Questões de Educação Artística

Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à função demanda de teoria do consumidor, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para a falsas.

( ) A curva de Engel para um bem inferior é negativamente inclinada.

( ) A demanda por um bem derivada de uma função utilidade Cobb-Douglas é uma fração da renda em relação ao preço do mesmo bem.

( ) Considerando o efeito do preço de um bem sobre sua própria demanda, o efeito renda pode exatamente igualar o efeito substituição somente se o bem não for inferior.

A sequência está correta em

  • A. F, V, F.
  • B. F, V, V.
  • C. V, F, V.
  • D. V, V, F.
  • E. V, V, V.

Instrução: Para responder às questões de números 40, 41 e 42, considere o livro Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte, de Ana Mae Barbosa (org.) (2002).

No texto Caminhos Metodológicos, Rizzi refere que no Brasil, a partir dos anos 1990, foi sistematizada por Ana Mae Barbosa uma concepção de construção de conhecimento em artes denominada “Proposta triangular do Ensino da Arte”, que consiste em três ações básicas que executamos quando nos relacionamos com a Arte: ler obras de arte, fazer arte e contextualizar.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    1 – 2 – 3.

  • B.

    1 – 3 – 2.

  • C.

    2 – 1 – 3.

  • D.

    2 – 3 – 1.

  • E.

    3 – 1 – 2.

Instrução: Para responder às questões de números 40, 41 e 42, considere o livro Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte, de Ana Mae Barbosa (org.) (2002).

No texto, A educação do olhar no ensino da arte, Pillar aborda dois aspectos do conhecimento que estão relacionados ao papel da Arte na educação, quais sejam:

  • A.

    Artísticos e históricos.

  • B.

    Artísticos e filosóficos.

  • C.

    Artísticos e estéticos.

  • D.

    Históricos e estéticos.

  • E.

    Filosóficos e estéticos.

Instrução: Para responder às questões de números 40, 41 e 42, considere o livro Inquietações e Mudanças no Ensino da Arte, de Ana Mae Barbosa (org.) (2002).

No texto As Mutações do Conceito e da prática, Ana Mae Barbosa afirma que os poderes públicos, além de reservarem um lugar para a Arte no currículo e se preocuparem em como a Arte é ensinada, precisam propiciar meios para que os professores desenvolvam a capacidade de ___________, ____________, e __________ Arte.

  • A.

    ensinar – avaliar – fazer

  • B.

    ensinar – avaliar – compreender

  • C.

    compreender – conceber – fruir

  • D.

    compreender – avaliar – fazer

  • E.

    avaliar – fruir – ensinar

Para responder às questões de números 43, 44 e 45, considere o livro Arte na Educação Escolar de Maria F.de Rezende e Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (2000).

No livro, as autoras fazem uma reflexão sobre o que é ser professor de arte. Nesse contexto, afirmam que:

  • A.

    É atuar na escola e ensinar técnicas, permitindo que os estudantes aprendam um ofício.

  • B.

    É atuar através de uma pedagogia mais realista e mais progressista, que aproxime os estudantes do legado cultural e artístico da humanidade, permitindo que tenham conhecimento dos aspectos mais significativos de nossa cultura, em suas diversas manifestações.

  • C.

    É atuar através de uma pedagogia determinada pela instituição.

  • D.

    É atuar na prática artística, deixando a fundamentação teórica para ser abordada em outras disciplinas.

  • E.

    É desenvolver nos alunos a sensibilidade pela arte.

Para responder às questões de números 43, 44 e 45, considere o livro Arte na Educação Escolar de Maria F.de Rezende e Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (2000).

Segundo as autoras, o conceito de arte tem sido objeto de diferentes interpretações. Nesse sentido, a concepção de arte que auxilia na fundamentação de uma proposta de ensinoaprendizagem artística, estética, e que atende a essa mobilidade conceitual, é a articulação entre:

  • A.

    Pintar – Desenhar – Esculpir.

  • B.

    Ensinar – Informar – Capacitar.

  • C.

    Fazer – Interpretar – Compreender.

  • D.

    Fazer – Representar – Exprimir.

  • E.

    Pintar – Desenhar – Exprimir.

Para responder às questões de números 43, 44 e 45, considere o livro Arte na Educação Escolar de Maria F.de Rezende e Fusari e Maria Heloísa C. de T. Ferraz (2000).

sari e Ferraz abordam dois fundamentos de uma educação escolar em arte. Segundo as autoras, a concepção de ______________ em arte diz respeito, entre outros aspectos, à compreensão sensível/cognitiva do objeto artístico inserido em um determinado tempo/espaço sociocultural, e a concepção de _______________ relaciona-se diretamente com o ato de criação da obra de arte, desde as primeiras elaborações de formalização dessas obras até em seu contato com o público.

As lacunas do trecho acima ficam, correta e respectivamente, preenchidas por:

  • A.

    estético – artístico

  • B.

    estético – ensino como expressão

  • C.

    artístico – ensino como técnica

  • D.

    artístico – estético

  • E.

    estético – essencialismo

Assinale a alternativa correta com relação às provas do atletismo que utilizam as barreiras em competições oficiais organizadas pela IAAF (Associação Internacional de Federações de atletismo):

*Nota: considere “m” (metros).

  • A. 100m (mulheres); 100m (homens) e 1.500m (homens).
  • B. 100m (mulheres); 110m (homens) e 400m (homens e mulheres).
  • C. 200m (mulheres); 400m (homens e mulheres) e 800m (mulheres).
  • D. 200m (homens); 1.500m (homens e mulheres) e 3.000 (mulheres).

Os elementos que estruturam a linguagem visual são

  • A.

    a colagem e a narrativa.

  • B.

    a matéria, o brilho e o equilíbrio entre os elementos visuais.

  • C.

    o campo bidimensional e o tridimensional.

  • D.

    o quadrado, o círculo e o triângulo.

  • E.

    o ponto, a linha, a cor, o tom, a textura, a escala, a dimensão, o movimento e a forma.

Assinale a alternativa que apresenta a ideia principal do texto acima.

  • A.

    A obra de arte é agente de crises ideológicas, oferecendo possibilidades para sua superação no processo de produção da cultura local.

  • B.

    A obra de arte é vista como uma necessidade de definir uma estratégia cultural nascida e identificada com as especificidades do meio.

  • C.

    A obra de arte será considerada importante para a sociedade se contribuir para a cultura local.

  • D.

    Toda obra é fruto de seu tempo; logo, é importante para a cultura local.

  • E.

    A arte reflete a sociedade em que está inserida, pois é agente na formação cultural.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...