Lista completa de Questões de Economia da Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) - 2007
Suponha que um corte tributário seja acompanhado por um aumento no estoque de moeda. Nesse caso, dentro da estrutura IS-LM:
Tanto o produto como a taxa de juros diminuiriam.
O produto aumentaria, mas a taxa de juros não se alteraria.
Tanto o produto como a taxa de juros aumentariam.
O produto diminuiria e a taxa de juros aumentaria.
O produto aumentaria e a taxa de juros diminuiria.
Nos contratos de opções, o lançador e o titular de uma opção de compra (call) têm os seguintes direitos e obrigações:
O lançador tem o direito de receber o prêmio pela venda da opção e a obrigação de vender o ativo objeto ao titular da opção, enquanto o titular tem o direito de comprar o ativo objeto e a obrigação de pagar o prêmio ao lançador do ativo objeto.
O lançador tem o direito de pagar o prêmio pela compra da opção e a obrigação de comprar o ativo objeto do titular da opção, enquanto o titular tem o direito de vender o ativo objeto e a obrigação de receber o prêmio do lançador do ativo objeto.
O titular tem o direito de receber o prêmio pela venda da opção e a obrigação de vender o ativo objeto ao titular da opção, enquanto o lançador tem o direito de comprar o ativo objeto e a obrigação de pagar o prêmio ao lançador do ativo objeto.
O titular tem o direito de pagar o prêmio pela compra da opção e a obrigação de comprar o ativo objeto do titular da opção, enquanto o lançador tem o direito de vender o ativo objeto e a obrigação de receber o prêmio do comprador do ativo objeto.
O lançador tem o direito de receber o valor do título ou ação pela venda da opção e a obrigação de vender o ativo objeto ao titular da opção, enquanto o titular tem o direito de comprar o ativo objeto e a obrigação de pagar ao lançador, no ato da compra, o valor integral do ativo objeto.
Na abordagem inercialista, a indexação generalizada é tida como:
Um dos fatores aceleradores da inflação.
Fator neutro, que não exerce qualquer influência sobre os níveis da inflação corrente, servindo apenas para aferir os níveis da inflação passada.
A única causa dos processos inflacionários.
Um dos fatores mantenedores de realimentação da inflação.
Rígida na demanda em relação às mudanças dos preços.
Segundo Weber, na localização industrial atuam os fatores aglomerativo e desaglomerativo que são capazes de explicar a concentração e a dispersão da indústria em certa região. Estes fatores atuam da seguinte forma:
O fator aglomerativo atua de forma a facilitar as transações entre as empresas do mesmo ramo, enquanto o fator desaglomerativo facilita a competitividade em novos mercados.
O fator aglomerativo forma uma rede de troca competitiva entre empresas que dificulta o crescimento isolado da empresa, já no fator desaglomerativo o custo de operação da empresa é maior, mas confere maior autonomia administrativa.
O fator aglomerativo atua na redução de custo que uma empresa de certa indústria consegue ao se localizar junto a outras empresas, já o fator desaglomerativo representa a economia de custo obtida pelo distanciamento em relação às empresas já estabelecidas.
O fator aglomerativo atua de forma a facilitar as transações entre as empresas de mesmo ramo embora aumente seu custo operacional, já no fator desaglomerativo o custo de operação da empresa é maior, mas confere maior autonomia administrativa.
O fator aglomerativo forma uma rede de troca competitiva entre empresas que dificulta o crescimento isolado da empresa, já, o fator desaglomerativo representa a economia de custo obtida pelo distanciamento em relação às empresas já estabelecidas.
Na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F), a função principal da câmara de compensação é:
Evitar a especulação com contratos de futuros.
Supervisionar as negociações no pregão.
Assegurar que todos os contratos sejam cumpridos.
Pagamento de taxas de corretagens.
Fixar os preços futuros.
O que se entende por rentabilidade sobre um investimento?
É o retorno (ganho ou perda) sobre o capital, montante inicial, valor presente ou principal investido.
É o retorno (sempre positivo) sobre o capital, montante inicial, valor presente ou principal investido.
É o valor monetário (absoluto) de uma operação de venda de títulos no mercado financeiro.
É o percentual de ganho sobre um investimento (retorno absoluto).
É o montante de valores monetários, ganho em um investimento (retorno relativo).
Por que utilizamos o método dos mínimos quadrados generalizados para corrigir heterocedasticidade?
Por ser um método sofisticado.
Porque os mínimos quadrados generalizados geram os melhores estimadores lineares não viesados.
O método dos mínimos quadrados generalizados não é utilizado para corrigir heterocedasticidade.
Porque na heterocedasticidade existe correlação entre duas variáveis explanatórias.
Quando o teste de Park acusar homocedasticidade.
A proposta da economia solidária se fundamenta nos princípios eqüitativos de Rochdale, (meados do século XIX), a partir de uma cooperativa de consumo, com o intuito de redução de custos e aumento da qualidade dos alimentos consumidos. Estes preceitos estão sustentados até os dias de hoje e são ratificados nos congressos internacionais sobre cooperativismo em todo o mundo, dando sustentação para as propostas de cooperativismo popular a partir da noção de economia solidária. Tais princípios são:
I. Deve ser gestionada por princípio democrático, para cada sócio um voto, e ser uma sociedade aberta desde que respeitada a cota de capital mínimo para todos.
II. Todo dinheiro investido na cooperativa deve ser remunerado por uma taxa de juros e as sobras de receita, deduzidas todas as despesas, devem ser distribuídas entre os sócios em proporção às compras que fizerem na cooperativa.
III. Todas as vendas devem ser à vista e os produtos vendidos não necessariamente devem ser puros e de qualidade.
IV. A cooperativa deve promover a educação dos sócios nos princípios do cooperativismo e deve ser neutra do ponto de vista político e religioso.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas:
I e II.
II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
I, III e IV.
Economia - Aplicação da Análise Microeconômica e Políticas Públicas - Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) - 2007
As formas mais tradicionais de políticas públicas para conter o nível de emissões de poluentes ao meio ambiente são: regulamentação direta, denominada permissões negociadas, e estabelecimento de uma taxa sobre a emissão de poluentes chamada taxa pigouviana. O que são permissões negociadas?
É um imposto sobre a unidade poluição emitida que deve igualar-se ao custo marginal social dessa poluição no nível ótimo de emissão.
É um sistema em que o governo estabelece um limite máximo para a emissão de poluentes e o divide entre firmas poluidoras por meio de permissões para poluir, que podem vender a cota delas caso esteja abaixo do limite permitido.
É uma modalidade de negociação entre os poluidores, buscando estabelecer um valor a ser ressarcido, um de outro, quando a emissão ultrapassar o limite permitido pelo governo e tomando por base a taxa pigouviana.
É um imposto sobre a unidade poluição emitida, buscando estabelecer um valor a ser ressarcido do governo, quando a emissão ultrapassar o limite permitido pela legislação.
É um sistema em que o governo estabelece um limite máximo para a emissão de poluentes, quando a emissão ultrapassar o limite permitido pela legislação.
Economia - A Inflação / As Tentativas de Estabilização / O Plano Real / Sistema de Metas de Inflação - Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS UEL) - 2007
O Plano Real foi diferente dos demais planos de estabilização econômica por apresentar três fases distintas na sua implantação. Assinale a alternativa que reúne estas fases:
A primeira fase, heterodoxa, alterou os contatos da economia congelando preços e salários e criou a CPMF. A segunda fase, heterodoxa, preparou as reformas da previdência social e fiscal, em conjunto com a URV. A terceira fase transformou a URV em Real e liberou as importações com taxa cambial flexível.
A primeira fase, heterodoxa, alterou os contatos da economia congelando preços e salários e criou a FSE. A segunda fase, heterodoxa, com a introdução da URV. A terceira fase transformou a URV em Real e liberou as importações com taxa cambial fixa.
A primeira fase, ortodoxa, alterou os contatos da economia congelando preços e salários e criou a CPMF. A segunda fase, heterodoxa, com a introdução da URV e conversão de salários pela média do período. A Terceira fase iniciou-se com transformação da URV em Real, fundindo-se neste as três funções da moeda: meio de troca, unidade de conta e reserva de valor.
A primeira fase, ortodoxa, trata do ajuste fiscal, com a criação do IPMF e do FSE. A segunda fase, heterodoxa, com a introdução da URV. A Terceira fase iniciou-se com transformação da URV em Real, fundindo-se neste as três funções da moeda: meio de troca, unidade de conta e reserva de valor.
A primeira fase, ortodoxa, trata do ajuste fiscal, com a criação do IPMF e do FSE. A segunda fase, heterodoxa, com a introdução da URV e conversão de salários pela média do período. A segunda fase, heterodoxa, com a introdução da URV. A terceira fase transformou a URV em Real e liberou as importações com taxa cambial fixa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...