Lista completa de Questões de Economia da Dom Cintra Fundação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na Teoria das Finanças Públicas, Musgrave estabeleceu que o Estado possui três importantes funções econômicas. Os programas de transferência de renda para populações carentes representa a seguinte função econômica do Estado:
distributiva;
meritória;
altruísta;
de combate a pobreza;
progressista
O fato de o mercado não alocar os fatores de produção de forma a garantir equidade decorre das falhas de mercado. Existe uma falha de mercado que se manifesta pelo fato de um bem ou serviço considerado relevante não ser ofertado pelo setor privado, ainda que seu custo de produção esteja abaixo daquilo que os consumidores estariam dispostos a pagar. Esta falha é denominada:
rendimentos decrescentes;
externalidade de produção;
alocação restrita;
mercados incompletos;
fiscalismo neutro.
Existem impostos que são prejudiciais à eficiência econômica, na medida em que distorcem os preços relativos e estimulam, desnecessariamente, a integração vertical na produção, o que tende a aumentar os custos. Esses impostos prejudicam sobretudo produtos que passam por um maior número de etapas de produção e distribuição. Trata-se de impostos:
aceleradores;
cumulativos;
acumuladores na cadeia;
de cascata múltipla;
sobretaxados
As políticas monetária e fiscal representam instrumentos de atuação do governo, com o objetivo de permitir que a economia opere a pleno emprego, com baixas taxas de inflação e com uma distribuição de renda justa. Neste sentido, se o objetivo principal do governo fosse o controle da inflação, a medida apropriada seria:
fixar a taxa de câmbio
diminuir o estoque monetário
aumentar os gastos do governo
elevar as tarifas de importações
ampliar a política de incentivo às exportações
Quando a elasticidade-renda de um bem é menor do que um e maior do que zero, pode-se dizer que se trata de um bem:
de luxo;
superior;
normal;
inferior;
complementar.
Com relação ao sistema tributário, quanto mais elástica em relação aos preços for a curva de demanda e menos elástica em relação aos preços for a curva de oferta, pode-se dizer que:
maior parcela de tributos recai sobre os consumidores;
o governo arrecada menos;
o governo arrecada mais;
maior parcela de tributos recai sobre os produtores;
há transferência de renda para os consumidores.
Com relação à elasticidade-preço da demanda, quanto maior o grau de utilidade do produto para o consumidor, é possível dizer-se que:
a demanda não se altera;
mais elástica será a demanda;
a elasticidade-preço tenderá a 1;
menos elástica será sua demanda;
a renda não influencia a demanda.
A representação estilizada que sugere que, a partir de certo nível de alíquota de imposto, qualquer elevação de taxa, em vez de aumentar a arrecadação total do governo, resulta em sua redução em virtude da evasão fiscal denomina-se Curva de:
Possibilidades de Produção;
Giffen;
Marshall;
Phillips;
Lafer.
Quando ocorre insuficiência de demanda agregada em relação à oferta agregada de pleno emprego, a medida de quanto a demanda agregada deve ser aumentada para que possa atingir o equilíbrio de pleno emprego denomina-se:
hiato inflacionário;
hiato deflacionário;
inflação de demanda;
desemprego estrutural;
vazamento de renda.
A demanda agregada de uma economia aberta é constituída pela soma do consumo das famílias, dos investimentos, dos gastos do governo e:
dos efeitos da tributação;
do saldo da conta capital;
da saída líquida de juros;
do investimento estrangeiro direto;
da demanda líquida do setor externo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...