qualidade dos serviços públicos essenciais.
segundo a visão minimalista, o papel do estado deve ser limitado a algumas ações essenciais como a manutenção da lei, da ordem e a propriedade privada, além de produzir bens de consumo essenciais ao ser humano.
de acordo com a visão de Milton Friedman, quanto maior a regulamentação do governo, melhor será o ambiente econômico.
a corrente que defende uma maior intervenção do Estado considera que este não pode suprir as falhas de mercado, mas pode atuar diretamente na oferta de saúde, segurança e educação.
Economia - O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
A crise de 2008, que teve início no mercado imobiliário dos Estados Unidos, ganhou contorno de crise sistêmica porque:
é a característica da economia norte-americana em virtude do tamanho do seu mercado.
contagiou somente as economias desenvolvidas.
não teve qualquer reflexo sobre o mercado de bens, mas somente sobre o sistema financeiro mundial.
contagiou somente as economias em fase de desenvolvimento, entre as quais está a economia brasileira.
contagiou outros mercados, com refl exos sobre a economia de alguns países, entre os quais o Brasil.
Economia - O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta, a respeito das relações comerciais e financeiras do Brasil com outros países.
Apesar da importância da China no comércio internacional, o Brasil ainda não conseguiu ter aquele país como um importante destino de suas exportações.
A Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) tem o objetivo de estabelecer o livre comércio entre os países da América Latina, por intermédio de um acordo de eliminação de barreiras comerciais firmado em 1988.
A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) foi um acordo firmado em 1960, mas sofreu os obstáculos do desenvolvimento da maior parte dos países latino americanos.
Sob a ALADI, firmou-se um acordo de eliminação de barreiras comerciais e de criação de uma tarifa externa comum entre o Brasil e a Argentina.
Uma mudança importante nas relações comerciais brasileiras com outros países foi a criação do MERCOSUL. Entretanto, esse acordo não dinamizou as relações comerciais entre Brasil e Argentina.
Com relação ao Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), analise.
I. Aumentou o investimento em bens de capital e de produtos industriais básicos como o aço, fertilizantes e produtos petroquímicos.
II. Aumentou a autossuficiência em setores como o de energia, assim como elevou as vantagens comparativas do país.
III. Ampliou rapidamente a infraestrutura de base como, por exemplo, hidrelétricas, energia nuclear e produção de álcool.
IV. Impulsionou a construção da nova capital federal, Brasília, o que provocou grandes críticas, uma vez que não gerou de imediato o aumento da capacidade produtiva.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, III
III, IV
II, IV
I, II, IV
I, II, III
Economia - O II PND e os Choques Externos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No que se refere ao desempenho econômico do Brasil de 1967 a 1979, leia atentamente as alternativas abaixo e assinale a opção correta.
O Plano de Ação Econômica do Governo Castelo Branco, o PAEG, adotou uma política salarial que assegurava, aos t rabalhadores, maior participação na renda nacional da economia brasileira.
O Plano de Ação Econômica do Governo Castelo Branco, o PAEG, implantou políticas fiscal e monetária expansivas, com o objetivo de elevar a atividade econômica em virtude da restrição da oferta agregada.
A equipe econômica comandada por Antonio Delfim Netto manteve uma severa política de combate à inflação, via redução da demanda, no período de 1968 a 1973 através de políticas fiscal e monetária restritivas.
O II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), empreendido pelo Governo Geisel, visava à reestruturação industrial como forma de superar os estrangulamentos de cadeias produtivas e a redução da dependência externa da economia brasileira.
O II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), empreendido pelo Governo Geisel, foi o responsável pela redução do endividamento externo no período que se seguiu ao aumento brusco do preço do petróleo.
Economia - O II PND e os Choques Externos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere a Estado e bem-estar social, julgue os próximos itens.
O 2.º Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), de 1974, representou o auge das privatizações, no Brasil, e foi iniciado devido à crise no setor produtivo estatal brasileiro.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...