Lista completa de Questões de Economia da Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Os efeitos de longo prazo de uma política fiscal expansionista em uma economia com a taxa de câmbio fixa:
tem efeitos reais se a política fiscal for financiada permanentemente com dívida pública.
tem efeitos reais uma vez que provoca ganhos de competitividade.
não tem nenhum efeito real, já que no longo prazo seria obrigatória a implantação de uma política fiscal restritiva.
tem efeitos reais positivos se é acompanhada de uma redução da oferta de moeda.
Economia - O Lado Monetário da Economia - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Em relação aos Modelos Macroeconômicos Clássico e Keynesiano é correto afirmar que:
no Modelo Clássico, a taxa de juros é um fenômeno real, sendo determinada pela oferta de poupança e pela demanda de investimentos. Na Teoria Keynesiana, a taxa de juros é um fenômeno monetário, dado que é determinada pelo encontro da oferta de moeda com a demanda de moeda.
no Modelo Clássico, uma variação no volume dos meios de pagamentos afeta apenas o nível de preços na mesma proporção. Por outro lado, no Modelo Keynesiano, uma variação no volume dos meios de pagamentos pode afetar preços ou não, dependendo do impacto na demanda especulativa da moeda, do nível da taxa de juros, câmbio e inflação.
de acordo com o Modelo Keynesiano, pode existir recursos ociosos, ou seja, renda aquém do pleno emprego. Já no Modelo Clássico não é considerada a possibilidade de recursos ociosos, embora considere a possibilidade de desemprego do fator mão-de-obra.
os pilares do Modelo Clássico são: 1) a economia opera em pleno emprego; 2) a velocidade renda da moeda é constante; 3) a oferta cria sua própria demanda; 4) a taxa de juros é um fenômeno não monetário; 5) a Taxa de Câmbio sempre é flutuante. Os pilares do Modelo Keynesiano são: 1) possibilidade de equilíbrio macroeconômico com desemprego; 2) escassez de demanda agregada; 3) taxa de juros como fenômeno tipicamente monetário; 4) intervenção governamental como instrumento de conduzir a economia ao pleno emprego; 5) a Taxa de Câmbio sempre é fixa uma vez que não reflete as variações reais da economia e sim os desequilíbrios na condução da política monetária que resultam em inflação e desestabilização do câmbio.
Assinale a alternativa correta:
No Teorema do Orçamento Equilibrado, se o governo efetuar gastos no mesmo montante dos impostos recolhidos, o nível de renda nacional aumentará no mesmo montante do aumento nos gastos e nos impostos. Tal teorema, na literatura econômica, também é conhecido como Teorema do Multiplicador Unitário, Teorema de Haavelmo ou, ainda, como Multiplicador Keynesiano.
O aumento contínuo, generalizado e persistente de preços, a inflação, pode ser considerado como um imposto que incide sobre os encaixes reais. O Governo Federal arrecada tal imposto através da base monetária que ele emite durante o processo inflacionário, a fim de atender a demanda pela base. Tal variação do valor real da base monetária é conhecida como seignoriage.
A caixa de Edgeworth-Bowley permite o cruzamento entre as curvas de indiferença de um mesmo indivíduo. Além disso, dentro de uma caixa de Edgeworth-Bowley, a taxa marginal de substituição de um indivíduo coincide com a taxa marginal de substituição de outro indivíduo ao longo da curva de contrato.
Em qualquer Estrutura de Mercado, seja ela Concorrência Perfeita, Monopólio, Concorrência Monopolística ou Oligopólio, o Lucro Econômico é maior que o Lucro Contábil. Por Lucro Econômico entende-se como aquele lucro além e acima do que é necessário para manter o capital da firma. O Lucro Econômico é a remuneração da capacidade empresarial.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Quanto ao Estado se fazer presente na economia brasileira, pode-se recordar o episódio dos anos 70, quando o preço do petróleo quadriplicou provocando dificuldades nas contas externas. Assinale nas alternativas abaixo a única que contem a frase pela qual é conhecido nas finanças públicas o papel exercido pelo governo brasileiro:
o governo não conseguiu manter uma política de desenvolvimento econômico, provocando a descontinuidade de investimentos públicos, em que o Plano Collor esteve presente.
o governo conseguiu manter uma política de desenvolvimento econômico, através da continuidade de investimentos públicos, em que o Plano de Metas e Nacionalização das Indústrias esteve presente.
o governo conseguiu manter uma política de desenvolvimento econômico, através da continuidade de investimentos públicos, em que o II Plano Nacional de Desenvolvimento esteve presente.
o governo não conseguiu manter uma política de desenvolvimento econômico, provocando a descontinuidade de investimentos públicos, em que o Plano Cruzado esteve presente.
O Modelo de Mundell-Fleming se caracteriza:
pela flexibilidade dos preços no curto prazo.
por ser um modelo de oferta.
pela flexibilidade dos preços no curto prazo e rigidez no longo prazo.
por ser uma generalização a uma economia aberta do modelo IS-LM.
Os modelos macroeconômicos dos gastos públicos são úteis para suprir as tentativas de analisar o comportamento de gastos públicos durante diferentes períodos.
Assinale nas alternativas abaixo a única que cita três destes modelos.
Lei de Walace sobre a expansão das atividades; Estudos de Peters-Wilson e; Processo de desenvolvimento e o crescimento de gastos públicos.
Lei de Wildner sobre a expansão das atividades; Estudos de Person-William e; Processo de desenvolvimento e o crescimento de gastos públicos.
Lei de Say sobre a expansão das atividades; Estudos de Peters-Wilker e; Processo de desenvolvimento e o crescimento de gastos públicos.
Lei de Wagner sobre a expansão das atividades; Estudos de Peacock-Wisemann e; Processo de desenvolvimento e o crescimento de gastos públicos.
Economia - Estruturas de Mercado - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
Assinale a afirmação verdadeira:
Dentre as condições que não levam ao monopólio podemos apontar: 1) a empresa possui uma patente que impede as outras empresas de produzirem a mesma mercadoria; 2) o monopólio pode ser estabelecido por uma regulação governamental; 3) a empresa dita monopolista pode controlar a oferta total de insumos para produzir a mercadoria.
De acordo com a teoria microeconômica, uma diferença básica entre a firma que opera em concorrência perfeita e a firma que opera em monopólio é que a elasticidade da procura diante do monopolista tem um valor maior que a elasticidade da procura frente ao concorrente perfeito.
A curva da oferta de uma firma, no curto prazo e em regime de concorrência perfeita, será a curva de custo marginal para todas as quantidades iguais ou superiores àquela para a qual o custo variável médio é mínimo.
Se uma empresa monopolista absoluta na produção de um bem X, maximizadora de lucros, for constrangida a pagar ao governo, como tributo, uma quantia fixa por período de tempo, independente da quantidade produzida de X no período, a empresa transferirá integralmente o tributo ao consumidor dados os poderes de mercado que ela detém.
Economia - O Setor Externo - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
O lado externo de uma economia apresenta as seguintes resultados em UM$ milhões:
A partir de tais resultados determine o saldo do Balanço de Transações Correntes, o saldo do Balanço de Pagamentos e o saldo do Movimento de Capitais, respectivamente.
+ 69,10; + 58,30; - 58,30.
+ 35,80; + 48,10; - 48,10.
+108,10; +100,10; +24,6.
+ 86,10; + 58,30; - 12,30.
Economia - O Setor Externo - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A economia do país Delta apresenta os seguintes dados macroeconômicos:
Qual o valor da Balança Comercial dessa economia?
6.534,6395.
- 6.322,8127.
10.556,1349.
16.878,1786.
Economia - Contabilidade Social - Fundação de Estudos Superiores de administração e Gerência (ESAG) - 2006
A Contabilidade Nacional da economia de um determinado país revela os seguintes valores em UM$ milhões:
Qual o valor do Produto Interno Bruto a preços de mercado dessa economia?
1.372,00.
1.416,00.
1.199,00.
1.770,00.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...