Lista completa de Questões sobre O II PND e os Choques Externos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação ao Segundo Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), analise.
I. Aumentou o investimento em bens de capital e de produtos industriais básicos como o aço, fertilizantes e produtos petroquímicos.
II. Aumentou a autossuficiência em setores como o de energia, assim como elevou as vantagens comparativas do país.
III. Ampliou rapidamente a infraestrutura de base como, por exemplo, hidrelétricas, energia nuclear e produção de álcool.
IV. Impulsionou a construção da nova capital federal, Brasília, o que provocou grandes críticas, uma vez que não gerou de imediato o aumento da capacidade produtiva.
Estão corretas apenas as afirmativas
I, III
III, IV
II, IV
I, II, IV
I, II, III
Economia - O II PND e os Choques Externos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
No que se refere ao desempenho econômico do Brasil de 1967 a 1979, leia atentamente as alternativas abaixo e assinale a opção correta.
O Plano de Ação Econômica do Governo Castelo Branco, o PAEG, adotou uma política salarial que assegurava, aos t rabalhadores, maior participação na renda nacional da economia brasileira.
O Plano de Ação Econômica do Governo Castelo Branco, o PAEG, implantou políticas fiscal e monetária expansivas, com o objetivo de elevar a atividade econômica em virtude da restrição da oferta agregada.
A equipe econômica comandada por Antonio Delfim Netto manteve uma severa política de combate à inflação, via redução da demanda, no período de 1968 a 1973 através de políticas fiscal e monetária restritivas.
O II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), empreendido pelo Governo Geisel, visava à reestruturação industrial como forma de superar os estrangulamentos de cadeias produtivas e a redução da dependência externa da economia brasileira.
O II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), empreendido pelo Governo Geisel, foi o responsável pela redução do endividamento externo no período que se seguiu ao aumento brusco do preço do petróleo.
Economia - O II PND e os Choques Externos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere a Estado e bem-estar social, julgue os próximos itens.
O 2.º Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND), de 1974, representou o auge das privatizações, no Brasil, e foi iniciado devido à crise no setor produtivo estatal brasileiro.
Economia - O II PND e os Choques Externos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Em relação ao período do milagre econômico, de 1967 a 1973, julgue os itens subsequentes.
Em 1973, após o choque do petróleo, a reestruturação da economia proporcionada pelo lançamento do II PND permitiu superar os problemas de inflação e restrição externa do balanço de pagamentos.
A crise econômica decorrente do grande aumento dos preços do petróleo, em 1973, teve como resposta, no Brasil, a adoção do II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). A execução de tal plano
freou o crescimento da economia brasileira para reduzir as importações de petróleo.
aumentou a demanda interna por bens de consumo, ao redistribuir a renda para as classes mais pobres.
reduziu o endividamento externo do Brasil por meio de uma política de diminuição das importações.
causou um impacto deflacionário sobre a economia brasileira, provocado pela forte recessão doméstica.
buscou superar a dependência externa, investindo na ampliação da produção doméstica de bens de capital e de petróleo.
Economia - O II PND e os Choques Externos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Assinale a opção correta acerca dos planos de estabilização da economia brasileira.
No Plano Real, a valorização da nova moeda contribuiu para baixar a inflação, acabar com a deterioração da balança comercial e diminuir a vulnerabilidade frente às crises externas.
A condução do II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND) não foi acompanhada pelo aumento da dívida externa, mas pelo significativo aumento da dívida interna.
Sob a regência do II PND, o controle sobre o reajuste de preços e tarifas foi uma das causas do aumento no endividamento externo das empresas estatais.
O Plano de Metas do Governo Kubitschek foi implementado com sucesso, alcançando a maioria das metas para o setor público e privado. Nesse período, a economia cresceu com taxas aceleradas e ambiente político democrático, mas perdeu o controle sobre a estabilidade do nível de preços.
O Plano Collor, ao contrário do Plano Cruzado, considerou a hipótese de inercialidade da inflação como um de seus fundamentos.
Economia - O II PND e os Choques Externos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
O estudo da economia brasileira contemporânea é importante para entender os desafios e as restrições a que ela está sujeita. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.
A descentralização espacial dos projetos de investimentos e o financiamento dos investimentos das empresas estatais por meio do endividamento externo caracterizaram o II Plano Nacional de Desenvolvimento, dando-lhe, assim, o suporte político financeiro para a sua implementação.
Economia - O II PND e os Choques Externos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A análise da economia interna ajuda a compreender os fenômenos econômicos brasileiros. Baseando-se nessa análise, julgue os itens de 94 a 101.
No âmbito do II PND, o investimento estatal cresceu mais rápido que o investimento privado, resultando na queda da participação das inversões privadas na formação bruta de capital fixo da economia brasileira.
Em fins de 1974, o Governo Federal lançou o II Plano Nacional de Desenvolvimento (II PND). Com relação ao referido Plano, não se pode dizer que:
o Plano significou uma alteração completa nas prioridades da industrialização brasileira do período do "Milagre" econômico.
para realizar o II PND, o Estado foi assumindo um passivo, para manter o crescimento econômico e o funcionamento da economia.
a meta do II PND era manter o crescimento econômico em torno de 5% a.a., com crescimento industrial em torno de 6% a.a.
a dívida externa cresceu rapidamente no período 74/79, pois a busca por recursos externos também serviu para cobrir o "hiato de divisas" existente na execução do Plano.
o Plano propunha uma alteração na estrutura produtiva brasileira de modo que, a longo prazo, diminuísse a necessidade de importações e fortalecesse a capacidade de exportar de nossa economia.
Economia - O II PND e os Choques Externos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do desenvolvimento brasileiro no pós-guerra, julgue os itens subsequentes.
O período de 1968 a 1973 caracterizou-se pelas maiores taxas de crescimento econômico brasileiro no século XX e por uma relativa estabilidade de preços propiciada pelo II PND, ficando conhecido como o "milagre brasileiro". A boa performance da economia brasileira nesse período, associada à redução dos indicadores de concentração de renda, foi obtida em decorrência das reformas institucionais realizadas e do crescimento econômico mundial.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...