Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 0000 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Leia as alternativas abaixo...
I. A arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, portanto faz-se necessário reordenar nossas referências a cada momento; o que nos leva a perceber que criar e conhecer são indissociáveis e para tanto é preciso ser flexível.
II. A melhor maneira de se ensinar arte é através da criação livre da criança. Devemos deixá-las fazer o que bem entendem na aula de educação artística, sem tentarmos orientá-las, pois qualquer tentativa de orientação pode macular o poder criador infantil.
III. A escola deve centrar seus objetivos na aula de artes na repetição de modelos pré-estabelecidos, pois os alunos devem aprender a copiar e a fazer bem o que já foi feito antes.
De acordo com os PCNs de artes podemos considerar correta a alternativas:
I e II
II e III
II
III
I.
Nos anos vinte do século passado houve um movimento educacional de crítica à escola tradicional que ficou conhecido como Escola Nova ou Novista. Dentre as características deste movimento podemos citar a crença na manifestação espontânea da criança. A utilização não crítica deste ideal gerou deturpações na escola como:
fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado na criatividade sem um estudo analítico, o que leva a caracterização dos estudos de artes em geral.
banalização da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade sem um estudo analítico e sem observação, o que leva a descaracterização dos estudos de artes em geral;
Fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado em um estudo analítico, o que leva a descaracterização dos estudos de artes em geral.
Fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade e pouco no estudo analítico e na observação, o que leva a recaracterização dos estudos de artes em geral.
banalização da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade sem um estudo analítico, o que leva a decadência da escola.
Nas escolas tradicionais brasileiras até a metade do século XX , os professores:
valorizavam as habilidades manuais, os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
valorizavam o poder criador das crianças, rejeitando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão da arte enquanto improvisação.
valorizavam as habilidades manuais, rejeitando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
rejeitavam as habilidades manuais, priorizando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
rejeitavam as habilidades manuais e os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
Não pode ser considerado um objetivo geral da área de dança:
a construção de uma relação de cooperação, respeito e diálogo em relação as diversas possibilidades e escolhas de interpretação e de criação em dança;;
priorizar um estilo de dança em detrimento de outros por achá-lo mais adequado socialmente;
buscar, pesquisar e registrar informações sobre dança;
situar e compreender as relações entre dança, corpo e sociedade;;
aperfeiçoar a capacidade de discriminação verbal, visual, corporal, cinestésica e de preparo corporal em relação as danças.
Podemos dizer, de acordo com os PCNs, que a função principal da arte na escola é:
situar o fazer dos alunos como fato humanizador, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer artístico dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, o que leva a uma construção de sentidos em relação a obra de arte pelos alunos.
não situar o fazer dos alunos como fato humanizador, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer artístico dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, o que leva a uma construção de sentidos em relação a obre de arte pelos alunos.
garantir um momento criativo e de lazer para as crianças, onde elas podem descansar das matérias sufocantes.
situar o fazer dos alunos como fato desumanizador, porque as características da arte só podem ser percebidas por meio do fazer dos artistas de todos os tempos.
Dar ênfase aos trabalhos manuais e ao desenho tendo em vista o futuro profissional das crianças.
Não é um critério para a avaliação em dança:
possuir consciência corporal em todas as danças que realizar, independente de suas possibilidades corporais e destreza físicas.
Conhecer as diversas possibilidades dos processos criativos de dança e suas interações com a sociedade.
tomar decisões próprias na organização dos processos criativos individuais e de grupo em relação a movimentos, música,cenário e espaço cênico.
Conhecer a história da dança clássica e popular e suas influências nos processos criativos pessoais;
Saber expressar-se com desenvoltura, clareza e juízos de valor a respeito das danças que cria e assiste.
Segundo Omar Calabrese, iconografia:
significa etimologicamente a transcrição das imagens, mas na história da arte define qualquer análise prescritiva dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.
significa etimologicamente a criação das imagens, mas na história da arte define qualquer análise normativa dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.
significa etimologicamente a descrição das imagens, mas na história da arte define qualquer análise descritiva dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.
significa etimologicamente a realização das imagens, mas na história da arte define qualquer análise normativa dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas alheios a obra.
significa etimologicamente observação das imagens, mas na história da arte define qualquer análise normativa dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.
De acordo com a concepção lingüística de texto de Calebrese, podemos considerar como sendo textos....
apenas os textos orais e escritos.
textos orais e escritos, a alta literatura, os filmes, as obras de arte, a fotografia.
apenas os texto orais.
os textos orais e a alta literatura.
apenas a fotografia, cinema e os textos orais e escritos.
A noção de texto enquanto qualquer enunciado lingüístico acabado, proposta por Calabrese mostra-se de grande utilidade para o entendimento da obra de arte, porque...
permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista semiótico, levando a recuperação do sentido de historicidade dos códigos, permitindo a superação do problema do referente nas artes visuais,não interessando qual seja o meio pelo qual o artista se manifesta (pintura, desenho, fotografia), seja ele qual for, será entendido e analisado como texto.
não permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista semiótico, levando a não recuperação do sentido de historicidade dos códigos.
permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista apenas artístico, levando a perda do sentido de historicidade dos códigos, gerando o não entendimento do problema do referente nas artes visuais.
permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista matemático, levando a recuperação dos códigos lógicos, permitindo a superação do problema do referente nas artes visuais,não interessando qual seja o meio pelo qual o artista se manifesta (pintura, desenho, fotografia), seja ele qual for, será entendido e analisado como código.
permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista brasileiro, levando a recuperação do sentido de historicidade da nação, permitindo a superação do problema do referente nas artes visuais,não interessando qual seja o meio pelo qual o artista se manifesta (pintura, desenho, fotografia), seja ele qual for, será entendido e analisado como brasileiro.
A Pop Art pode, segundo Eco, ser entendida e classificada como:
iconogramas convencionados pelo uso e são classificados como estilizações.
iconogramas convencionados pelo uso e são classificados como Ostensões.
iconogramas não convencionados pelo uso e são classificados como estilizações.
iconogramas convencionados pelo desuso e são classificados como estilizações.
iconogramas convencionados pelo uso e são classificados como estímulos programados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...