Lista completa de Questões de Economia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Sobre a economia do Estado do Maranhão é correto afirmar que:
sua economia baseada no extrativismo do babaçu é fortemente influenciada pela população de 5.651.425 habitantes – dados de 2000 – e pela significativa densidade populacional de 26,95 habitantes por Km2.
o PIB do Maranhão tem sido influenciado pelo crescimento do turismo, levando o setor turístico à posição de principal gerador de empregos e de produção de riquezas da economia estadual.
o turismo tem influenciado significativamente todas as atividades econômicas do estado do Maranhão. No entanto, mais de 90% da economia estadual, todavia depende do extrativismo (babaçu e madeira) e do cultivo de mandioca, arroz, soja e milho. A indústria de transformação representa menos de 2,8% do PIB estadual.
sua economia se baseia na indústria (transformação de alumínio e alumina, alimentícia, madeireira), nos serviços, no extrativismo (babaçu), na agricultura (mandioca, arroz, milho) e na pecuária.
Considere um bem Y, que se produz utilizando trabalho (K), e cuja função de produção é:
Calcule quais são os valores das Produtividades Média [PM(K)] e Marginal [PMg(K)] do trabalho quando a empresas contrata 4 (quatro) trabalhadores:PM(K) = 04; PMg(K) = 35.
PM(K) = 10; PMg(K) = 5.
PM(K) = 15; PMg(K) = 2.
PM(K) = 10; PMg(K) = 10.
Em um mapa de ISOQUANTAS, se nos deslocamos ao longo de uma mesma curva, temos distintas:
combinações de fatores produtivos para obter a mesma quantidade de produto.
relações marginais de substituições entre os bens para diferentes níveis de produção e custo.
funções de produção, de custo e de isocusto.
funções de produção combinadas a uma única função de produção e de isocusto.
Suponha uma economia em que se produz dois bens, X e Y, utilizando trabalho (L), com produtividades médias e marginais constantes em ambas produções. Sabemos que a produtividade marginal no setor X é 4 (quatro) [PMg(Lx) = 4] e que no setor Y é 8 (oito) [PMg(Ly) = 8]. Quantas unidades de Y há que se deixar de produzir para aumentar a produção de X em 24 (vinte e quatro) unidades?
46,8.
48,6
84
48.
Se a produtividade marginal do trabalho é decrescente e os preços do trabalho e do produto triplicam, a produção que maximiza os lucros de uma empresa em Concorrência Perfeita:
permanecerá constante.
poderá diminuir, porém em nenhum caso poderá cair mais que 3/3.
triplicará se a elasticidade da demanda de mão-de-obra for igual a 1,8.
Uma função de produção do tipo x = ay1 αy2 βy3 γ (α > 0; β > 0; γ > 0; a>0), onde x é o fluxo de produção por unidade de tempo, y1, y2, y3 as quantidades aplicadas dos fatores ou insumos por unidade de tempo, apresenta:
Rendimentos constantes de escala quando: α + β < 2; e α + γ = 1.
Rendimentos decrescentes de escala quando: α + β + γ < 1.
Rendimentos decrescentes de escala quando: α + β + γ = 1.
Rendimentos crescentes de escala quando: α + β + γ = 0,5.
Os modelos econômicos são:
uma descrição complexa da realidade que permite conhecer relações entre qualquer variável em qualquer período de tempo.
uma descrição complexa no entanto incompleta da realidade que permite conhecer relações entre variáveis e realizar previsões das variáveis exógenas em função das variáveis endógenas.
uma previsão complexa da realidade que permite conhecer relações entre variáveis e realizar análises das variáveis endógenas em função das variáveis exógenas.
uma descrição simplificada da realidade que permite conhecer relações entre variáveis e realizar previsões das variáveis endógenas em função das variáveis exógenas.
Economia - INTRODUÇÃO A ECONOMIA - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
O problema fundamental com o qual a economia se preocupa é a:
pobreza, o nível de emprego e a distribuição de renda.
escassez, a pobreza, a distribuição de renda e o nível de emprego.
escassez
pobreza e o desemprego.
Economia - INTRODUÇÃO A ECONOMIA - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
Assinale a afirmativa INCORRETA:
A curva de possibilidade de produção dos bens X e Y mostra a quantidade mínima de X que deve ser produzida, para um dado nível de produção de Y, utilizando-se plenamente os recursos existentes.
Um modelo simplificado da economia classifica as unidades econômicas em "famílias" e "empresas", que interagem em dois tipos de mercados: mercado de bens de consumo e serviços e mercado de fatores de produção.
A inclinação da curva de possibilidade de produção dos produtos K e L mostra quantas unidades do bem K podem ser produzidas a mais, mediante a redução de um bem L.
Os mercados desempenham cinco funções principais: 1) estabelecem valores ou preços; 2) organizam a produção; 3) distribuem a produção; 4) racionam os bens, limitando o consumo à produção; 5) prognosticam o futuro, indicando como manter e expandir a capacidade produtiva.
Economia - INTRODUÇÃO A ECONOMIA - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2004
As expectativas racionais implicam que:
o erro cometido em um período é imediatamente corrigido no período subsequente uma vez que os agentes econômicos se adaptam perfeitamente as novas situações.
toda a informação disponível é utilizada eficientemente.
os agentes econômicos quase nunca cometem erros de previsão.
os agentes econômicos, mesmo utilizando de forma ineficiente as informações, não cometem erros de previsão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...