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A respeito do VaR (= value at risk) e da duration dos projetos, e considerando a incerteza sobre a taxa de juros, pode-se afirmar que
se a taxa de juros da economia aumentar, os projetos de maior duration vão sofrer uma queda de seu valor presente líquido menor do que os de menor duration.
dado um certo nível de confiança, os projetos de maior duration têm um menor VaR dos que os de menor duration.
um VaR de R$ 15 milhões ao nível de confiança de 95% significa que o nível de perda de R$ 15 milhões só será superado em 5% dos casos.
os riscos de variação cambial sempre aumentam o VaR calculado considerando apenas os riscos de variação nos juros.
a metodologia do cálculo do VaR, quando há vários riscos simultâneos, não deve levar em conta a correlação entre eles.
A figura abaixo mostra o Valor Presente Líquido (VPL) de dois projetos, em função da taxa de desconto usada. A taxa de juros de mercado para estes projetos é R.
Com base nessas informações, é possível concluir que
o projeto A é menos interessante que B, pois tem menor TIR.
o VPL do projeto A é menos sensível às variações da taxa de juros do que o de B.
a taxa de juros de mercado deveria ser igual à TIR do projeto B.
à taxa de juros do mercado, o VPL de A é maior do que o de B.
se A e B fossem mutuamente exclusivos, seria melhor fazer B, pois tem maior TIR.
O período de repagamento do investimento realizado num projeto (payback period)
é um critério falho para escolha de projetos, por não considerar todo o fluxo de caixa gerado.
é o número de anos necessários para que o valor presente líquido do projeto se torne positivo.
é um critério que beneficia os projetos de maior Taxa Interna de Retorno (TIR).
leva à preferência por projetos de maior duration.
leva à preferência por projetos com repagamento a mais longo prazo.
Os gastos de uma empresa incluem os custos e as despesas, sendo que, normalmente,
as despesas são os gastos diretamente ligados à compra de matéria-prima para a produção.
os custos são os gastos associados diretamente à produção.
os gastos com a energia elétrica usada na produção são considerados despesas variáveis.
o custo de produzir uma unidade a mais do produto é chamado custo unitário ou médio.
uma empresa eficiente deve produzir até que seu custo médio seja igual ao preço de venda.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O gráfico acima mostra as curvas IS e LM. Uma política fiscal expansiva deslocaria a curva IS de sua posição inicial?
O gráfico abaixo mostra a estrutura a termo da taxa de juros numa certa economia.
Os gráficos da estrutura a termo da taxa de juros:
tornam-se ascendentes se houver uma expansão monetária.
mostram a taxa de juros para diversos prazos de vencimento.
mostram a quantidade ofertada de fundos para empréstimo.
mostram menores taxas de juros para os empréstimos a longo prazo.
O gráfico acima mostra as curvas de demanda e de oferta no mercado competitivo de soja. Um aumento do preço de fertilizantes agrícolas vai provocar:
uma quantidade de equilíbrio final no mercado de soja superior à quantidade de equilíbrio inicial q0.
um preço de equilíbrio final de soja inferior ao preço de equilíbrio inicial p0.
Fatores internos e externos podem afetar a gestão do fluxo de caixa, ocasionando diferenças acentuadas entre o valor previsto e o valor realizado, comprometendo a eficácia e a liquidez do sistema. Dos itens abaixo, qual é o de natureza interna?
Distribuição de lucros incompatíveis com a capacidade de geração de caixa.
Redução das vendas em decorrência de retração do mercado.
No gráfico acima aparece em traço cheio a curva de demanda por maçãs. Sendo as pêras um bem substituto para as maçãs, um aumento de preço da pêra:
altera a curva de demanda por maçãs para uma posição como A B.
altera a curva de demanda por maçãs para uma posição como C D.
altera a curva de demanda por maçãs para uma posição como A D.
não altera a posição da curva de demanda por maçãs.
Assinale a opção que NÃO pode ser considerada como uma das funções básicas da política orçamentária brasileira.
Promover a redução das desigualdades sociais através de aplicações em benefício das classes menos favorecidas.
Prover o atendimento das necessidades coletivas da população.
Ajustar o superavit ou o deficit, destinando-o ou financiando-o de acordo com os objetivos da política econômica vigente.
Regular o nível da demanda agregada, contribuindo para o maior ou menor emprego dos fatores de produção.
Definir as fontes, as destinações e o emprego de recursos de acordo com a orientação das instituições credoras do país.
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