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Os autores de uma nota técnica do IPEA assim descreveram a organização textual de tal nota.
A seção 1 sistematiza, resumidamente, os argumentos do BCB em defesa de um novo ciclo de elevação da SELIC (no intuito de prevenção da inflação); a seção 2 apresenta evidências empíricas que contrariam tais argumentos; e a seção final reúne as conclusões derivadas desse conjunto de evidências, apontando para o fato de que, na atual conjuntura, a adoção de uma política monetária contracionista seria, no mínimo, precipitada.
Considerando a "seção 1" como o discurso institucional do BCB; a "seção 2" como a contra-argumentação dos autores; e a "seção final" como a conclusão dos autores, julgue os itens a seguir quanto à associação de cada idéia transcrita com a respectiva seção da referida nota técnica.
O persistente descompasso entre o ritmo de expansão da demanda doméstica e da oferta vem representando risco relevante para o panorama inflacionário. (trecho condizente com a seção 2)
Os autores de uma nota técnica do IPEA assim descreveram a organização textual de tal nota.
A seção 1 sistematiza, resumidamente, os argumentos do BCB em defesa de um novo ciclo de elevação da SELIC (no intuito de prevenção da inflação); a seção 2 apresenta evidências empíricas que contrariam tais argumentos; e a seção final reúne as conclusões derivadas desse conjunto de evidências, apontando para o fato de que, na atual conjuntura, a adoção de uma política monetária contracionista seria, no mínimo, precipitada.
Considerando a "seção 1" como o discurso institucional do BCB; a "seção 2" como a contra-argumentação dos autores; e a "seção final" como a conclusão dos autores, julgue os itens a seguir quanto à associação de cada idéia transcrita com a respectiva seção da referida nota técnica.
As expectativas de inflação do mercado financeiro (publicadas no boletim Focus) corroboram a visão de que não há desequilíbrio entre oferta e demanda pressionando a inflação. (trecho condizente com a "seção 1")
Os autores de uma nota técnica do IPEA assim descreveram a organização textual de tal nota.
A seção 1 sistematiza, resumidamente, os argumentos do BCB em defesa de um novo ciclo de elevação da SELIC (no intuito de prevenção da inflação); a seção 2 apresenta evidências empíricas que contrariam tais argumentos; e a seção final reúne as conclusões derivadas desse conjunto de evidências, apontando para o fato de que, na atual conjuntura, a adoção de uma política monetária contracionista seria, no mínimo, precipitada.
Considerando a "seção 1" como o discurso institucional do BCB; a "seção 2" como a contra-argumentação dos autores; e a "seção final" como a conclusão dos autores, julgue os itens a seguir quanto à associação de cada idéia transcrita com a respectiva seção da referida nota técnica.
Em que pese a elevação do índice de inflação cheio em março, é preciso enfatizar que a perspectiva é de declínio, ao longo do ano, nos preços dos alimentos — que vêm pressionando mais fortemente a inflação —, logo que a safra agrícola comece e seja comercializada. (trecho condizente com a "seção final")
A política econômica no Brasil, durante os anos 80 e parte dos anos 90 do século passado, foi marcada por tentativas de controle da inflação. Com relação a esse período e aos planos de estabilização no Brasil, julgue os itens seguintes.
O diagnóstico da inflação inercial destacava fatores reais, como nível de atividade econômica e excesso de gastos do governo, para justificar os níveis de inflação elevada.
Em relação às diferentes visões a respeito da política fiscal e monetária, julgue os itens de 104 a 106.
Uma diferença básica entre a curva de Philips aceleracionista (versão Friedman) e a curva de Philips vertical (versão Lucas) é que na primeira o governo ao adotar uma política monetária expansionista embora gere inflação, pode deslocar no curto prazo o desemprego para um nível abaixo da taxa natural, enquanto que na segunda perspectiva os efeitos sobre desemprego e produto são transitórios e ocorrem apenas se os agentes forem pegos de surpresa.
A Curva de Phillips expressa o conflito existente no curto prazo entre dois objetivos de política econômica. São eles:
aumento da taxa de crescimento econômico e distribuição mais eqüitativa da renda nacional.
diminuição do déficit público e redução da carga tributária.
diminuição da taxa de inflação e aumento da taxa de emprego.
redução das disparidades regionais de renda e aumento da taxa de crescimento da economia.
superávit no balanço de transações correntes e estabilidade da taxa de câmbio.
É um fator determinante de uma inflação de custos:
Aumento dos gastos do governo sem aumento correspondente na arrecadação de tributos.
Aumento percentual da oferta monetária acima do aumento percentual do produto real.
Redução da taxa de juros real em virtude de operações de mercado aberto.
Redução dos investimentos privados em virtude de expectativas pessimistas dos agentes econômicos para o futuro.
Quebra expressiva da safra agrícola em função de alterações climáticas imprevistas.
A ação do Estado é crucial para garantir a produção eficiente e eqüitativa de bens públicos, bem como de bens privados ofertados pelo setor público. Baseando-se nos princípios básicos da economia do setor público e das finanças públicas, julgue os itens subseqüentes.
Aumentos do superavit primário e das taxas de juros contribuem para elevar a razão dívida/PIB para uma dada taxa de inflação.A figura abaixo mostra, em linha cheia, a Curva de Phillips de uma certa economia, supondo um determinado nível de expectativas de inflação.
Caso as expectativas de inflação diminuam, a Curva de Phillips mudaria para uma posição como
AB
CD
CF
EF
BD
A hipótese de que as expectativas dos agentes econômicos se formam racionalmente leva a que
a Curva de Phillips seja horizontal, mesmo a curto prazo.
a economia nunca se afaste de sua posição de equilíbrio de pleno emprego.
os preços na economia sejam inflexíveis e rígidos, mesmo a longo prazo.
os agentes econômicos não cometam erros quando formam suas expectativas.
os erros sistemáticos de expectativas sejam considerados e corrigidos pelos agentes.
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