Lista completa de Questões sobre As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Dentre as medidas implementadas no Brasil, no sentido da redefinição da intervenção e do tamanho do Estado na economia, pode-se apontar
A abertura comercial no Brasil recebeu destaque a partir do momento em que se tornou uma meta explícita de governo. Porém, o processo de redução tarifária no comércio exterior iniciou-se anteriormente na gestão do presidente
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O estudo da economia brasileira é importante para a compreensão da situação econômica atual. A respeito desse assunto, julgue os itens subseqüentes.
No Brasil, a privatização e a reestruturação dos serviços de telecomunicações, comumente organizados sob forma de monopólio natural, justificam a existência de políticas regulatórias para esse setor, operacionalizados por meio da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
Considere as proposições, a seguir, relativas ao processo de desestatização ocorrido na economia brasileira nos anos 90:
I. A desvalorização cambial promovida pelo Governo no início de 1999 veio dar um novo impulso ao processo de privatização das empresas estatais dos setores de siderurgia e da indústria química. II. A fase de privatização, na primeira metade da década de 1990, privilegiou o setor de serviços públicos, com destaque para os setores de telecomunicações e de energia elétrica. III. O processo de privatização teve entre seus objetivos o de utilizar os recursos das vendas das estatais para reduzir o estoque da dívida pública e torná-lo menos sensível às variações das taxas de juros. Está correto o que se afirma APENAS emI.
II.
III.
I e II.
II e III.
O Plano Nacional de Desestatização representou um importante instrumento de implantação da privatização de empresas estatais. Ele foi promulgado no governo do presidente
Fernando Collor de Melo.
Itamar Franco.
Luis Inácio Lula da Silva.
Fernando Henrique Cardoso (1º mandato).
Fernando Henrique Cardoso (2º mandato).
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Associação Catarinense de Estudos e Pesquisas (ACEP) - 2006
A política de abertura comercial em condições de sobrevalorização cambial teve como resposta um intenso processo de reestruturação da industrial brasileira na década de noventa. Esse processo acarretou:
fechamento de linhas de produção consideradas não competitivas.
redução substancial da importação de bens de capital.
rigidez dos contratos de trabalho
especialização da produção industrial em atividades de alto valor agregado.
reduções de produtividade acompanhados de aumento do emprego.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
A abertura comercial e financeira aprofundada nos anos noventa no Brasil trouxe, entre outras conseqüências:
substituição de importações em vários insumos industriais;
redução do passivo externo acumulado;
incremento da dependência de recursos externos para fazer frente às necessidades de financiamento;
aumento da pauta de exportações de produtos que incorporam componentes de alta tecnologia;
diminuição da desverticalização da estrutura industrial.
Na década de 1990, a partir do Governo Collor, iniciou-se um processo de liberalização da economia, com a lenta e gradual diminuição das alíquotas aduaneiras e das restrições às importações, acompanhado pelo início de um processo de privatização das empresas estatais, principalmente no âmbito da União. A respeito desse processo de privatização, é correto afirmar:
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O método predominante de privatização no Brasil, nos períodos Sarney, Collor e Itamar, quando as vendas se deram por meio de blocos indivisíveis de ações ou de ativos foi:
a venda de ações na bolsa de valores;
o leilão de viva voz;
o leilão por envelope fechado;
a venda para concorrentes pré-qualificados, primordialmente empresas internacionais;
a venda para concorrentes pré-qualificados, primordialmente fundos de pensão de empresas estatais.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O modelo de privatização adotado pelo governo brasileiro, a partir do governo Sarney, incluiu, entre outras características:
a venda do controle acionário através da venda de ações na bolsa de valores;
a manutenção sempre de uma golden share para decidir a política de investimento das firmas privatizadas;
a venda através de leilões;
a escolha prévia das empresas para participação no processo de compra;
a proibição de venda de controle de estatais brasileiras para empresas estrangeiras.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...