Lista completa de Questões sobre O Setor Externo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação ao comércio exterior, às barreiras comerciais e aos organismos multilaterais de promoção do comércio internacional, julgue os itens subsecutivos.
Os acordos voluntários de restrição às exportações (AVRE) não são considerados barreiras ao comércio exterior, sendo incentivados pela OMC como alternativas às barreiras tarifárias.
Com relação ao financiamento, ao endividamento e aos resultados fiscais do governo, julgue os itens seguintes.
Para evidenciar o esforço fiscal do governo no controle do déficit, excluem-se do cálculo do resultado primário os juros reais apropriados pelo regime de caixa.
Em relação à teoria macroeconômica para pequenas economias abertas, julgue os itens que se seguem. No regime de câmbio fixo, o aumento da tributação proporciona redução das reservas internacionais.
Em relação à teoria macroeconômica para pequenas economias abertas, julgue os itens que se seguem. No regime de câmbio flutuante, a expansão dos gastos do governo não é capaz de estimular o produto da economia.
Em relação à teoria macroeconômica para pequenas economias abertas, julgue os itens que se seguem. Em um regime com câmbio fixo, a expansão dos gastos do governo leva ao aumento da renda e das exportações líquidas.
No longo prazo, o desenvolvimento econômico é resultado de vários fatores. Para tanto, a literatura aponta que o desenvolvimento de uma economia necessita de um crescimento econômico preexistente. Neste caso, o que afeta negativamente o crescimento repercutirá diretamente sobre o crescimento. A literatura aponta que o crescimento econômico, por sua vez, é influenciado diretamente pelo investimento. Já o investimento é influenciado pelas ações da economia. Com base nesta sequência de ações, assinale a alternativa que apresenta aquela que poderia afetar negativamente as chances de um país desenvolver-se, de forma sustentável, no longo prazo.
O preço de transferência é utilizado para identificar os controles a que estão sujeitas as operações comerciais ou financeiras realizadas entre partes relacionadas, sediadas em diferentes jurisdições tributárias, ou quando uma das partes está sediada em paraíso fiscal. O controle fiscal dos preços de transferência se impõe para evitar perdas de receitas fiscais. Para isso, é fundamental estabelecer um preço parâmetro, de acordo com um dos métodos de preços de transferência, estabelecidos pela legislação brasileira em vigor sobre a matéria.
Resumindo, o preço parâmetro é aquele que serve para avaliar o valor realmente praticado de forma a poder identificar sua adequabilidade ou não.
Um método utilizado para apurar o preço parâmetro nas exportações é o Preço
do custo de Aquisição ou Produção mais Tributos e Lucro (CAP), com margem de 15% (quinze por cento)
do custo de Produção mais Lucro (CPL), com margem de 20% (vinte por cento)
Independente Comparado (PIC)
de revenda menos Lucro (PRL Produção), com margem de lucro de 60% (sessenta por cento)
de revenda menos Lucro (PRL Revenda), com margem de lucro de 20% (vinte por cento)
Considerando a crise econômica global iniciada em 2008, julgue os itens consecutivos.
Entre as medidas de comércio internacional adotadas por alguns países para proteger o setor produtivo interno e manter empregos e renda da economia destacam-se a elevação de tarifas de importação e a imposição de restrições ao comércio internacional.
Em relação aos subsídios às exportações, é correto afirmar que
A literatura identifica que países com abundância de recursos naturais tendem a apresentar ritmo menor de crescimento econômico do que a média, fenômeno que é denominado maldição dos recursos naturais. Uma explicação de natureza macroeconômica para esse fenômeno é a chamada doença holandesa.
A ordem causal dos fatores que provocam esse fenômeno é a seguinte:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...