Lista completa de Questões de Economia da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sejam:
BP = saldo total do balanço de pagamentos;
R = variação das reservas;
TC = saldo em transações correntes;
MC = soma do resultado dos movimentos de capitais. Considerando a nova metodologia do balanço de pagamentos, é incorreto afirmar que
Em determinadas transações econômicas, onde são formalizados contratos denominados na literatura de "incompletos", uma das partes contratantes pode realizar ações que comprometem os resultados esperados de acordo com o contrato, prejudicando a outra parte contratante. Essas ações, tomadas após a formalização do contrato, caracterizam o problema conhecido na literatura econômica como:
poder de mercado.
seleção adversa.
bem público.
risco moral.
custos irrecuperáveis.
Faz parte da conta de movimento de capitais na nova metodologia do Balanço de pagamentos, exceto,
As opções indicadas completam adquadamente a lacuna abaixo, exceto:
''Custos afundados (sunk costs) ____________________ _________________________.''
sua extensão depende de um mercado para máquinas e equipamentos usados.
dependem do grau de especificidade do uso do capital.
não podem ser recuperados quando a empresa sai do mercado.
facilitam a entrada de empresas no setor onde estes custos ocorrem.
dependem do volume de investimentos necessários para garantir a distribuição do produto (gastos com promoção, publicidade e formação da rede de distribuidores).
Com relação às assimetrias de informação, podemos afirmar que:
I. o oferecimento de garantia na compra de um produto é uma maneira de sinalizar a respeito da qualidade do produto e tentar solucionar a assimetria de informações quanto ao produto.
II. como exemplo de problema de seleção adversa, podemos citar o comportamento de motoristas que passam a ser menos cautelosos na escolha dos lugares onde estacionar, aumentando a probabilidade do carro ser furtado, devido ao fato de possuírem seguro contra furto do carro.
III. o fato de que as pessoas com mais problemas médicos são mais propensas a adquirir segurosaúde é um exemplo do problema de risco moral.
I e II verdadeiras, III falsa.
I e III falsas, II verdadeira.
I, II e III verdadeiras.
I falsa, II e III verdadeiras.
I verdadeira, II e III falsas.
No mundo real, mercados perfeitamente competitivos são raros, existindo falhas de mercado que justifi cam a intervenção do governo. Identifique a opção falsa.
São exemplos de falhas de mercado a existência de bens públicos e de externalidades.
Os bens públicos puros possuem as características de não-rivalidade e de impossibilidade de exclusão de seu consumo.
O sistema de preços reflete apenas os custos e os benefícios privados, sendo necessária a presença do governo para incorporar as externalidades ao custo privado, mediante, por exemplo, a tributação ou incentivo fiscal.
Diz-se que uma externalidade tem lugar quando a atividade econômica dos indivíduos, na produção, consumo ou troca, não afeta e não interfere com o interesse dos outros indivíduos.
Há externalidades positivas que podem demandar a intervenção do governo para que não haja uma suboferta.
Com relação aos meios de pagamentos adotados no Brasil, é incorreto afirmar que
Considere
o conceito de M1 e base monetária
c = papel moeda em poder do público ÷ M1
d = depósitos a vista ÷ M1
R = encaixes totais dos bancos comerciais ÷ depósitos a vista
m = valor do multiplicador da base monetária em relação aos meios de pagamentos.
Com base nesses conceitos, é incorreto afirmar que
Suponha uma economia em que as firmas estão inseridas num contexto de competição perfeita tanto no mercado do bem final como no mercado de fatores de produção. Suponha também que, em uma determinada indústria, são empregados apenas capital e trabalho para produzir um bem final. Segundo o que é conhecido na literatura como regras de Marshall da demanda derivada, ligadas à demanda por trabalho, é correto afirmar que:
Com base nas funções clássicas do Estado, assinale a única opção falsa.
As necessidades meritórias são aquelas que também são atendidas pelo setor privado e, portanto, não estão sujeitas ao princípio da exclusão.
A função estabilizadora do governo concentra seus esforços na manutenção de um alto nível de utilização de recursos e de um valor estável da moeda.
As necessidades meritórias e as necessidades sociais são atendidas, no Brasil, pelas três esferas de governo.
Na atual conjuntura brasileira, verifica-se atividade governamental no que se refere à distribuição de renda, via ações compensatórias, tais como as transferências de renda por meio da distribuição de cestas básicas.
A função alocativa do governo está associada ao fornecimento de bens e serviços não oferecidos adequadamente pelo sistema de mercado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...