Questões de Economia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Devido às necessidades de caixa pelas quais sua empresa estava passando, o Diretor Financeiro decidiu realizar uma operação mercantil, onde ocorreu a transferência, mediante contrato, dos direitos de crédito de algumas operações de exportação. Os riscos de recebimento, nesta operação, passaram a ser responsabilidades da empresa que realizou a compra. Esta foi uma operação de

  • A. empréstimo junto a bancos.
  • B. ACC junto a bancos do setor privado.
  • C. factoring realizado por sociedade de fomento comercial ou mercantil.
  • D. troca de cheques junto a algum agiota.
  • E. vendo

Um micro empresário do setor de plantas ornamentais decidiu, no último ano, exportar suas plantas a outros países. Infelizmente, não teve sucesso em sua estratégia, pois a operação de exportação foi barrada com o seguinte argumento: "mercadoria sujeita a preservação, conforme compromisso internacional assinado em maio/1991". Este argumento refere-se à restrição de

  • A. mercadorias de exportação proibida.
  • B. mercadorias sujeitas à anuência prévia de outros órgãos.
  • C. mercadorias sujeitas a Registro Prévio de Venda – RPV.
  • D. mercadorias sujeitas ao pagamento do Imposto de Exportação.
  • E. mercadorias de exportação suspensa.

O diretor de compras de uma importante indústria multinacional francesa do setor de embalagens optou por implantar um sistema integrado de Gestão de Compras que abrangesse a cadeia de suprimentos como um todo. Assim, optou por implantar um sistema integrado da cadeia de suprimentos – Supply Chain. A implantação deste sistema é facilitada pela evolução tecnológica e pelos novos modelos de relacionamento com fornecedores. Abaixo são citados alguns pontos observados na implantação do sistema:

• Procurement.

• Compras realizadas via EDI.

• Além do EDI, pode-se utilizar a Internet. Comparando esta forma, mais moderna, do gerenciamento da área de compras, com os procedimentos tradicionais, pode-se concluir que o supply chain:

  • A.

    é muito mais burocratizado do que os métodos tradicionais.

  • B.

    coloca a função de compras à parte

  • C. é muito mais voltado para as tarefas, enquanto o modelo tradicional é mais voltado para processos.
  • D. possui a desvantagem de utilizar uma metodologia de compras baseada na "cadeia de suprimentos", gerando desconfiança e falta de parceria.
  • E. se utilizado de forma correta, otimizará a cadeia de suprimentos e reduzirá custos.

O organismo criado em 1956 com o objetivo de promover o empreendimento privado nos países em desen- volvimento e suplementar as atividades do Banco Mun- dial é

  • A.

    a International Finance Corporation - IFC.

  • B.

    a International Development Association - IDA.

  • C.

    o Fundo Monetário Internacional - FMI.

  • D. Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID.
  • E.

    a Organização Mundial do Comércio – OMC.

Analise as proposições a seguir:

I. O valor do multiplicador monetário é uma função dire- ta da proporção das reservas dos bancos comerciais em relação a seus depósitos à vista.

II. Se a taxa de câmbio for fixa e a procura pela divisa estrangeira aumentar, a base monetária e o nível de re- servas internacionais irão diminuir.

III. A demanda de moeda é uma função direta da taxa no- minal de juros da economia.

IV. Um dos instrumentos adequados para o Banco Central reduzir a oferta de moeda é a elevação da taxa de redesconto.

Pode-se afirmar que

  • A. a proposição I é a única correta
  • B. as proposições II e III estão corretas.
  • C. a proposição II é a única correta.
  • D. as proposições I e III estão incorretas
  • E. a proposição IV está incorreta.

Para a gestão de riscos em uma instituição financeira,

  • A. a solução dada pelo modelo de Value at Risk permite a eliminação do risco de perdas.
  • B. o cálculo automatizado do risco de mercado viabiliza uma maior credibilidade do modelo utilizado, ao eli- minar os erros de modelagem.
  • C. adoção do Value at Risk dispensa a necessidade de nstrumentos de gestão de riscos, em nível de diretoria
  • D. a revisão do Acordo da Basiléia deixou de lado a pos sibilidade de utilização do Value at Risk para cálculo do capital requerido.
  • E.

    a gestão centralizada dos riscos enfrentados é interes- sante por permitir considerar a inter-relação entre as diversas espécies de riscos, como o operacional, o de mercado, o de crédito e o de liqüidez.

o A respeito da Resolução n 2.682, do Conselho Monetário Nacional, pode-se dizer que

  • A. uma das maiores alterações provocadas consiste no fato de que as instituições financeiras devem obedecer a critérios muito mais rígidos de determinação da classi- icação dos créditos deferidos, de tal forma que todas as instituições financeiras passaram a apresentar a mes- ma classificação para um mesmo devedor.
  • B. na gestão do risco de crédito também se deve conside- rar o segmento econômico de cada devedor.
  • C. essa norma inovou ao estabelecer um único nível de provisão, para créditos de liquidação duvidosa, a ser constituída para toda a carteira.
  • D. uma melhoria atingida é que o sistema criado diminui a necessidade de informações sobre os devedores, fa- cilitando a classificação do crédito nos níveis de risco
  • E.

    o estabelecimento de critérios rígidos de classificação dos créditos permite a dispensa de modelos internos de gestão do risco de crédito, reduzindo, assim, os cus- tos das instituições financeiras.

Considerando que um banco espera uma queda nas taxas de juros do país e sabendo-se que esse banco deseja não ter perdas com a queda das taxas de juros, aponte a alternativa condizente com essa estratégia.

  • A.

    Swap de juros prefixados x juros posfixados, sendo a ponta ativa do swap em taxas de juros prefixadas, no caso de o banco ter uma posição líquida vendida em taxas de juros prefixados.

  • B.

    Swap de juros posfixados x juros prefixados, sendo a ponta ativa do swap em taxas de juros posfixadas, no caso de o banco ter uma posição líquida vendida em taxas de juros prefixados.

  • C.

    Permanecer como está, caso tenha uma posição líqui- da vendida em taxas prefixadas.

  • D.

    Vender contratos futuros de DI, no caso de o banco ter uma posição líquida vendida em taxas de juros posfixadas.

  • E.

    Vender contratos futuros de DI, no caso de o banco ter uma posição líquida vendida em taxas de juros prefixados.

Com relação ao Novo Sistema de Pagamentos Brasileiro, pode-se dizer que

  • A. as novas câmaras de compensação e liquidação serão relevantes para um menor grau de risco sistêmico, atra- vés da operacionalização da centralização do risco de crédito das instituições financeiras junto ao Banco Central do Brasil.
  • B. aumentará o controle do risco de crédito por parte de cada banco, e liberará todas as instituições financeiras da necessidade de criar um sistema de gestão de liquidez, haja vista que a necessidade de caixa será evidenciada a todo instante.
  • C. implicará na impossibilidade de várias operações hoje existentes, eis que não serão permitidas linhas de crédito entre os bancos e entre os bancos e o Banco Central.
  • D. fará com que o risco de crédito inerente às instituições financeiras seja mais claramente evidenciado.
  • E. na medida em que as ordens de crédito liquidadas no novo sistema são revogáveis, o sistema financeiro terá mais segurança.

Os termos "acima da linha" e "abaixo da linha", aplicados em relação ao déficit público no Brasil, correspondem a

  • A.

    duas definições distintas de déficit público, que se di- ferenciam, respectivamente, pela inclusão ou não dos pagamentos de juros pelo governo.

  • B.

    dois conceitos distintos de déficits, que se diferenciam, respectivamente, pela inclusão ou não da correção mo- netária paga pelo governo.

  • C.

    conceitos distintos de déficit, calculados a partir da mesma fonte de informações.

  • D.

    uas formas de medir o déficit, respectivamente, a partir e sua geração e de seu financiamento.

  • E. duas definições distintas de déficit público, que se di- ferenciam, respectivamente, pela inclusão ou não das despesas de capital do governo.
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