Lista completa de Questões de Economia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Julgue os próximos itens, relativos às curvas de custo de curto e longo prazos. Nas economias ou deseconomias de escala, a curva de custo médio de longo prazo é formada pelos pontos de mínimo das curvas de custo médio de curto prazo.
Julgue os próximos itens, relativos às curvas de custo de curto e longo prazos. No curto prazo, a lei dos retornos marginais decrescentes começa a vigorar a partir do ponto em que o custo marginal seja igual ao custo variável médio.
Acerca das teorias cardinal e ordinal da utilidade, das curvas de indiferença e da escolha ótima, julgue os itens seguintes. Considere um consumidor com função utilidade dada por U(X1, X2) = 2X1 + X2. Nesse caso, a escolha ótima do consumidor pelo bem X1 se dará no ponto em que a taxa marginal de substituição for tangente a sua reta orçamentária.
Acerca das teorias cardinal e ordinal da utilidade, das curvas de indiferença e da escolha ótima, julgue os itens seguintes. De acordo com a teoria ordinal, as funções utilidade U e V representariam as mesmas preferências se
Com base nas teorias de bem-estar, julgue os itens subsequentes. A fronteira de possibilidades de utilidade corresponde ao conjunto de níveis de utilidade associados a alocações eficientes de Pareto.
Com base nas teorias de bem-estar, julgue os itens subsequentes. Em uma economia de trocas, a distribuição de renda independe das dotações iniciais dos agentes.
Com base nas teorias de bem-estar, julgue os itens subsequentes. Em uma economia com apenas um tipo de bem, a alocação em que cada indivíduo dessa economia recebe de um planejador central o mesmo número de unidades do bem é eficiente no sentido de Pareto, mesmo que as preferências dos indivíduos pelo bem sejam diferentes.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Em uma economia, a tecnologia de uma empresa monopolista para produção de determinado bem é descrita pela função custo total CT = 10 + 20q + q2, em que q é a quantidade produzida do bem. A demanda de mercado por esse mesmo bem é dada por q = 200 p, em que q é a quantidade demandada do bem e p, o seu preço de mercado.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
Caso uma segunda firma entre nesse mercado com a mesma tecnologia, o preço de equilíbrio do bem, em concorrência perfeita, será de 110 unidades monetárias.Em uma economia, a tecnologia de uma empresa monopolista para produção de determinado bem é descrita pela função custo total CT = 10 + 20q + q2, em que q é a quantidade produzida do bem. A demanda de mercado por esse mesmo bem é dada por q = 200 p, em que q é a quantidade demandada do bem e p, o seu preço de mercado.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
O markup da firma monopolista é de 45 unidades monetárias.Acerca das diferentes estruturas de mercado e da indústria, dos seus impactos sobre preços, das estratégias de atuação e das formas para determinação do nível de concorrência, julgue os itens seguintes. Os gastos com propaganda de firmas estabelecidas em determinado mercado podem representar barreiras à entrada de novos competidores, na medida em que esse investimento impõe custo irrecuperável para a atuação das empresas entrantes.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...