Lista completa de Questões de Economia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao II Plano Nacional de Desenvolvimento, julgue o próximo item.
Elaborado no governo Geisel, o referido plano visava à substituição de importações com ênfase na indústria de base e de insumos básicos, visto que essa medida contribuiria para superar as dificuldades do balanço de pagamento do país, em virtude de uma conjuntura internacional recessiva.
A década de 80 do século XX foi marcada por diversos planos de estabilização ante um processo inflacionário progressivo. A esse respeito, julgue o item a seguir.
O Plano Cruzado, implementado durante o governo Sarney, foi criado com o objetivo de combater a inflação, admitida como predominantemente inercial. Com o congelamento de preços e salários, o plano obteve sucesso imediato, contudo, posteriormente, ocorreram problemas como desabastecimento, cobranças de ágio e maquiagem de produtos.
Acerca dos principais indicadores econômicos e sociais do país, julgue o item seguinte.
O arrocho salarial, acompanhado do desmantelamento dos sindicatos e o aumento da demanda por mão de obra qualificada contribuíram para o aumento da concentração de renda nos anos 70 do século passado. Nos anos 90 desse mesmo século, a concentração de renda derivou do processo inflacionário vivido no país, embora, após o Plano Real, tenha havido redução da concentração proveniente dos mecanismos de proteção dos salários mais baixos.
A Constituição Federal de 1988 contribuiu para o desequilíbrio da previdência ao aumentar gastos sem receitas correspondentes. Nesse cenário, destacam-se a equiparação do menor benefício rural (meio salário mínimo) ao menor benefício urbano (um salário mínimo), o que aumentou em 100% o valor do piso rural, e a redução do tempo de aposentadoria do trabalhador rural em cinco anos, em relação ao trabalhador urbano.
O período compreendido entre 1974 e 1984 marcou o apogeu e o esgotamento do modelo de crescimento vigente desde os anos 50 do mesmo século, modelo esse que foi extinto pelo Estado com base principalmente no endividamento externo.
A quebra do banco de investimentos Lehman Brothers significou um agravamento na crise financeira internacional e mudou drasticamente o cenário da economia brasileira no último trimestre de 2008. Uma das consequências da piora das condições da crise internacional foi a redução da oferta de dólares para empresas e instituições financeiras brasileiras. O Banco Central do Brasil (BCB) tomou, ainda em 2008 e nos primeiros meses de 2009, uma série de medidas, entre as quais estava(m)
I. a oferta de swap cambial para instituições financeiras.
II. os empréstimos em moeda estrangeira concedidos pelo BCB, com utilização das reservas internacionais através de leilões para as instituições financeiras.
III. a redução do prazo para que as instituições financeiras vendessem seus ativos em dólares e internalizassem os recursos no Brasil.
É correto o que está contido em
Sobre a transição da política econômica entre o primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso (19951998) e o segundo mandato (19992002), analise as assertivas abaixo.
I. Houve descontinuidade no programa de privatização.
II. O regime cambial transitou de um regime de flutuação em bandas prefixadas para um regime de flutuação suja.
III. Estabeleceu metas fiscais em acordo com o FMI que resultaram num empréstimo da instituição o qual foi fundamental para estabilizar o câmbio e promover a transição de regime.
É correto o que se afirma em
Com relação à política econômica dos dois primeiros anos do Governo Lula (20032004), analise as assertivas abaixo.
I. A taxa de juros foi reduzida.
II. O superávit fiscal primário foi reduzido.
III. Foram mantidos os compromissos firmados no acordo estabelecido com o FMI pelo Governo anterior.
É correto o que se afirma em
No que se refere aos principais planos de desenvolvimento vigentes na segunda metade do século XX, julgue os itens a seguir. Em decorrência do relativo fracasso do governo Café Filho em renegociar o crédito externo, dado, principalmente, pela orientação da política norte-americana, a Superintendência da Moeda e Crédito (SUMOC) editou a Instrução n.º 113, que permite a importação de bens de capital sem cobertura cambial em contrapartida.
Durante os anos 1980, economistas de diferentes matizes políticas, debruçando-se sobre os problemas da economia brasileira naquele período, criaram o conceito de crise fiscal do Estado, que, neste contexto, se define como
um desequilíbrio orçamentário do setor público brasileiro, devido à corrosão pela hiperinflação do montante de tributos arrecadado.
um desequilíbrio financeiro estrutural do setor público brasileiro, cujo componente principal era a dívida pública.
a estagnação econômica brasileira advinda do esgotamento das fontes externas de financiamento, notadamente, no início da década.
a aceleração da inflação brasileira originada pelo choque de custos associado ao pleno emprego da capacidade produtiva.
a deterioração das contas externas imposta pelos dois choques internacionais dos preços do petróleo.
Com relação aos impactos do primeiro choque do petróleo (1973) sobre a economia brasileira, analise as afirmativas a seguir.
I. Os países da OPEP elevaram o preço do barril de petróleo o que gerou déficits no saldo de transações correntes brasileiras devido ao aumento do valor das importações de petróleo.
II. O déficit no balanço de pagamentos chegou a ser coberto pela entrada de recursos, gerando uma redução drástica das reservas.
III. O II Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) procurou fazer um ajuste gradual dos preços que foram afetados pelo choque.
Assinale:
se somente a afirmativa I estiver correta.
se somente as afirmativas I e II estiverem correta
se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...