Lista completa de Questões sobre Inflação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A teoria macroeconômica procura explicar o comportamento dos grandes agregados econômicos, abordando temas como inflação, desemprego, desequilíbrios externos e crescimento econômico. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os próximos itens.
O financiamento de um deficit fiscal por meio de endividamento, em razão da acumulação de juros, pode, no longo prazo, gerar maiores taxas de inflação do que o financiamento via emissão monetária.
A teoria macroeconômica procura explicar o comportamento dos grandes agregados econômicos, abordando temas como inflação, desemprego, desequilíbrios externos e crescimento econômico. Utilizando os conceitos básicos dessa teoria, julgue os próximos itens.
O fato de que a curva de Phillips de curto prazo é negativamente inclinada decorre da hipótese da taxa natural de desemprego.
A macroeconomia analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos e aborda tópicos tais como a expansão do produto e do emprego e as taxas de inflação. A respeito desse assunto, julgue os itens de 68 a 80.
O fato de que taxas mais elevadas de inflação coexistem com menores taxas de desemprego é compatível com a existência de uma curva de Phillips de curto prazo negativamente inclinada.
A análise das questões de economia internacional é crucial à compreensão das economias de mercado, em um mundo globalizado. Com base nessa análise, julgue os itens a seguir.
A teoria da paridade do poder de compra garante que a taxa de câmbio nominal se ajuste de modo a contrabalançar os efeitos de diferentes taxas de inflação em diferentes países.
Com base na curva de Phillips podemos afirmar que
ela estabelece uma relação positiva entre inflação e desemprego.
se a taxa de inflação for igual à taxa de inflação esperada, o desemprego é nulo.
se as expectativas forem adaptativas, há inércia inflacionária.
a recessão é sempre necessária no combate à inflação.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
O período que vai de 1979 a 1986 é marcado pelo agravamento da inflação como sinal de desequilíbrio da economia brasileira. Dentre as explicações para a intensificação deste problema, inclui-se:
a inexistência de mecanismos que defendessem os valores reais dos contratos.
a relutância do governo em adotar o controle de preços como instrumento de combate à inflação.
a adoção de políticas econômicas ortodoxas propostas pelo FMI.
a ocorrência de choques internos e externos repassados aos preços pelo sistema de indexação.
Na abordagem inercialista, a indexação generalizada é tida como:
Um dos fatores aceleradores da inflação.
Fator neutro, que não exerce qualquer influência sobre os níveis da inflação corrente, servindo apenas para aferir os níveis da inflação passada.
A única causa dos processos inflacionários.
Um dos fatores mantenedores de realimentação da inflação.
Rígida na demanda em relação às mudanças dos preços.
As políticas fiscais e monetárias influenciam significativamente o desempenho da economia. A respeito desse assunto, julgue os itens seguintes. Deficits públicos que resultem de um declínio no nível de atividade do setor privado estão associados com níveis mais elevados de inflação, de taxas de juros e de produção.
Em relação à teoria do bem-estar, julgue os itens que se seguem.
Funções de bem-estar utilitaristas, que são crescentes na renda de cada indivíduo, atribuem um peso mais elevado ao bem-estar das pessoas menos favorecidas, contribuindo, assim, para melhorar a distribuição de renda.
Em relação à teoria do bem-estar, julgue os itens que se seguem.
Uma divisão igualitária dos recursos entre os diferentes agentes econômicos, além de ser uma alocação justa, é também eficiente no sentido de Pareto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...