Lista completa de Questões sobre Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os indicadores sociais no Brasil demonstram
Economia - Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O desenvolvimento econômico com justiça social é buscado pela maioria dos países, inclusive o Brasil, embora com dificuldades enormes de consegui-lo. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
No Brasil, os elevados níveis de desigualdade educacional constituem uma das razões, baseadas na eqüidade, para a intervenção do governo na educação, principalmente no tocante aos ensinos fundamental e médio.
Economia - Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2007
O desenvolvimento econômico com justiça social é buscado pela maioria dos países, inclusive o Brasil, embora com dificuldades enormes de consegui-lo. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Embora a última década tenha se caracterizado por um crescimento substancial da renda média da população brasileira, essa expansão não foi suficiente para impedir o forte aumento das desigualdades de renda, observado durante esse período.
A pobreza no Brasil está ligada a diversos fatores. Um deles é aquele que impede o acesso de grandes camadas da população a atividades econômicas mais lucrativas. Trata-se, nesse caso específico, do fator:
disparidades econômicas regionais.
baixo nível de educação.
atividades econômicas e subsistência.
baixo rendimento da população.
grande espaço territorial.
Economia - Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2006
Em relação às políticas de proteção social aplicadas na década dos noventa, é correto afirmar que:
ao longo da década, pesquisadores e policy-makers chegaram ao consenso de que a superação da pobreza e da desigualdade seria possível a partir da aceleração do crescimento econômico;
a despeito de não serem fenômenos interligados, a pobreza e a desigualdade devem ser tratadas como se fossem um único problema;
havia um consenso longamente estabelecido de que as políticas sociais de combate à pobreza deveriam se concentrar em grupos étnicos menos favorecidos, como ameríndios e afrodescendentes;
a sociedade brasileira dispõe de recursos suficientes para assegurar que toda a população que se encontra abaixo da "linha de pobreza" seja retirada dessa situação;
houve um consenso ao longo da década de que a política de combate à desigualdade mais eficaz é aquela voltada para as mulheres.
Com relação ao índice de Gini, é correto afirmar:
Não é possível utilizá-lo para medir o grau de desigualdade de posse da terra em uma região.
As distribuições perfeitamente simétricas não podem apresentar diferentes graus de desigualdades
O índice de Gini não é um número adimensional.
O índice de Gini para o Brasil no período de 1977 a 1999 situou-se entre 0,58 e 0,64.
Quanto maior a área de concentração, melhor é a distribuição de renda.
O Brasil, nas últimas décadas, confirma, infelizmente, uma tendência de enorme desigualdade na distribuição de renda e elevados níveis de pobreza. Em relação ao tema, considere as seguintes afirmativas:
1. No período 1977 a 1999, os indivíduos que correspondem à parcela dos 10% mais ricos se apropriaram de uma renda média que oscila entre 22 e 31 vezes acima do valor da renda obtida pelos 40% mais pobres da população brasileira.
2. No período 1977 a 1999, o 1% mais rico da sociedade brasileira concentrou uma parcela da renda superior à apropriada por todos os 50% mais pobres.
3. Os 50% mais pobres da população brasileira detiveram, ao longo do período 1977 a 1999, entre 10,5% a 13% da renda das famílias brasileiras.
4. O extraordinário grau de desigualdade de renda brasileiro encontra-se no núcleo da explicação do porquê o grau de pobreza no Brasil é significativamente mais elevado do que em outros países com renda per capita similar.
Assinale a alternativa correta.
Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras
Somente as afirmativas 3 e 4 são verdadeiras
Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
Economia - Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
A análise da microeconomia do setor público é fundamental para a compreensão de questões relevantes associadas à intervenção do governo nas economias de mercado. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A redução da pobreza no Brasil, mesmo sem ser acompanhada por melhorias significativas na distribuição de renda, é compatível com melhorias do nível de bem-estar de acordo com a visão rawlsiana.
Economia - Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
No que se refere ao comportamento da produção e do emprego nos estados e regiões brasileiras na década passada, julgue os itens seguintes.
A região Sudeste permanece absorvendo mais da metade do contingente de mão-de-obra empregada na indústria brasileira, seguida das regiões Nordeste e Sul, nesta ordem.
Economia - Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Julgue os itens a seguir, com base na questão das desigualdades regionais.
Uma crítica à conclusão da redução das desigualdades regionais é a de que esta não é robusta, sendo sensível ao tipo de indicador utilizado para caracterizar as desigualdades.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...