Questões de Educação Artística do ano 0000

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Leia as alternativas abaixo...

I. A arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, portanto faz-se necessário reordenar nossas referências a cada momento; o que nos leva a perceber que criar e conhecer são indissociáveis e para tanto é preciso ser flexível.

II. A melhor maneira de se ensinar arte é através da criação livre da criança. Devemos deixá-las fazer o que bem entendem na aula de educação artística, sem tentarmos orientá-las, pois qualquer tentativa de orientação pode macular o poder criador infantil.

III. A escola deve centrar seus objetivos na aula de artes na repetição de modelos pré-estabelecidos, pois os alunos devem aprender a copiar e a fazer bem o que já foi feito antes.

De acordo com os PCNs de artes podemos considerar correta a alternativas:

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    II

  • D.

    III

  • E.

    I.

Nos anos vinte do século passado houve um movimento educacional de crítica à escola tradicional que ficou conhecido como Escola Nova ou Novista. Dentre as características deste movimento podemos citar a crença na manifestação espontânea da criança. A utilização não crítica deste ideal gerou deturpações na escola como:

  • A.

    fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado na criatividade sem um estudo analítico, o que leva a caracterização dos estudos de artes em geral.

  • B.

    banalização da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade sem um estudo analítico e sem observação, o que leva a descaracterização dos estudos de artes em geral;

  • C.

    Fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado em um estudo analítico, o que leva a descaracterização dos estudos de artes em geral.

  • D.

    Fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade e pouco no estudo analítico e na observação, o que leva a recaracterização dos estudos de artes em geral.

  • E.

    banalização da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade sem um estudo analítico, o que leva a decadência da escola.

Nas escolas tradicionais brasileiras até a metade do século XX , os professores:

  • A.

    valorizavam as habilidades manuais, os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.

  • B.

    valorizavam o poder criador das crianças, rejeitando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão da arte enquanto improvisação.

  • C.

    valorizavam as habilidades manuais, rejeitando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.

  • D.

    rejeitavam as habilidades manuais, priorizando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.

  • E.

    rejeitavam as habilidades manuais e os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.

Não pode ser considerado um objetivo geral da área de dança:

  • A.

    a construção de uma relação de cooperação, respeito e diálogo em relação as diversas possibilidades e escolhas de interpretação e de criação em dança;;

  • B.

    priorizar um estilo de dança em detrimento de outros por achá-lo mais adequado socialmente;

  • C.

    buscar, pesquisar e registrar informações sobre dança;

  • D.

    situar e compreender as relações entre dança, corpo e sociedade;;

  • E.

    aperfeiçoar a capacidade de discriminação verbal, visual, corporal, cinestésica e de preparo corporal em relação as danças.

Podemos dizer, de acordo com os PCNs, que a função principal da arte na escola é:

  • A.

    situar o fazer dos alunos como fato humanizador, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer artístico dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, o que leva a uma construção de sentidos em relação a obra de arte pelos alunos.

  • B.

    não situar o fazer dos alunos como fato humanizador, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer artístico dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, o que leva a uma construção de sentidos em relação a obre de arte pelos alunos.

  • C.

    garantir um momento criativo e de lazer para as crianças, onde elas podem descansar das matérias sufocantes.

  • D.

    situar o fazer dos alunos como fato desumanizador, porque as características da arte só podem ser percebidas por meio do fazer dos artistas de todos os tempos.

  • E.

    Dar ênfase aos trabalhos manuais e ao desenho tendo em vista o futuro profissional das crianças.

Não é um critério para a avaliação em dança:

  • A.

    possuir consciência corporal em todas as danças que realizar, independente de suas possibilidades corporais e destreza físicas.

  • B.

    Conhecer as diversas possibilidades dos processos criativos de dança e suas interações com a sociedade.

  • C.

    tomar decisões próprias na organização dos processos criativos individuais e de grupo em relação a movimentos, música,cenário e espaço cênico.

  • D.

    Conhecer a história da dança clássica e popular e suas influências nos processos criativos pessoais;

  • E.

    Saber expressar-se com desenvoltura, clareza e juízos de valor a respeito das danças que cria e assiste.

Segundo Omar Calabrese, iconografia:

  • A.

    significa etimologicamente a transcrição das imagens, mas na história da arte define qualquer análise prescritiva dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.

  • B.

    significa etimologicamente a criação das imagens, mas na história da arte define qualquer análise normativa dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.

  • C.

    significa etimologicamente a descrição das imagens, mas na história da arte define qualquer análise descritiva dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.

  • D.

    significa etimologicamente a realização das imagens, mas na história da arte define qualquer análise normativa dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas alheios a obra.

  • E.

    significa etimologicamente observação das imagens, mas na história da arte define qualquer análise normativa dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.

De acordo com a concepção lingüística de texto de Calebrese, podemos considerar como sendo textos....

  • A.

    apenas os textos orais e escritos.

  • B.

    textos orais e escritos, a alta literatura, os filmes, as obras de arte, a fotografia.

  • C.

    apenas os texto orais.

  • D.

    os textos orais e a alta literatura.

  • E.

    apenas a fotografia, cinema e os textos orais e escritos.

A noção de texto enquanto qualquer enunciado lingüístico acabado, proposta por Calabrese mostra-se de grande utilidade para o entendimento da obra de arte, porque...

  • A.

    permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista semiótico, levando a recuperação do sentido de historicidade dos códigos, permitindo a superação do problema do referente nas artes visuais,não interessando qual seja o meio pelo qual o artista se manifesta (pintura, desenho, fotografia), seja ele qual for, será entendido e analisado como texto.

  • B.

    não permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista semiótico, levando a não recuperação do sentido de historicidade dos códigos.

  • C.

    permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista apenas artístico, levando a perda do sentido de historicidade dos códigos, gerando o não entendimento do problema do referente nas artes visuais.

  • D.

    permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista matemático, levando a recuperação dos códigos lógicos, permitindo a superação do problema do referente nas artes visuais,não interessando qual seja o meio pelo qual o artista se manifesta (pintura, desenho, fotografia), seja ele qual for, será entendido e analisado como código.

  • E.

    permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista brasileiro, levando a recuperação do sentido de historicidade da nação, permitindo a superação do problema do referente nas artes visuais,não interessando qual seja o meio pelo qual o artista se manifesta (pintura, desenho, fotografia), seja ele qual for, será entendido e analisado como brasileiro.

A Pop Art pode, segundo Eco, ser entendida e classificada como:

  • A.

    iconogramas convencionados pelo uso e são classificados como estilizações.

  • B.

    iconogramas convencionados pelo uso e são classificados como Ostensões.

  • C.

    iconogramas não convencionados pelo uso e são classificados como estilizações.

  • D.

    iconogramas convencionados pelo desuso e são classificados como estilizações.

  • E.

    iconogramas convencionados pelo uso e são classificados como estímulos programados.

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