Lista completa de Questões sobre O Setor Externo para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos dias atuais, ainda se verificam os efeitos da crise financeira internacional de 2008. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.
O fluxo de capitais para países emergentes tem provocado uma desvalorização cambial. Isso se deve às más notícias das economias desenvolvidas.
O balanço de pagamentos de um país registra as transações entre residentes e não residentes. No ano de 2011, o valor das exportações brasileiras excedeu o das importações.
Esse fato caracteriza uma situação dedeficit do balanço de pagamentos
superavit da conta-corrente do balanço de pagamentos
superavit do balanço comercial
redução das reservas em divisas internacionais
diminuição das remessas de lucros para o exterior pelas empresas multinacionais
Com base nas definições dos principais agregados econômicos, julgue os itens a seguir, relativos às contas do balanço de pagamentos.
Considere que um país, cuja poupança nacional seja superior ao investimento agregado, assuma que suas reservas internacionais permaneçam inalteradas. Nessa situação, é correto afirmar que este país apresenta superávit em transações correntes.
O presidente da Aliança Láctea Global (ALG), Osvaldo Cappellini, expressou desapontamento com a reintrodução dos subsídios à exportação de produtos lácteos pela União Europeia (UE). Subsídios à exportação doméstica não são a saída para estabilizar ou apoiar os mercados. Estes instrumentos apenas servem para subsidiar indústrias não rentáveis, isolando-as dos mercados mundiais eficientes em detrimento de nossas próprias economias., disse Cappellini.
(CNA, em 04/02/2009)
A respeito do efeito do subsídio nos países que estão comercializando, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Uma empresa que realiza vendas externas pode se beneficiar de um subsídio, pois esse é um pagamento por embarcar um bem para o exterior.
( ) Na presença do subsídio, os exportadores vão vender até o ponto em que o preço local exceda o preço estrangeiro no montante do subsídio.
( ) O subsídio implica em um aumento nos preços no país exportador.
( ) No país exportador, os consumidores, os produtores e o governo perdem com a imposição do subsídio.
A sequência está correta em
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, V, V
V, V, V, F
F, F, V, V
Em determinado ano, a balança de pagamentos de um país apresentou um deficit em conta-corrente.
Sendo assim, conclui-se que, nesse ano,
Com relação aos tipos ou regimes cambiais, estão corretas as afirmativas, exceto:
Taxa de câmbio flexível ou flutuante é aquela que varia de acordo com as forças de mercado.
Taxa de câmbio fixa é aquela cujo valor é fixado pelo governo.
No regime de bandas cambiais o Banco Central fixa os limites superior e inferior dentro dos quais a taxa de câmbio pode flutuar.
Taxa de câmbio múltipla é aquela que acompanha o valor de outra moeda.
Economia - O Setor Externo - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Em relação à política aduaneira brasileira é correto afirmar que:
dentro das regras do MERCOSUL, as tarifas de importação seguem a nomenclatura da Tarifa Externa Comum (TEC);
pelas regras da OMC, o Brasil não pode cobrar impostos de importação para produtos provenientes dos países mais pobres do mundo;
pelas novas regras da Rodada de Doha, que entrarão em vigor em 2014, os países em desenvolvimento terão regras especiais para determinação de cotas e tarifas de importação;
a participação brasileira na ALCA significa que em 2013 a tarifa de importação dos produtos americanos no Brasil será de 13%;
a entrada do Brasil na UNISUL significa que mecanismos de resolução de controvérsias sobre política aduaneira saem da OMC e passam a ser negociadas na UNISUL.
Economia - O Setor Externo - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Em relação à política aduaneira brasileira e seus instrumentos avalie as seguintes afirmações:
I - A TEC - Tarifa Externa Comum tem como objetivo apresentar o maior número possível de alíquotas para atender os interesses industriais e nível de agregação de quatro dígitos, com 156 produtos na lista de exceção da UNISUL.
II - A CAMEX (CÂMARA DE COMÉRCIO EXTERIOR) detém a capacidade de tomar decisões e deliberar sobre matérias de comércio exterior, incluindo o turismo.
III - O INMETRO é responsável pela Gerência Temática de Qualidade para a Exportação do Programa Especial de Exportações PEE.
Está correto o que se afirma em:
II, apenas;
I e II, apenas;
I e III, apenas;
II e III, apenas;
I, II e III.
Economia - O Setor Externo - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Sobre taxa de câmbio e movimentos no Balanço de Pagamento, avalie as seguintes afirmações:
I - Mesmo que a taxa de câmbio nominal permaneça constante, um aumento no preço relativo dos bens domésticos em termos dos bens importados representa uma apreciação real da taxa de câmbio doméstica.
II - Dadas as taxas de câmbio nominais e a renda externa como fixas, um aumento da renda interna provoca uma diminuição do saldo em transações correntes pelo aumento das importações.
III - A desvalorização cambial torna os produtos nacionais mais barato em relação aos estrangeiros, aumentando as exportações e melhorando o saldo em transações correntes.
Está correto o que se afirma em:
I, apenas;
I e II, apenas;
I e III, apenas;
II e III, apenas;
I, II e III.
Economia - O Setor Externo - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Sobre a dinâmica do Balanço de Pagamentos é correto afirmar que:
a conta Haveres da Autoridade Monetária apresenta sinal contrário e igual valor à conta movimento de capitais, sob regime de câmbio flutuante;
uma crise cambial com ataque especulativo ocorre sob um regime de câmbio fixo no qual existe superávit estrutural no saldo em transações correntes;
um aumento das reservas internacionais de um país significa que esse país apresenta superávit na conta de Transações Correntes do Balanço de Pagamentos;
no sistema de câmbio flexível movimentos na taxa de câmbio ajustam os saldos de Transações Correntes e Movimento de Capitais de forma a equilibrar o Balanço de Pagamentos;
uma diminuição das reservas internacionais, sob um regime de câmbio fixo, resulta em valorização cambial e retorno ao equilíbrio do Balanço de Pagamentos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...