Questões de Educação Artística do ano 0000

Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Tinhorão, o lazer urbano no Brasil caracterizava-se

  • A.

    pela coexistência de manifestações típicas da cidade sempre invariavelmente derivada da tradição rural e de formas populares ligadas a elite.

  • B.

    pela coexistência de manifestações típicas da cidade sempre ligada as elites e de formas populares de diversão invariavelmente derivada da tradição rural.

  • C.

    pela existência apenas de manifestações típicas da cidade sempre ligada as elites.

  • D.

    apenas de formas populares de diversão invariavelmente derivada da tradição rural.

  • E.

    pela coexistência de manifestações típicas da cidade sempre ligada as elites e aos militares e de formas populares de diversão invariavelmente derivada da tradição rural.

De acordo com Tinhorão a modinha popular do século XIX é o resultado

  • A.

    da dupla apropriação cultural englobada sob a denominação de música popular brasileira: a literatura dos poetas posta a serviço das mensagens amorosas e satíricas das modinhas.

  • B.

    da dupla apropriação cultural englobada sob a denominação de música brasileira de cabaré: a literatura dos poetas posta a serviço das mensagens amorosas e satíricas das modinhas.

  • C.

    do lundu com os cantos indígenas.

  • D.

    da dupla apropriação cultural englobada sob a denominação de música erudita brasileira: a literatura dos poetas posta a serviço das mensagens amorosas e satíricas das modinhas.

  • E.

    da dupla apropriação cultural englobada sob a denominação de música popular brasileira: a literatura dos poetas posta a serviço das mensagens amorosas e satíricas das canções religiosas.

Segundo Heloísa Ferraz e Maria Rezende, "a arte não tem importância para o homem somente como instrumento para desenvolver sua criatividade (...), mas também tem importância em si mesma, como assunto, como objeto de estudos".Esta importância se deve:

  • A.

    a função dispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de desumanização, pois não se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.

  • B.

    a função dispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de brigas, pois se constitui de modos específicos de manifestação da atividade não criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.

  • C.

    a função indispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de humanização, pois se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo

  • D.

    a função secundária que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização.

  • E.

    a função secundária que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores relativos de humanização, pois se constitui de modos não específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.

O que não pode ser considerado um objetivo geral da área de música?

  • A.

    Alcançar desenvolvimento musical, rítmico, melódico e harmônico absolutos em um repertório pré estabelecido e imposto

  • B.

    Desenvolver a percepção auditiva e a memória visual, criando, interpretando e apreciando músicas em um ou mais sistemas musicais, como modal tonal e outros.

  • C.

    Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais.

  • D.

    Valorizar diversas culturas musicais.

  • E.

    Fazer uso de formas de registro sonoro na leitura e na grafia decomposições próprias ou não.

Segundo Heloísa Ferraz e Maria Rezende,o professor deve estudar e organizar as práticas escolares artísticas e estéticas junto às crianças inter-relacionado as seguintes fases:

  • A.

    discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas ;constatação continuada de quais são as vivências artísticas e estéticas das crianças e suas relações com os elementos da natureza e da cultura, encaminhamento, a partir destas constatações, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas; utilização da avaliação para fins norteadores do curso.

  • B.

    utilização da avaliação diagnóstica para verificação do nível do aluno; constatação continuada de quais são as vivências artísticas e estéticas das crianças e suas relações com os elementos da natureza e da cultura, encaminhamento, a partir destas constatações, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas.

  • C.

    utilização da avaliação diagnóstica para verificação do nível do aluno; encaminhamento, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas.

  • D.

    constatação continuada de quais são as vivências artísticas e estéticas das crianças e suas relações com os elementos da natureza e da cultura, encaminhamento, a partir destas constatações, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas; utilização da avaliação como norteador do seu curso.

  • E.

    utilização da avaliação diagnóstica para verificação do nível do aluno; encaminhamento, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;avaliação dos conteúdos aprendidos com intuito de classificar os alunos.

De acordo com Maria Christina de Souza Rizzi, os estudos na área do Ensino de Artes tentam responder às seguintes questões:

  • A.

    o que é importante ser ensinado em Artes; como organizar os conteúdos de Artes; como alterar os conteúdos de acordo com a visão das escolas e da sociedade sobre arte.

  • B.

    o que deve ser ensinado em Artes de acordo com o gosto do público denominado culto; como organizar os conteúdos de Artes; como alterar os conteúdos de acordo com a visão das escolas sobre arte.

  • C.

    o que é importante ser ensinado em Artes; como organizar os conteúdos de desenho geométrico nas aulas de Artes; como alterar os conteúdos de acordo com a visão conservadora das escolas sobre arte.

  • D.

    o que deve ser ensinado em Artes de acordo com o gosto do público denominado culto; como organizar os conteúdos de Artes; como mostrar para o aluno que a cultura que ele domina é inferior à cultura da elite.

  • E. o que é importante ser ensinado em Artes; como organizar os conteúdos de Artes; como os alunos aprendem arte.

A proposta triangular do ensino da Arte elaborada por Ana Mae postula que a construção do conhecimento am Arte acontece quando há a intersecção:

  • A.

    da observação, da repetição e refacção.

  • B.

    da prática, da reconstrução e observação.

  • C.

    da experimentação, da repetição e refacção.

  • D.

    da compreensão, da experimentação e refacção.

  • E.

    da experimentação com a codificação com a informação.

Para Ana Mae Barbosa, a leitura da obra de arte envolve:

  • A.

    o questionamento, a busca,a descoberta e o despertar da capacidade crítica dos alunos.

  • B.

    o questionamento, a busca,a descoberta e o despertar da capacidade lírica dos alunos.

  • C.

    o questionamento da capacidade crítica dos alunos.

  • D.

    o questionamento do despertar da capacidade crítica dos alunos.

  • E.

    a busca pela obra de Arte ideal.

Para Ana Mãe Barbosa, Fazer a Arte envolve:

  • A.

    a imitação de um modelo pré estabelecido de arte.

  • B.

    somente a observação do fazer do artista.

  • C.

    a análise da ação do próprio aluno.

  • D.

    a avaliação do trabalho do aluno.

  • E.

    a ação do domínio da prática artística.

Para Ivone Mendes Richter, o ensino de artes deve se caracterizar por:

  • A.

    uma educação predominantemente estética, em que os padrões culturais e estéticos das elites prevalecem em relação aos padrões da família e da comunidade.

  • B.

    uma educação predominantemente estética baseada na reprodução dos padrões impostos pela cultura de massa.

  • C.

    uma educação predominantemente estética, em que os padrões culturais e estéticos da comunidade e da família sejam respeitados e inseridos na educação.

  • D.

    uma educação predominantemente estética, em que os padrões culturais e estéticos da comunidade e da família sejam respeitados, mas não inseridos na educação.

  • E.

    uma educação que tenha uma recreativa para o aluno.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...