Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ainda a respeito da questão da acumulação de capital, julgue os itens seguintes.
Uma conseqüência importante do modelo de crescimento endógeno é a de que um aumento na taxa de poupança, pode resultar em aumento permanente na taxa de crescimento do produto.
Na função de produção, o fator trabalho é uma variável usualmente identificada com a letra L. Essa variável deve ser interpretada como o(a)
número de indivíduos com a qualificação requerida pela empresa a sua disposição no mercado de trabalho.
Com referência aos determinantes do crescimento, julgue os itens abaixo.
Estudos a respeito da convergência dos padrões de vida nos países ricos e pobres atribuem à persistência do diferencial nas taxas de crescimento a fatores de caráter político-institucional, especialmente no que se refere à proteção dos direitos de propriedade e à geração de um clima político que favoreça o investimento. Esse fator explicaria, em grande parte, o fenômeno da convergência observado nos países da Europa Ocidental ao longo das últimas décadas.
Na função de produção, o fator trabalho é uma variável usualmente identificada com a letra L. Essa variável deve ser interpretada como o(a)
custo do fator trabalho.Com referência aos determinantes do crescimento, julgue os itens abaixo.
O debate referente à convergência também tem sido conduzido a partir da perspectiva de abertura da economia para o comércio internacional. Em uma perspectiva neoclássica, se esperaria que, na existência de um diferencial na renda per capita entre países, o capital fluísse dos países ricos para os pobres, gerando diferentes formas de transferência de tecnologia e reduzindo essas diferenças.
De acordo com o modelo keynesiano, no curto prazo, a demanda determina a oferta.
Com referência aos determinantes do crescimento, julgue os itens abaixo.
A evidência empírica é a de que a hipótese da convergência não vem se verificando na grande maioria dos países. A explicação de Lucas e Romer para esse fenômeno é a de que na presença de retornos crescentes, as vantagens iniciais dos países em desenvolvimento, historicamente determinadas, tendem a serem mantidas ou se expandirem.
De acordo com o modelo keynesiano,
o desemprego tem origem na rigidez à baixa dos salários reais.
Leis trabalhistas não existem para a maioria.
Dos trabalhadores que recebiam 13.º salário em 1996, 46% deixaram de recebê-lo.
Com referência aos determinantes do crescimento, julgue os itens abaixo.
Se a acumulação de capital não pode por si só sustentar o crescimento, o progresso tecnológico passa a ser imprescindível para o crescimento sustentado da economia. No entanto, a grande maioria dos economistas converge ao acreditar que o progresso tecnológico pode ser mantido sem intervenção do governo, bastando apenas que seja estabelecido um sistema de patentes que garanta os direitos de propriedade das inovações.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...