Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
No teatro, o meio ambiente passa a ser, para os naturalistas,
o ambiente de observação do homem, o qual determina o movimento das personagens.
a climatização das salas de teatro, no inverno ou no verão.
a dramaturgia dos objetos cênicos, que muitas vezes acontece sem a presença do ator.
a cena entre os protagonistas no auge da tensão dramática.
a utilização de meios naturais de iluminação cênica, como o uso de velas.
No exercício da improvisação teatral, os processos de sensorialização e fisicalização revelam que
o corpo do ator não necessita de uma representação mental da imagem corporal para desenvolver uma intuição imediata de seu corpo na atuação cênica.
o corpo controlado ou corpo solto, assim como um ritmo rápido, lento ou normal são um padrão universal, independentemente da cultura em que o corpo do ator está inserido.
o contexto cultural não influencia no que é velado ou desvelado no corpo do ator.
o corpo do ator pode ser manipulado do exterior, a partir de outros corpos, ou então ele pode agir por si mesmo, comandando a si próprio.
o corpo do ator fica inalterado com a presença do olhar do outro, do espectador.
No teatro, a maquiagem tem uma importância particular na evolução da cena teatral, pois
é sempre imutável em suas origens, permanecendo a mesma tanto na iluminação a gás quanto com o uso da luz elétrica.
encontra-se, entre suas funções, o poder de embelezar, codificar o rosto, teatralizar a fisionomia, estender as formas teatrais além do rosto.
não é mais usada em peças pós-dramáticas, principalmente nas realizadas na rua.
todos os atores que entram em cena em certas peças, como no teatro Kabuki, usam a mesma maquiagem.
ela tem caráter ritual nas peças representadas no século XIX.
Na leitura da mensagem da personagem teatral, é correto afirmar que
a personagem cênica adquire, graças ao ator, uma precisão e uma consciência que a fazem passar do estado virtual ao estado real.
todo espectador, ao assistir a uma peça teatral, compara a personagem lida com a personagem vista.
a personagem inventa seu discurso independentemente da atuação do ator.
deve-se buscar, para compreender uma personagem na cena teatral, unicamente o seu texto escrito.
uma personagem é realizada cenicamente com a desconstrução de signos.
É correto afirmar que, em cena, a função do olhar do ator é
uma fonte limitada de informações, tornando prescindível a palavra.
separar os elementos espaciais presentes na cena, fragmentando-a.
libertar espaços cênicos da prisão da crítica dos espectadores.
ser o espelho do espectador, introduzindo-o em sua própria narrativa.
ligar a palavra à situação, conectando o discurso aos elementos da cena.
Pedrinho é aluno de uma escola em Ilhéus (Bahia) e escuta diariamente determinada rádio. Seu programa favorito atingiu altos índices de audiência no Carnaval de 2008. Assinale a alternativa que apresenta a lista de compositores ou intérpretes que melhor se encaixam na preferência de Pedrinho.
Villa-Lobos, Tom Jobim e Chico Buarque
Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Ivete Sangalo
Os Mutantes, Ernesto Nazareth e Milton Nascimento
Cláudio Santoro, Mozart e Bach
Chitãozinho e Xororó, Paralamas do Sucesso e Nara Leão
Assinale a alternativa que apresenta a lista de fontes sonoras que se encaixa na formação instrumental de um grupo de bumba-meu-boi do Maranhão.
flauta, violoncelo e piano
fagote, violino e gaita de fole
pandeirão, matraca e voz
clarineta, guitarra e sampler
bandolim, cravo e flauta doce
Assinale a alternativa que apresenta um compositor e sua respectiva composição referente ao estilo Barroco.
Pixinguinha Os oito batutas
Caetano Veloso Ao vivo
Villa-Lobos As bachianas brasileiras
Francisco Manuel da Silva Hino nacional brasileiro
Johann Sebastian Bach Prelúdios e fugas
André é um produtor musical. Ele recebe várias encomendas para campanhas publicitárias. Um cliente solicitou a ele uma trilha sonora que destacasse as belezas do Rio de Janeiro, em uma interpretação suave, ao som de acordes dissonantes e sincopados. Como referência, seria adequado André enviar ao cliente um CD
do Tom Jobim.
do Chiclete com Banana.
de maracatu.
de ópera.
da Madonna.
Eduardo e Mônica, pais dos gêmeos Ricardo e Joana, sempre gostaram da música de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth. Eles sonhavam que seus filhos pudessem interpretar, algum dia, os grandes clássicos desses compositores. Quando o menino e a menina completaram dez anos, Eduardo e Mônica resolveram procurar um professor que conhecesse bastante daquele repertório. Entre várias indicações de amigos, seria adequado que eles contratassem um professor que
fosse excelente guitarrista de heavy metal com muito conhecimento acerca dos pedais e dos amplificadores.
fosse pianista erudito com dois anos de especialização em Viena e em Paris.
tocasse violão de sete cordas e conhecesse profundamente a linguagem do choro.
fosse violoncelista e adorasse as suítes barrocas.
fosse especialista em manifestações folclóricas como o cordel e a catira.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...