Lista completa de Questões de Economia da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Se a curva LM é totalmente vertical, caracteriza-se o caso:
keynesiano;
marshalliano;
marxista;
clássico;
kaleckiano.
Tendo em mãos informações quantitativas de uma variável, através de uma série de tempo estacionária, um analista pretende utilizar um modelo de alisamento exponencial para fazer previsões. O coeficiente ou fator de amortecimento do modelo deve ser um número:
maior do que um;
entre zero e um;
entre dois e quarto;
sempre menor que zero;
entre zero e dois.
A industrialização por substituição de importações, no Brasil, se caracterizou, em seu início, pela substituição de importações de bens:
de capital;
intermediários;
duráveis de consumo;
suntuários;
não duráveis de consumo.
A Balança de Pagamentos de um país vem apresentando, sistematicamente, déficits em transações correntes que não vêm sendo compensados por superávits na Balança de Capitais. Com o objetivo de corrigir tais desequilíbrios, as autoridades governamentais responsáveis pelas relações econômicas internacionais do país deverão
adotar medidas expansionistas que possibilitem à Economia alcançar maiores taxas de crescimento.
valorizar a moeda nacional de forma a criar estímulos às exportações.
reduzir as taxas internas de juros a fim de estimular os investimentos do setor produtivo da economia.
aumentar as alíquotas sobre as exportações com vistas a criar superávits no orçamento público.
desaquecer a economia, reduzir o nível de atividade econômica e, conseqüentemente, aumentar o desemprego.
EM CADA UMA DAS QUESTÕES DE NÚMEROS 32 A 39 CONSTAM TRÊS ASSERTIVAS (I, II E III) QUE PODEM SER VERDADEIRAS OU FALSAS. PARA RESPONDER, SIGA O SEGUINTE COMANDO:
A figura a seguir ilustra a estrutura de custos de uma firma que opera em mercado de concorrência perfeita, na qual Cvm, Cm e Cmg indicam, respectivamente, Custo variável médio, Custo unitário médio e Custo Marginal.
A partir das condições de equilíbrio de uma firma competitiva que busca, no curto prazo, a maximização do Lucro, é correto afirmar que sua curva de oferta corresponde ao segmento da curva de custo marginal;
I - Situação acima do ponto B
II - Situação acima do ponto A
III - Situação compreendendo entre os pontos A e B
( )
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( )
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O consumo do Governo é constituído por
um conjunto de despesas que, geralmente, atinge uma alta proporção da totalidade dos gastos públicos, porém sem o objetivo de gerar serviços econômicos de uso geral, sem preocupação em direcionar os custos do governo visando à estabilização da economia.
Um conjunto de despesas envolvendo fluxos de pagamentos de pessoal civil e militar, gastos com aquisição de materiais não permanentes e contratação de serviços de terceiros, cujo objetivo final será a produção de serviços econômicos de uso coletivo, podendo ainda ser direcionado para atendimento de objetivos visando a estabilidade quanto em nível de emprego como recurso produtivo ou à estabilidade de preços (política monetária).
despesas do Governo classificadas como investimentos ou despesas de capital cujo objetivo maior é alimentar a classe dominante do sistema econômico em questão.
Despesas envolvendo fluxos de pagamentos de pessoal civil e militar, gastos com aquisição de materiais não permanentes e contratação de serviços de terceiros, não tendo como objetivo final a produção de serviços econômicos de uso coletivo.
Os custos Governamentais que não são classificados como investimentos ou despesas de capital e, assim sendo, não há interesse em promover a manutenção da classe dominante do sistema econômico em questão.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2004
Para os Pensadores Econômicos Contemporâneos, até a década de cinqüenta (50), a questão do Desenvolvimento Econômico estaria intimamente ligada à questão fundamental de elevação do PIB per capita, que viria teoricamente propiciar a distribuição eqüitativa de renda e com isso a manutenção da estabilidade econômica, atingindo assim os objetivos básicos da política econômica desenvolvimentista da época. Após a década de setenta (70), esse conceito amplia-se e outros fatores são incorporados, gerando uma nova concepção para Desenvolvimento econômico. Com base na concepção pós setenta (70), desenvolvimento Econômico é
o Crescimento Econômico como ampliação quantitativa da produção, condição necessária e suficiente para a promoção do Desenvolvimento econômico.
o Crescimento Econômico como ampliação quantitativa da produção, condição necessária, porém não suficiente, para a promoção do Desenvolvimento econômico.
o mesmo que Crescimento Econômico, dependendo da ótica de cada corrente de pensamento, podendo ou não ser considerado como ampliação quantitativa da produção necessária, porém não suficiente para a promoção do Desenvolvimento econômico como um todo.
o Crescimento Econômico como ampliação quantitativa da produção, condição necessária e suficiente para a promoção do Desenvolvimento econômico, uma vez que se encontra vinculado à formação do PIB per capita e global, única variável sinalizadora de expansão, contração ou estagnação da economia.
Crescimento Econômico como ampliação quantitativa da produção, condição necessária porém não suficiente para a promoção do Desenvolvimento econômico em que este somente poderá ocorrer se estiver associado a fatores que venham promover melhorias na qualidade de vida das populações que formam as sociedades tendo como fatores, a elevação qualitativa da saúde, de nutrição, de educação, de habitação, de lazer entre outros recursos de promoção do bem-estar individual e coletivo.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2004
O Desenvolvimento Econômico, tendo como objetivo básico de política econômica a repartição da riqueza e a promoção da estabilidade econômica, deverá levar em conta que:
constitui meta básica do governo, a política de Repartição da riqueza econômica como meta desenvolvimentista, a distribuição eqüitativa da renda e dos recursos patrimoniais existentes em território nacional isso porque a repartição da renda e da riqueza facilitará a criação de infra estrutura e ampliação do sistema de transferência do setor público.
a Repartição da Riqueza na visão Econômica, como política de desenvolvimento econômico, tem como meta principal, a redução dos desníveis regionais e a melhoria da estrutura pessoal de repartição da renda e da riqueza financeira e potencial, minimizando as desigualdades individuais, atenuando os desníveis de desigualdades regionais; a estabilidade econômica refere-se não a mudanças de condições estruturais e institucionais que são políticas de longo prazo, porém à adoção de medidas que, no curto prazo, induzam ao crescimento estável, a estabilidade dos preços e ao equilíbrio nas transações com o Resto do Mundo.
a Repartição na visão Econômica, como política de desenvolvimento, tem como meta a redução dos desníveis regionais onde o fator mais relevante é a intensificação de préinvestimentos em regiões carentes e a melhoria da estrutura pessoal de repartição da renda e da riqueza, minimizando as desigualdades individuais e atenuando os desníveis de desigualdades.
A Repartição da Riqueza na visão Econômica, como política de desenvolvimento econômico, não prioriza a redução dos desníveis regionais mas a melhoria da estrutura pessoal de repartição da renda e da riqueza financeira e potência de cada nação, minimizando as desigualdades individuais, atenuando os desníveis de desigualdades regionais; a estabilidade econômica refere-se não a mudanças de condições estruturais e institucionais que são políticas de longo prazo, porém a adoção de medidas que, no curto prazo, induzam ao crescimento estável, à estabilidade dos preços e ao equilíbrio nas transações com o Resto do Mundo.
E) a Repartição da Riqueza na visão Econômica não é política de desenvolvimento econômico, sendo pouco significativas a redução dos desníveis regionais e a melhoria da estrutura pessoal de repartição da renda e da riqueza financeira e potencial, elevando assim as desigualdades individuais, e ampliando os desníveis de desigualdades regionais; a estabilidade econômica refere-se não a mudanças de condições estruturais e institucionais que são políticas de médio prazo, porém à adoção de medidas que, no curto ou no longo prazo, induzam ao crescimento estável, à estabilidade dos preços e ao equilíbrio nas transações com o Resto do Mundo.
Considerando-se moeda o papel moeda em poder do público mais os depósitos à vista nos Bancos Comerciais (M1) e que a oferta de moeda é realizada tanto pelas autoridades monetárias, por meios da emissão, quanto pelos Bancos Comerciais, através da criação e da destruição de moeda, é correto afirmar que:
o Banco Central (BACEN) pode aumentar o volume de reservas dos Bancos Comerciais e, com isso, expandir a oferta monetária, ao vender títulos do Governo Federal no mercado aberto.
caso o Banco Central limite quantitativamente o redesconto ou eleve suas taxas, poderá haver retração da oferta monetária pois ocorrerá uma contração dos empréstimos bancários e, conseqüentemente, redução da moeda escritural.
o volume de depósitos que podem ser criados pelos Bancos Comerciais depende do volume de depósitos compulsórios. Assim, aumentos no coeficiente de encaixe compulsório tende a expandir a oferta monetária.
a compra de títulos públicos pelo Banco Central no mercado aberto cria fundos adicionais para empréstimos nos Bancos Comerciais e, conseqüentemente, as taxas de juros tendem a se elevar.
quando um cliente efetua um depósito a prazo em seu Banco Comercial, não há criação nem destruição de moeda.
Dentro da Estrutura tributária Brasileira, a Política Fiscal envolve a política de receitas e despesas do Governo, em que, a definição e a aplicação da Carga Tributária é exercida sobre os agentes econômicos e sobre a definição e aplicação de suas despesas. A tributação sobre o consumo utiliza os seguintes instrumentos tributários:
IPI, PIS/PASEP, ISS - Em nível Federal IOF – Em nível Estadual COFINS – Em nível Municipal
ICMS, COFINS, IOF, ISS - Em nível Estadual; IPI, PIS/PASEP - Em nível Federal ISS – Em nível Municipal.
COFINS, IPI, PIS/PASEP, IOF - Em nível Federal ICMS – Em nível Estadual ISS – Em nível Municipal
ICMS, COFINS, IOF, ISS - Em nível Estadual IPI, PIS/PASEP, IPA - Em nível Federal ISS – Em nível Municipal
ICMS, COFINS , IOF, ISS - Em nível Estadual IPI, PIS/PASEP E INSS - Em nível Federal ISS – Em nível Municipal
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