Lista completa de Questões sobre ECONOMIA BRASILEIRA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação a macroeconomia, julgue os itens subsecutivos. As contas econômicas integradas, constantes do Sistema de Contas Nacionais do Brasil, consistem nas contas de fluxos inter-relacionados, as quais são detalhadas por setor institucional e incluem empresas financeiras, empresas não financeiras, administração pública e famílias.
Economia - ECONOMIA BRASILEIRA - Centro de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CEPERJ) - 2014
As agências reguladoras são uma consequência da diferença existente entre o interesse público e o privado; entre o valor privado e o valor público. Por isso, a regulação é caracterizada principalmente por algumas ações do Estado, como:
Considerando os principais planos de desenvolvimento adotados no Brasil desde 1950, assinale a opção correta.
Com relação aos principais planos de estabilização da economia brasileira, assinale a opção correta.
Assinale a alternativa correta no que se refere aos princípios constitucionais da ordem econômica.
Considere as afirmações a seguir referentes ao impacto na economia brasileira do segundo choque do petróleo, de meados de 1979, que quase triplicou o preço do barril no mercado internacional.
I - Tal choque prejudicou a economia brasileira, visto que o Brasil era grande importador de petróleo, e o aumento do preço pressionou a balança comercial do país. II - Tal choque prejudicou a economia brasileira, visto que os países desenvolvidos aumentaram substancialmente suas taxas de juros, para conter as pressões infl acionárias decorrentes do choque. III - Tal choque prejudicou a economia brasileira, visto que a recessão mundial, consequente do choque e dos juros mais altos, reduziu as exportações brasileiras. IV - Tal choque prejudicou a economia brasileira, visto que o processo brasileiro de substituição de importações foi desacelerado pela desvalorização cambial da moeda do país. Está correto APENAS o que se afirma emSobre o Princípio da Legalidade e sua importância como diretriz da atividade econômica do Estado, é correto afirmar: 1. A Legalidade como princípio de administração significa que o administrador público está sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do interesse comum, deles não devendo desviar-se, sob pena de praticar ato sujeito à responsabilização disciplinar, civil ou criminal, conforme o caso. 2. Em matéria de Despesa Pública, o Princípio da Legalidade é fulcral, tendo em vista que, enquanto na administração particular é lícito fazer tudo aquilo que a lei não proíbe, na administração pública só é permitido fazer o que a lei autoriza. 3. A ênfase excessiva no aspecto da legalidade, por parte de alguns órgãos de controle, tem sido responsável por um atraso na evolução dos sistemas de informações contábeis como instrumento de evidenciação do patrimônio público. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Analise o texto abaixo:
O Plano estabeleceu que o Estado passasse a utilizar instrumentos de políticas econômicas para implantar e ampliar a infraestrutura social básica. O Plano partiu de um diagnóstico profundo da realidade econômica, social e cultural do Estado. O Plano estabeleceu a promoção de três áreas básicas de desenvolvimento: O Homem, O Meio e A Expansão Econômica.
O texto contém as características que descrevem a seguinte experiência de planejamento econômico em Santa Catarina:
Em 1986, o governo brasileiro adotou o chamado Plano Cruzado para a redução da inflação. Várias medidas importantes fizeram parte do plano, dentre as quais NÃO se encontrava a(o)
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a Receita Orçamentária. ( ) Quanto à natureza, a Receita Pública divide-se em Receita Orçamentária e Receita Extraorçamentária. ( ) A Receita Extraorçamentária é representada no balanço patrimonial como passivo financeiro, ou seja, recursos de terceiros que transitam pelos cofres públicos. ( ) Já a Receita Orçamentária é aquela que de fato pertence à entidade e economicamente classifica-se em Receitas Correntes e Receitas de Capital. ( ) São Receitas Correntes as receitas tributárias, de contribuições, patrimonial, agropecuária, industrial, de serviços e outras, incluindo o superávit do orçamento corrente. ( ) São Receitas de Capital todas as formas de recursos financeiros recebidos de pessoas de direito público ou privado. Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...