Questões sobre Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil

Lista completa de Questões sobre Pobreza e Desigualdade da Renda no Brasil para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A tabela abaixo foi retirada de um estudo que relaciona anos de escolaridade com renda média no Brasil, em 2006.

O exame da tabela permite concluir que

  • A.

    há uma oportunidade para reduzir a desigualdade de renda por meio de investimentos em educação.

  • B.

    a taxa de retorno para a educação declina quando aumenta o nível educacional.

  • C.

    a taxa de retorno independe de raça, gênero ou classe social.

  • D.

    tendo em vista seu baixo retorno, o ensino deveria ser gratuito em todos os níveis.

  • E.

    as taxas de retorno têm sido estáveis ao longo do tempo.

O gráfico abaixo mostra a curva de Lorenz para o caso de um país com duas classes sociais: os pobres, que são 80% da população e auferem 20% da renda do país e os ricos, que são 20% da população e auferem 80% da renda. Suponha que dentro de cada classe social a distribuição de renda seja uniforme.

Essa situação gera um coeficiente de Gini similar ao do Brasil atual. O valor desse coeficiente é de

  • A.

    0.2

  • B.

    0.4

  • C.

    0.6

  • D.

    0.8

  • E.

    1.0

Amartya Sen e outros colaboradores criaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como forma de avaliar o grau de desenvolvimento e as condições de vida de um país. Tal índice combina a renda média com indicadores de

  • A.

    nível educacional e de longevidade.

  • B.

    igualdade racial e de produção per capita.

  • C.

    desemprego e de concentração da renda.

  • D.

    nível educacional e de mortalidade infantil.

  • E.

    liberdade empresarial e de situação política.

Julgue os próximos itens, relativos ao papel das agências de fomento, do desenvolvimento econômico e social e dos indicadores sociais, em particular o índice de desenvolvimento humano (IDH).

O IDH surgiu no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para classificar os países pelo grau de desenvolvimento humano. O IDH, atualmente, contempla três dimensões: vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e padrão de vida decente.

  • C. Certo
  • E. Errado

O crescimento econômico de um país, no sentido do aumento do PIB real per capita, normalmente reduz a pobreza (aumentando a renda média dos pobres). Mas, muitas vezes, piora a distribuição de renda, pois a renda média dos pobres aumenta menos que a renda média total. No entanto, segundo estudiosos do assunto, em alguns países asiáticos de alto crescimento não aconteceu esta piora na distribuição de renda porque

  • A. o crescimento não foi heterogêneo, não foi centrado em alguns setores enquanto outros estagnavam, criando problemas estruturais.
  • B. foram priorizados os setores de tecnologia de ponta no processo de crescimento.
  • C. houve ênfase em investimentos para atender ao mercado externo.
  • D. houve controle rígido da migração rural-urbana.
  • E. houve controle rígido da migração rural-urbana.

Acerca do desenvolvimento econômico e social e das transformações do papel do Estado nas sociedades contemporâneas e no Brasil, julgue os itens a seguir.

As desigualdades socioeconômicas da população brasileira aumentaram após a Constituição Federal de 1988. Devido ao ambiente econômico marcado pela falta de crescimento, a política social não conseguiu reduzir a pobreza e a desigualdade no Brasil.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Ainda que o Brasil seja um país marcado por grandes diversidades regionais, os cálculos do IDH para as unidades da federação revelam resultados homogêneos para os estados brasileiros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, com relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Um dos objetivos do IDH é oferecer um contraponto ao PIB per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Para tanto, o IDH, calculado para todos os países membros da ONU, além de computar o PIB per capita em dólar, depois de corrigí-lo pelo poder de compra da moeda de cada país, também leva em conta dois outros componentes, a longevidade e a educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base na figura acima, que representa uma curva de Lorenz de determinado país hipotético e na teoria relativa à distribuição de renda, julgue os itens seguintes.

A área hachurada " da figura, situada entre a curva de Lorenz e a curva de perfeita desigualdade, pode ser denominada área de igualdade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos aspectos técnicos e políticos do desenvolvimento econômico e social, julgue os itens de 97 a 104.

No Brasil, a desigualdade espacial de renda e de crescimento econômico tem acompanhado a evolução histórica do país desde os tempos coloniais.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...