Questões de Economia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

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Com relação à participação do governo na economia, estudos empíricos demonstraram que, no longo prazo, a evolução da participação do gasto público na renda dos países avançados é

  • A.

    decrescente, derivando-se desta evolução a chamada "lei de Wagner" das Finanças Públicas.

  • B. decrescente, derivando-se desta evolução a chamada "Curva de Laffer", aplicada às Finanças Públicas.
  • C.

    crescente, derivando-se desta evolução a chamada "lei de Wagner" das Finanças Públicas.

  • D. crescente, derivando-se desta evolução a chamada "Curva de Laffer", aplicada às Finanças Públicas.
  • E. crescente, derivando-se, do padrão de evolução cons- tatado, a chamada "lei de Say", aplicada às Finanças Públicas.

O conceito de custo de oportunidade diz respeito

  • A. à rentabilidade que se deixa de ganhar em aplicaçã alternativa à que realiza um agente econômico.
  • B. à rentabilidade que se ganha em uma aplicação alternativa inesperada, realizada por um agente econômico.
  • C. ao gasto que tem um agente econômico quando aplica seus recursos diretamente em Letras do Tesouro Nacional.
  • D. à perda de valor da moeda ociosa, quando ocorre inflação.
  • E. ao risco evitado por um investidor, quando aproveita a oportunidade de aplicar seu patrimônio em renda fixa.

Pode-se concluir que

  • A. a estratégia dominante para a empresa A é vender 20 unidades.
  • B. a estratégia dominante para a empresa B é vender 20 unidades.
  • C.

    não há estratégia dominante para nenhuma das duas empresas.

  • D.

    ão há equilíbrio de Nash para a situação em análise.

  • E.

    a estratégia dominante para as duas empresas é vender 26 unidades.

Um economista, com o objetivo de avaliar o comportamento das vendas de um produto em relação ao correspondente investimento em propaganda, estimou, utilizando o método dos mínimos quadrados, a seguinte função entre essas variáveis, a partir dos dados de 10 empresas, em um determinado período:

(1,80) (1,84)

 = 2,01 +1,95 Xi

onde Yi e Xi representam, respectivamente, em milhares de reais, as vendas e investimentos da empresa i. Os números em parênteses são os resultados amostrais da estatística t (Student) para os testes de hipótese de nulidade dos respectivos coeficientes. A tabela a seguir fornece, para teste unicaudal, as probabilidades de t > 1,84 para diversos graus de liberdade (distribuição t de Student):

  • A. ao nível de significância de 1%, os dados permitem aceitar a hipótese de que as vendas são crescentes com relação ao investimento em propaganda.
  • B. os dados não permitem rejeitar a hipótese, ao nível de significância de 5%, de que as vendas não são cres- centes com relação ao investimento em propaganda.
  • C. para testar qualquer hipótese a respeito dos coeficien tes da função estimada, é irrelevante o número de grau de liberdade a considerar.
  • D. ao nível de significância de 5%, os dados não permi tem aceitar a hipótese de que as vendas são indepen dentes do montante de investimento em propaganda.
  • E. os dados permitem aceitar a hipótese das vendas se- rem crescentes com relação ao investimento em pro- paganda somente a um nível de significância inferior a 4,8%.

Um projeto de investimento deve estar respaldado por uma análise detalhada do mercado do produto cuja fabri- cação se quer iniciar ou expandir. Nesse sentido, dados históricos sobre o consumo aparente do bem são de gran- de utilidade para a projeção de suas vendas futuras. Defi- nindo-se P = Produção, X = Exportação e M = Importa- ções, o consumo aparente é dado pela expressão:

  • A. P + M - X
  • B. P + X + M
  • C. P - X - M
  • D. M + X - P
  • E. P + X - M

No modelo macroeconômico do tipo IS-LM, o impacto de um aumento do montante do gasto público sobre o produto nominal da economia será

  • A.

    tanto maior quanto menor for a propensão marginal a consumir.

  • B.

    tanto maior quanto maior for a sensibilidade do inv timento em relação à taxa de juros.

  • C.

    anto maior quanto mais inclinada for a curva LM.

  • D.

    tanto menor quanto maior for a propensão marginal a consumir.

  • E.

    totalmente anulado pelo decréscimo dos investimen- tos se a curva LM for vertical.

Uma pessoa adquire uma opção de venda de um lote de 100.000 (cem mil) ações da Cia. XYZ ao preço de exercí- cio de R$ 10,00, pagando um prêmio de R$ 1,00 por ação. Considerando-se que na data do exercício, o preço da ação no mercado à vista era de R$ 8,00, pode-se afirmar que

  • A. ela deve exercer a opção, pois realizará um lucro, abs- raindo-se os custos de corretagem, de R$ 100.000,00.
  • B. ela não deve exercer a opção, porque o preço à vista da ação é menor que o preço de exercício.
  • C.

    ela não deve exercer a opção, porque a operação so- mente seria compensadora caso o preço da ação, à vis- ta, fosse, no mínimo, R$ 9,00.

  • D.

    ela deve exercer a opção, pois realizará um lucro na operação, abstraindo-se os custos de corretagem, de R$ 200.000,00.

  • E.

    ela não deve exercer a opção, porque ela não terá nem lucro nem prejuízo com a operação, mas incorrerá em custos de corretagem.

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