Lista completa de Questões de Economia da Escola de Administração Fazendária (ESAF) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considere as seguintes informações para uma economia hipotética (em unidades monetárias):
Investimento privado: 500
Investimento público: 100
Poupança privada: 300
Poupança do governo: 200
Com base nessas informações e considerando as identidades macroeconômicas básicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, é correto afirmar que essa economia hipotética apresentou
Considere as seguintes informações para uma economia hipotética (em unidades monetárias):
Exportações de bens e serviços não fatores: 200
Importações de bens e serviços não fatores: 300
Renda líquida enviada ao exterior: 100
Com base nessas informações e considerando as identidades macroeconômicas básicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, é correto afirmar que essa economia hipotética apresentou:
Considere as seguintes informações para uma economia hipotética (em unidades monetárias):
Variação de estoques: 50.
Poupança líquida do setor privado: 270.
Depreciação: 30.
Déficit do balanço de pagamentos em transações correntes: 100.
Saldo do governo em conta corrente: 300.
Com base nessas informações e considerando as identidades macroeconômicas básicas decorrentes de um sistema de contas nacionais, é correto afirmar que a formação bruta de capital fixo dessa economia foi de:
Os mecanismos da tributação afetam grande parte do sistema econômico. Com relação à teoria da tributação, identifique a afirmativa correta.
Afirma-se que o conceito de tributo, de forma resumida, é sempre um pagamento compulsório em moeda, forma normal de extinção da obrigação tributária. No tocante ao conceito de tributo, no Brasil, aponte a única opção falsa.
A taxa tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia ou sua utilização efetiva ou potencial de serviço público, específico e divisível, prestado ou colocado à disposição do contribuinte.
Considere:
Md = demanda por moeda
P = nível geral de preços
Y = renda agregada
r = taxa de juros
Considere ainda:
Demanda real por moeda: Md/P = 0,3.Y – 20.r
Relação IS: Y = 650 – 1.000.r
Renda real de pleno emprego = 600
Considerando todas essas informações e supondo ainda que o nível geral de preços seja igual a 1, pode-se afirmar que a oferta real de moeda no equilíbrio de pleno emprego é igual a
Com relação às transações tipicamente fiscais, às Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP) e à Dívida Pública, identifique a única opção errada.
O custo de oportunidade do investimento em um ativo financeiro é o(a)
retorno esperado até o vencimento do ativo.
retorno esperado até o final do prazo da aplicação pelo investidor no ativo.
retorno existente no mercado em aplicações com o mesmo risco do ativo.
taxa de juros disponível no mercado de DI.
taxa de juros da caderneta de poupança.
Economia - O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
O grau e a natureza da inserção internacional do Brasil têm sido motivo de polêmica em função dos diferentes projetos políticos. Seja qual for a perspectiva adotada, alguns dados são relevantes para a análise.
As afirmações abaixo são relativas a essa questão. Identifique a que está correta.
O Brasil perdeu posições no ranking das maiores economias internacionais a partir de 1998. Isso se deve primordialmente ao lento ritmo de crescimento do PIB desde então.
O Brasil tem sido identificado como um dos integrantes de um bloco de países cujo desenvolvimento a longo prazo terá grandes implicações no cenário Internacional. Esse grupo, designado por BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) tem atuado internacionalmente em bloco e obtido concessões econômicas das nações desenvolvidas.
O Brasil tem uma participação nos fluxos mundiais de comércio inferior à sua participação no produto global, ao mesmo tempo em que é um dos maiores receptores de crédito e de investimentos externos.
Os dados relativos a investimentos estrangeiros no Brasil são ilusórios e fator de instabilidade porque são compostos majoritariamente de investimentos especulativos, sendo pequena a parcela referente a investimentos estrangeiros diretos líquidos.
A grande diversidade econômica, étnica e cultural brasileira é um elemento que facilita inserção política internacional do país, mas dificulta a inserção econômica num contexto de globalização econômica.
Economia - O Brasil no Novo Cenário Econômico Mundial - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Do ponto de vista da eficiência econômica e da competitividade dos produtos brasileiros nos mercados doméstico e internacional, há enormes entraves fiscais que precisam ser eliminados. Aponte a opção falsa no que concerne a esses entraves fiscais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...