Questões de Economia da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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O Produto Interno Bruto de um país

  • A.

    é sempre maior que o seu Produto Nacional Bruto.

  • B.

    é sempre maior que as suas exportações totais.

  • C.

    é maior que o Produto Nacional Bruto se a renda líquida recebida do exterior for positiva.

  • D.

    exclui as importações de bens de consumo.

  • E.

    inclui as importações de bens de investimento.

A função utilidade de um consumidor de dois bens é dada pela expressão U = 3 X Y, onde U é a utilidade que obtém ao consumir as quantidades X e Y dos dois bens, X > 0 e Y > 0. Tal função

  • A.

    é homogênea do grau três.

  • B.

    gera curvas de indiferença retas.

  • C.

    é crescente em X e decrescente em Y.

  • D.

    apresenta utilidade marginal de X crescente com Y.

  • E.

    tem um máximo no ponto (X, Y) = (2, 3).

Uma empresa industrial está produzindo uma certa quantidade de um bem e, se aumentar a produção, o custo total médio diminuirá. Então, nesse volume de produção, o custo

  • A.

    fixo é nulo ou insignificante.

  • B.

    fixo é maior do que o custo total.

  • C.

    variável diminuirá se a produção aumentar.

  • D.

    variável médio diminuirá se a produção aumentar.

  • E.

    marginal é menor do que o custo total médio.

Suponha que duas empresas, usando diferentes tecnologias, atuem num determinado mercado e se comportem como um duopólio de Cournot em equilíbrio. Nessas circunstâncias,

  • A.

    a empresa que produz mais cobrará o menor preço.

  • B.

    o preço será maior que os custos marginais das empresas.

  • C.

    o custo marginal da menor empresa será igual ao preço de mercado.

  • D.

    os custos médios das duas empresas serão iguais.

  • E.

    os custos marginais das duas empresas serão iguais.

Um aumento da taxa de juros doméstica, em uma economia aberta, tende a reduzir a

  • A.

    demanda por moeda e por quase-moedas que não paguem juros aos seus detentores.

  • B.

    lucratividade dos bancos que captem muitos depósitos à vista.

  • C.

    entrada de capitais financeiros externos.

  • D.

    taxa de desemprego no mercado de trabalho.

  • E.

    valorização cambial da moeda nacional em relação à estrangeira.

A política econômica do Governo JK, baseada em três orientações (aumento da intervenção do governo na economia; incentivo aos empresários nacionais para ampliação e abertura de novas indústrias; incentivo aos empresários estrangeiros para instalação de empreendimentos no país), obteve resultados expressivos na área da expansão industrial, mas, de acordo com alguns estudiosos, gerou contradições, como, por exemplo, o(a)

  • A.

    favorecimento à concentração de capital.

  • B.

    aumento de oportunidades para o pequeno capital se estabelecer.

  • C.

    obtenção de equilíbrio financeiro em relação ao comércio internacional.

  • D.

    redução da dependência externa.

  • E.

    manutenção de baixas taxas inflacionárias.

Analise as descrições dos tipos de licença ambiental apresentadas abaixo.

Tipo I

Sua emissão ocorre com a aprovação do EIA/RIMA, sendo um instrumento indispensável à solicitação de financiamentos e obtenção de incentivos fiscais. Sua finalidade é estabelecer condições para que o empreendedor possa prosseguir com a elaboração de seu projeto, embora tal licença não autorize qualquer obra ou serviço no local do empreendimento.

Tipo II

É concedida após a realização de vistoria e da confirmação do funcionamento dos sistemas de controle ambiental. Também autoriza o início da realização do empreendimento e ocorre com prazo de validade. Esse prazo pode ser renovado após a realização de nova vistoria e quando, por exemplo, a atividade demanda ampliação de sua área de intervenção.

Os dois tipos de licença ambiental descritos são, respectivamente, licença

  • A.

    Prévia e de Operação.

  • B.

    de Operação e Prévia.

  • C.

    de Operação e de Instalação.

  • D.

    de Instalação e de Pré-operação.

  • E.

    de Instalação e Prévia.

A tabela abaixo foi retirada de um estudo que relaciona anos de escolaridade com renda média no Brasil, em 2006.

O exame da tabela permite concluir que

  • A.

    há uma oportunidade para reduzir a desigualdade de renda por meio de investimentos em educação.

  • B.

    a taxa de retorno para a educação declina quando aumenta o nível educacional.

  • C.

    a taxa de retorno independe de raça, gênero ou classe social.

  • D.

    tendo em vista seu baixo retorno, o ensino deveria ser gratuito em todos os níveis.

  • E.

    as taxas de retorno têm sido estáveis ao longo do tempo.

O gráfico abaixo mostra a curva de Lorenz para o caso de um país com duas classes sociais: os pobres, que são 80% da população e auferem 20% da renda do país e os ricos, que são 20% da população e auferem 80% da renda. Suponha que dentro de cada classe social a distribuição de renda seja uniforme.

Essa situação gera um coeficiente de Gini similar ao do Brasil atual. O valor desse coeficiente é de

  • A.

    0.2

  • B.

    0.4

  • C.

    0.6

  • D.

    0.8

  • E.

    1.0

Amartya Sen e outros colaboradores criaram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como forma de avaliar o grau de desenvolvimento e as condições de vida de um país. Tal índice combina a renda média com indicadores de

  • A.

    nível educacional e de longevidade.

  • B.

    igualdade racial e de produção per capita.

  • C.

    desemprego e de concentração da renda.

  • D.

    nível educacional e de mortalidade infantil.

  • E.

    liberdade empresarial e de situação política.

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