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Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Considere o seguinte gráfico:
Com base nestas informações e supondo que o consumidor esteja no equilíbrio E, é correto afirmar que:
no equilíbrio "E", C1 = Y1 e C2 = Y2.
o consumo no primeiro período é menor do que a renda no primeiro período.
o modelo sugere a existência de restrições de crédito no primeiro período.
o consumidor é devedor no primeiro período.
alterações nas taxas de juros não provocam alterações nos consumos dos períodos 1 e 2.
Considere os seguintes dados para uma economia fechada e sem governo, num determinado período de tempo:
250
200
230
180
260
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Considere os seguintes dados:
Com base nessas informações, o nível do produto agregado de equilíbrio é de:
800
810
790
780
820
Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2003
Com relação à renda agregada, é correto afirmar que:
seu valor é igual à soma dos salários, lucros e aluguéis recebidos na economia num determinado período de tempo
seu valor é igual à soma dos salários e lucros recebidos na economia durante um determinado período de tempo.
seu valor é igual apenas à soma dos salários recebidos na economia durante um determinado período de tempo.
seu valor é igual à soma dos salários, lucros, juros e aluguéis recebidos na economia durante um determinado período de tempo.
seu valor é igual à soma dos salários, lucros e aluguéis recebidos menos os juros pagos pela economia num determinado período de tempo.
Considere os seguintes dados para uma economia hipotética
saldo nulo no balanço de pagamentos em transações correntes
superávit no balanço de pagamentos em transações correntes no valor de 15
déficit no balanço de pagamentos em transações correntes no valor de 25
superávit no balanço de pagamentos em transações correntes no valor de 25
déficit no balanço de pagamentos em transações correntes no valor de 15
Considere os seguintes dados para uma economia hipotética:
renda líquida enviada ao exterior igual a 60
renda líquida recebida do exterior igual a 60
c) renda líquida enviada ao exterior igual a 40
renda líquida recebida do exterior igual a 40
renda líquida enviada ao exterior igual a 50
Considere os seguintes dados:
+ 150 e zero
- 100 e - 50
- 100 e zero
- 100 e + 50
- 150 e zero
Com base no balanço de pagamentos, é incorreto afirmar que:
os investimentos diretos fazem parte dos denominados movimentos de capitais autônomos
o saldo total do balanço de pagamentos é sempre igual a zero
os empréstimos do Fundo Monetário Internacional fazem parte das denominadas transações compensatórias
os chamados capitais de curto prazo fazem parte dos denominados movimentos de capitais autônomos
despesas com turismo fazem parte da balança de serviços "não fatores"
Considere os seguintes lançamentos realizados entre residentes e não residentes de um país, num determinado período de tempo, em unidades monetárias:
saldo total nulo no balanço de pagamentos
déficit no balanço de pagamentos de 100
superávit em transações correntes de 70
superávit na balança comercial de 50
superávit no balanço de pagamentos de 50
Não está previsto no Tratado de Assunção que constituiu o Mercosul:
a coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais entre os Estados-Partes - de comércio exterior, agrícola, industrial, fiscal, monetária, cambial e de capitais, de serviços, alfandegária, de transportes e comunicações e outras que se acordem, a fim de assegurar condições adequadas de concorrência entre os Estados-Partes.
a livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos entre os países, através, entre outros, da eliminação dos direitos alfandegários e restrições não-tarifárias à circulação de mercadorias e de qualquer outra medida de efeito equivalente
o estabelecimento de uma tarifa externa comum e a adoção de uma política comercial comum em relação a terceiros Estados ou agrupamentos de Estados e a coordenação de posições em foros econômico-comerciais, regionais e internacionais.
a criação de critérios para a elaboração de normas referentes aos certificados de origem.
compromisso dos Estados-Partes de harmonizar suas legislações, nas áreas pertinentes, para lograr o fortalecimento do processo de integração.
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