Lista completa de Questões de Economia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação aos mecanismos públicos de atuação econômica, julgue os itens que se seguem.
O governo pode se utilizar de receitas ou despesas públicas para alcançar seus objetivos de política fiscal.
Considerando a tabela acima, que apresenta as quantidades demandadas e ofertadas de um produto, aos diferentes preços, relativos a um mercado em concorrência perfeita, julgue os itens a seguir.
O preço de equilíbrio de mercado é igual a R$ 55,00.
Considerando a tabela acima, que apresenta as quantidades demandadas e ofertadas de um produto, aos diferentes preços, relativos a um mercado em concorrência perfeita, julgue os itens a seguir.
Se o preço do produto for R$ 40,00, o módulo da elasticidade-preço da demanda será igual a 0,40, o que caracteriza a demanda como inelástica ao preço.
Suponha que ocorra uma geada inesperada em uma região produtora de hortaliças. Portanto, tratando-se de um mercado de competição perfeita, é correto afirmar que:
A curva de oferta se desloca para a direita, pois, a qualquer preço, a quantidade total de hortaliças que os produtores desejam e podem vender é maior.
A ocorrência dessa geada inesperada desloca as curvas de demanda e oferta.
Provocará uma mudança no equilíbrio de mercado de hortaliças, sendo que no novo equilíbrio o preço será maior e a quantidade menor.
Ocorrerá apenas um movimento ao longo da curva de oferta.
Basicamente temos quatro tipos de estruturas de mercado de bens e serviços: monopólio, oligopólio, competição perfeita e competição monopolista. A respeito de um monopólio, podemos afirmar que:
Um monopolista não maximiza o seu lucro produzindo na quantidade em que a receita marginal é igual ao custo marginal.
Se o monopolista busca maximizar os seus lucros, como não tem concorrentes, poderá cobrar o preço que desejar.
Em um monopólio natural uma única empresa oferta um bem ou serviço para todo o mercado a um custo menor do que se existissem outras concorrentes.
Assim como em um mercado de competição perfeita, a empresa monopolista é tomadora de preços.
A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. No modelo de oligopólio de Cournot, os produtores não reconhecem sua interdependência e cada um considera que o outro manterá sua quantidade constante.
A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. Quando a receita marginal de uma empresa perfeitamente competitiva for igual ao custo marginal, o lucro total no curto prazo dessa empresa será maximizado, ou seja, se a empresa estiver no seu melhor nível de produção de curto prazo e o preço estiver menor que o custo variável médio, então o empresário minimizará suas perdas mantendo sua produção no mesmo nível.
A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. Sendo a utilidade a propriedade que determinado bem possui de satisfazer o desejo do consumidor, espera-se que o crescimento da utilidade implique utilidade marginal negativa e crescente.
A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. De acordo com o ótimo de Pareto, nenhum agente pode melhorar sua utilidade sem piorar a utilidade de qualquer outro agente. Esse conceito está associado a um aspecto socialmente benéfico, que deve ser adotado pelos governos.
A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. Se a razão entre o produto marginal e o preço de um fator de produção for igual ao inverso do preço do bem final, o lucro total de uma empresa que opera em mercados perfeitamente competitivos, de produto e de fatores, será maximizado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...