Lista completa de Questões de Economia do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - O Lado Monetário da Economia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Desde março deste ano, registra-se redução do valor externo da moeda brasileira. Os fatores que contribuem para essa desvalorização do real incluem
a fuga de capitais estrangeiros investidos no Brasil para seus países de origem.
Economia - O Lado Monetário da Economia - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No que diz respeito ao lado monetário da economia, leia as opções abaixo e marque a que NÃO corresponde às peculiaridades correspondentes a esse assunto.
As contas que compõem o balanço do Banco Central podem ser reduzidas com base nas funções que este banco desempenha, isto é, tais funções correspondem a ser banco dos bancos, banqueiro do governo, emissor de papel-moeda e, incluindo nesse contexto, depositário das reservas internacionais do país.
O agregado monetário básico, do qual decorrem os demais agregados monetários, é chamado de base monetária. Este inclui o papel-moeda emitido pelo governo em poder do público e o volume de reservas mantidos pelos bancos comerciais.
A quantidade de moeda (ou meios de pagamento) constitui-se tanto do papel-moeda emitido pelo governo e carregado pelos indivíduos (moeda manual), como dos depósitos à vista (moeda escritural) no sistema bancário, bem como da moeda que está nas reservas do Banco Central.
Destacam-se, fundamentalmente, como funções da moeda em um sistema econômico, a moeda ser instrumento ou meio de trocas, denominador comum monetário e reserva de valor em uma dada economia.
Basicamente, a demanda de moeda para a realização de transações, a demanda de moeda por precaução e a demanda de moeda por especulação são as razões pelas quais o público retém moedaemuma economia.
Em uma economia fechada, que apresente desemprego de mão de obra no curto prazo e onde os preços podem ser considerados rígidos, o efeito mais provável de uma política monetária que estimule o aumento dos meios de pagamento e a expansão do crédito é o
crescimento simultâneo do produto e da taxa de juros.
aumento da taxa de juros e decréscimo do produto.
decréscimo do produto e da taxa de juros.
crescimento do produto e redução da taxa de juros.
aumento da taxa de inflação.
É uma transação que aumenta os meios de pagamento no seu conceito convencional (M1):
Um banco comercial faz uma operação de redesconto no Banco Central.
Uma empresa paga o empréstimo que lhe foi concedido por uma instituição financeira com recursos de sua conta corrente.
Um banco comercial vende imóvel de sua propriedade a uma pessoa jurídica, recebendo produto da venda em moeda nacional.
O Banco Central intervém no mercado de câmbio comprando dólares, com o objetivo de aumentar sua cotação no mercado.
A União vende títulos públicos no Tesouro Direto.
Em uma economia, em 31-12-20X0, o volume de meios de pagamento no conceito convencional M1 correspondeu a 2.000.000 de unidades monetárias. Nesse mesmo dia, moeda manual em poder do público representava 20% dos meios de pagamento e os encaixes dos bancos comerciais 25% do volume de seus depósitos à vista. A base monetária, naquele dia, foi igual, em unidades monetárias, a
800.000.
600.000.
900.000.
1.000.000.
1.200.000.
Segundo a teoria quantitativa da moeda,
a velocidade-renda da moeda é extremamente instável.
variações na quantidade de moeda em circulação não influenciam o nível geral de preços da economia.
em sua versão clássica, um aumento na quantidade de moeda em circulação em determinado percentual provocará a elevação do nível geral de preços na mesma porcentagem.
em sua versão clássica, reduções na quantidade da moeda em circulação ajudam a diminuir o desemprego involuntário na economia.
a frequência do período de pagamento de salários, seja mensal ou quinzenal, não tem qualquer influência no valor da velocidade-renda da moeda.
Em relação à eficiência das políticas monetária e fiscal expansivas para reduzir a taxa de desemprego involuntário em uma economia aberta, com livre movimentação de capitais e oferta agregada infinitamente elástica em relação ao nível geral de preços, é correto afirmar que
a política monetária é eficiente se a demanda de moeda for infinitamente elástica em relação à taxa de juros.
a política monetária não é eficiente em uma economia com taxas de câmbio fixas.
a política fiscal expansiva é eficiente caso a economia adote o regime de taxas de câmbio flexíveis.
tanto a política fiscal quanto a monetária são ineficientes no regime de taxas de câmbio fixas.
a política fiscal expansiva é eficiente se a demanda de moeda for totalmente inelástica em relação à taxa de juros.
Economia - O Lado Monetário da Economia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da macroeconomia, julgue os itens subsequentes.
Uma política monetária expansionista associada a uma política fiscal retracionista provoca queda no nível de atividade de uma economia.
Economia - O Lado Monetário da Economia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Assinale a opção correta, no que se refere à economia monetária.
Quando maior for a velocidade de circulação da moeda, maior será o multiplicador monetário.
Os meios de pagamentos são, por definição, iguais à soma do papel moeda em poder do público mais a reserva bancária.
Se, em uma economia, as reservas bancárias forem iguais aos depósitos à vista, então o multiplicador monetário será igual a 1.
No Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por ser um banco, é capaz de criar moeda. Para tanto, basta que a instituição realize uma operação de empréstimo.
Se o banco central local reduzir o compulsório sobre depósitos à vista dos bancos comerciais, então haverá elevação dos meios de pagamentos da economia.
Economia - O Lado Monetário da Economia - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
A respeito das transações normais efetuadas em uma economia e da economia monetária, assinale a opção correta.
Se um agente econômico transfere recursos de sua conta corrente para a sua poupança, haverá, nesse caso, destruição de meios de pagamento.
Déficits do Tesouro Nacional financiados por empréstimos do Banco Central geram, como consequência, contração da base monetária.
Elevação da taxa de juros gera, como consequência, aumento da demanda por moeda, pois os agentes, ceteris paribus, irão aumentar o volume de investimentos efetuados nos bancos.
Se um banco comercial adquire de outro banco comercial títulos da dívida pública emitidos pelo Tesouro Nacional, haverá, nesse caso, variação dos meios de pagamento.
Se um banco comercial adquire imóvel de uma construtora para constituição de agência bancária, haverá, nesse caso, destruição de meios de pagamento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...