Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ocorre quando temos apenas um único comprador para muitos vendedores dos serviços dos insumos:
Com referência à teoria microeconômica da produção e às respectivas estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. No monopólio perfeitamente discriminador de preço, o ótimo de Pareto não pode ser alcançado.
Com referência à teoria microeconômica da produção e às respectivas estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. No duopólio de Bertrand, o preço pago pelas firmas é igual ao custo marginal.
Com referência à teoria microeconômica da produção e às respectivas estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. Na concorrência monopolística, o preço é igual à receita marginal.
Com referência à teoria microeconômica da produção e às respectivas estruturas de mercado, julgue os itens subsequentes. O equilíbrio de longo prazo da concorrência monopolística é ineficiente no sentido de Pareto.
A falha de mercado que ocorre quando um bem ou serviço não é ofertado, independentemente de ter o respectivo custo de produção inferior ao preço que os potenciais consumidores estariam propensos a pagar, é conhecida como
Com relação a um produto de um mercado que está sob a situação de monopólio natural, o gráfico a seguir mostra: a curva de demanda, D, que corresponde ao preço de venda, p, para cada quantidade, Q, demandada pelo mercado, e a curva de custo marginal, C, que corresponde ao custo marginal, CMg, quando a produção atinge Q unidades. Nesse gráfico, CMg e p estão medidos na mesma escala do eixo vertical.
Tendo como referência as informações e o gráfico apresentados, bem como conceitos a eles pertinentes, julgue (C ou E) os itens que se seguem.
A quantidade a ser produzida e vendida no mercado a que se refere o gráfico em questão é igual àquela determinada pelo cruzamento das curvas D e C.Com relação a um produto de um mercado que está sob a situação de monopólio natural, o gráfico a seguir mostra: a curva de demanda, D, que corresponde ao preço de venda, p, para cada quantidade, Q, demandada pelo mercado, e a curva de custo marginal, C, que corresponde ao custo marginal, CMg, quando a produção atinge Q unidades. Nesse gráfico, CMg e p estão medidos na mesma escala do eixo vertical.
Tendo como referência as informações e o gráfico apresentados, bem como conceitos a eles pertinentes, julgue (C ou E) os itens que se seguem.
O preço de equilíbrio para venda de um produto monopolista é dado em função do custo marginal e da elasticidade-preço da demanda, sendo tanto maior quanto maior for o módulo da elasticidade-preço da demanda, para um dado custo marginal, no trecho em que a demanda for elástica.Com relação a um produto de um mercado que está sob a situação de monopólio natural, o gráfico a seguir mostra: a curva de demanda, D, que corresponde ao preço de venda, p, para cada quantidade, Q, demandada pelo mercado, e a curva de custo marginal, C, que corresponde ao custo marginal, CMg, quando a produção atinge Q unidades. Nesse gráfico, CMg e p estão medidos na mesma escala do eixo vertical.
Tendo como referência as informações e o gráfico apresentados, bem como conceitos a eles pertinentes, julgue (C ou E) os itens que se seguem.
A característica de um monopólio natural é a existência de custos marginais baixos e custos fixos muito altos, impedindo a entrada de concorrentes.O poder de monopólio de uma empresa é sua capacidade de:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...