Lista completa de Questões de Economia da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os próximos itens, relativos a déficit público, resultado primário e dívida pública. O resultado primário de estados, municípios e suas estatais apresenta tendência de crescimento desde 2007, o que aumenta a sua contribuição para o superávit primário do setor público.
No que diz respeito ao comportamento recente da economia brasileira, julgue os itens que se seguem. A política econômica atual do Brasil, segundo o discurso governamental vigente, está pautada pelo tripé câmbio flutuante, meta de inflação e responsabilidade fiscal.
Economia - Crescimento x Desenvolvimento Econômico Brasileiro no Século XX - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os próximos itens, referentes ao Estado brasileiro e a política industrial. Uma das justificativas para a adoção de políticas industriais no Brasil ao longo do século XX foi a proteção à indústria nascente. Tal argumento só é válido se o custo marginal de produção de cada firma diminuir com o volume produzido por todas as firmas ao longo do tempo.
Economia - A Economia Agro-Exportadora e o Desenvolvimento Industrial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Considerando a medida Herfindahl-Hirschman Index (HHI) de concentração do mercado e que os valores do HHI para os setores de extração de minério de ferro e de fabricação de automóveis no Brasil sejam de 0,40 e 0,17, respectivamente, julgue o item abaixo. Segundo os dados apresentados, o mercado de extração de minério de ferro é mais concentrado do que o de fabricação de automóveis no Brasil.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os próximos itens, referentes ao Estado brasileiro e a política industrial. De acordo com o argumento do Big-push, proposto por Rosenstein-Rodan, determinados investimentos só se tornam economicamente viáveis se forem realizados ao mesmo tempo, o que criaria espaço para a intervenção do governo na economia.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os próximos itens, referentes ao Estado brasileiro e a política industrial. Um argumento tradicionalmente apontado na literatura para justificar incentivos governamentais à indústria é o de que este setor tem maior encadeamento com o restante da economia quando comparado à agricultura e aos serviços, pois demanda insumos de outros setores e tem maior capacidade de geração de empregos.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
Julgue os próximos itens, referentes ao Estado brasileiro e a política industrial. A criação de uma empresa estatal para operar um setor no qual haja monopólio natural pode elevar o bem-estar social.
Julgue os próximos itens, referentes ao Estado brasileiro e a política industrial. A criação da Companhia Siderúrgica Nacional no governo de Getúlio Vargas pode ser considerada um caso de intervenção governamental na economia para solucionar uma falha de mercado.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
A base monetária é definida como a soma do papel-moeda em poder do público com os encaixes voluntários e obrigatórios dos bancos comerciais. Os meios de pagamento no conceito restrito (M1) são definidos pela soma do papel moeda em poder do público com os depósitos a vista nos bancos comerciais. Com relação a esse tema e ao desenvolvimento da teoria monetária, julgue os itens seguintes. Caso o multiplicador dos meios de pagamento se mantenha constante, os meios de pagamento no conceito restrito (M1) aumentarão quando o governo federal depositar recursos da arrecadação tributária em sua conta no BCB.
Economia - Fundamentos da Teoria e Política Macroeconômica - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2014
A base monetária é definida como a soma do papel-moeda em poder do público com os encaixes voluntários e obrigatórios dos bancos comerciais. Os meios de pagamento no conceito restrito (M1) são definidos pela soma do papel moeda em poder do público com os depósitos a vista nos bancos comerciais. Com relação a esse tema e ao desenvolvimento da teoria monetária, julgue os itens seguintes. O multiplicador dos meios de pagamento diminuirá caso o público decida manter maior proporção dos meios de pagamento sob a forma de depósitos bancários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...