Lista completa de Questões de Economia do ano 2013 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. A teoria das vantagens comparativas não se aplica quando determinado país é mais produtivo na fabricação de todos os bens, pois estabelece que o país deva especializar-se na produção daquele produto em que possui vantagem em comparação a outros países.
Um monopólio natural ou técnico, à medida que amplia a sua escala de operações no longo prazo, apresenta
custos médios decrescentes.
deseconomias de escala.
custo marginal igual ao custo médio.
retornos constantes de escala.
produtividade dos fatores de produção variáveis decrescentes.
I-1, II-2, III-4, IV-3.
I-1, II-2, III-3, IV-4.
I-4, II-3, III-2, IV-1.
I-2, II-3, III-4, IV-1.
I-2, II-1, III-3, IV-4.
A Teoria do Consumidor, ao explicar as razões porque demandamos quantidades de determinados bens e serviços, faz uso dos conceitos de utilidade total e utilidade marginal. Sobre a Teoria da Utilidade,
a sensação de saciedade do consumidor faz com que a utilidade marginal cresça a cada nova unidade adquirida do produto.
a utilidade total, percebida pelo consumidor, constitui- se em função decrescente da quantidade obtida de um dado produto.
a utilidade marginal pode ser definida como sendo a utilidade que a última unidade consumida, de um dado produto, subtrai à utilidade total.
o conceito de utilidade é uma tentativa de medida da satisfação, percebida pelos consumidores, com relação a um determinado produto.
a teoria econômica denomina a relação entre utilidade total e utilidade marginal proporcionada por uma determinada mercadoria, por "lei da utilidade marginal crescente."
Em um jogo envolvendo duas pessoas − jogador A e jogador B −, com número finito de estratégias de decisão, em que a escolha ótima de um jogador depende do que ele pensa sobre o que o outro jogador fará. Atinge-se o chamado Equilíbrio de Nash se
a escolha de A for ótima dada a escolha de B, e se a escolha de B for independente da escolha de A.
a escolha de A for independente da escolha de B, e se a escolha de B for ótima dada a escolha de A.
a escolha de A for independente da escolha de B, e se a escolha de B for independente da escolha de A.
tanto o jogador A quanto o jogador B fizerem uma escolha ótima, não-dada a escolha do outro jogador.
a escolha de A for ótima dada a escolha de B, e se a escolha de B for ótima dada a escolha de A.
Sobre a Caixa de Edgeworth, considere:
I. Constitui-se em um diagrama que mostra todas as possíveis alocações de quaisquer dois insumos entre dois processos de produção. II. Trata-se de um diagrama que mostra todas as possíveis alocações de quaisquer duas mercadorias entre dois consumidores. III. Define a chamada Curva de Contrato que contém todas as alocações de mercadorias em que as curvas de indiferença dos consumidores são tangentes. IV. Estabelece a chamada Curva de Contrato que mostra todas as alocações eficientes entre duas funções de produção. Está correto o que consta emI, II, III e IV.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, apenas.
Barreiras à entrada de novos concorrentes em um dado ramo de atividade são bastante comuns em mercados ditos concentrados. Um tipo de barreira à entrada é a
quebra de uma patente tecnológica.
deseconomia de escala.
expiração de um direito autoral.
extinção da necessidade de cessão de licenças de funcionamento.
adoção de um regime de concessão estatal.
Com relação ao estudo da teoria da regulação econômica, julgue os itens subsequentes.
O fornecimento de mais de um tipo de serviço em regime de monopólio natural permite que se realizem economias de escopo.
Com relação às práticas anticompetitivas de mercado e às políticas de defesa da concorrência, julgue os itens subsequentes.
Um exemplo de controle de integração vertical é o controle de barreiras à entrada.
A respeito de análises do mercado, concorrência e consumidor, julgue os itens subsecutivos.
Para participar em mercados de concorrência monopolística, as empresas diferenciam suas ofertas das demais, tornando suas ofertas inimitáveis.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...