Lista completa de Questões sobre ECONOMIA BRASILEIRA para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Entre 1985 e 1989, ocorreram diversas mudanças no marco institucional, no qual a política fiscal opera. Em relação tais mudanças, analise as afirmativas a seguir.
I. A Constituição de 1988 ampliou os graus de liberdade das esferas econômicas para realizar manobras fiscais. II. O fim da conta‐movimento, controlada pela Caixa Econômica Federal. III. A transparência das contas públicas foram prejudicadas devido a diversos mecanismos de contabilidade permitidos pela legislação criada. AssinaleEm relação ao Plano Cruzado, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Adotou‐se o gatilho salarial, a fim de recompor o salário sempre que a taxa de inflação ultrapassasse um determinado limite. ( ) Os aluguéis foram congelados como forma de combater a inflação. ( ) O plano obteve sucesso logo após ser implementado, com contenção da demanda agregada e dos preços. As afirmativas são, respectivamente,Economia - ECONOMIA BRASILEIRA - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
O setor industrial no Brasil cresceu bastante com o Processo de Substituição de Importações (PSI), a partir da década de 1930. São características desse processo, EXCETO:
Economia - ECONOMIA BRASILEIRA - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2014
Em relação aos Planos Collor I e II, analise as afirmativas.
I. O Plano Collor I visava a acabar com a indexação da economia, adotando diversas medidas para melhorar a eficiência da gestão pública e reduzir os gastos do governo.
II. O Plano Collor I realizou uma reforma financeira, com o fim do overnight, substituído pelo FAF, no qual os títulos públicos seriam transacionados.
III. O Plano Collor II tentou medidas de austeridade fiscal, via controle do fluxo de caixa no Ministério da Fazenda e restrição orçamentária de vários ministérios, mas resistências políticas impediram a continuação dessas medidas.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)
Com relação à evolução das contas públicas do Brasil a partir da década de 80 do século XX, julgue os itens a seguir. No período de 2003 a 2006, verificou-se, em paralelo ao elevado crescimento médio da economia brasileira, uma expansão da dívida líquida do setor público resultante de constantes déficits em transações correntes, que elevaram o endividamento externo do país.
Com relação à evolução das contas públicas do Brasil a partir da década de 80 do século XX, julgue os itens a seguir. O início dos anos 90 do século XX foi marcado pela abertura da economia brasileira e pelo processo de privatização de empresas estatais, processos realizados com o objetivo de combater a inflação por meio da redução do déficit público.
Com relação à evolução das contas públicas do Brasil a partir da década de 80 do século XX, julgue os itens a seguir. A estabilização da inflação verificada após a implantação do Plano Real, em 1994, foi seguida de resultados fiscais negativos, dada a redução dos efeitos da emissão de moeda como forma de financiamento do setor público.
Com relação à evolução das contas públicas do Brasil a partir da década de 80 do século XX, julgue os itens a seguir. A relação entre a dívida pública e o PIB permaneceu constante após a desvalorização do Real no início de 1999, o que permitiu que o governo brasileiro assinasse com o FMI um acordo no qual se comprometia a reduzir as metas de superávit primário para alavancar o crescimento da economia.
No que concerne às funções dos governos e às diversas formas de intervenção do Estado na atividade econômica, julgue os itens que se seguem. A partir dos anos 90 do século XX, as parcerias público-privadas surgiram como uma alternativa de financiamento de projetos de infraestrutura para diversos países cuja capacidade de atuação estava reduzida por restrições fiscais e pelos limites impostos a políticas inflacionárias.
No que concerne às funções dos governos e às diversas formas de intervenção do Estado na atividade econômica, julgue os itens que se seguem. A educação e a saúde são consideradas bens públicos, sujeitos ao princípio da não exclusão, de forma que, além do Estado, somente instituições sem fins lucrativos podem fornecer esses serviços no Brasil.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...