Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito da leitura e da interpretação da mensagem teatral, assinale a alternativa correta.
Existe uma mensagem única que o conjunto dos sistemas significantes da encenação propõe ao espectador.
A mensagem teatral não precisa dos outros códigos cênicos para ser expressa, e sim da palavra.
O espectador realiza o espetáculo em sua mente, construindo a significação a partir do conjunto dos signos expressos.
A mensagem é independente da dramaturgia e da encenação.
A mensagem na literatura e no teatro tem os mesmos meios de expressão.
Quanto ao teatro moderno e contemporâneo, é correto afirmar que
é mais que um gênero, é uma atitude política, a qual estabelece o mercado e a profissionalização do ofício do ator.
também pode significar teatro experimental, de vanguarda, teatro-laboratório, performance, teatro de pesquisa.
é de origem burguesa tradicional, visa à rentabilidade financeira e baseia-se em receitas artísticas comprovadas.
sua inovação está caracterizada principalmente nas novas técnicas arquitetônicas, cenográficas ou acústicas.
o direito à pesquisa é limitado, e seus criadores evitam riscos a propósito da recepção.
No teatro, o meio ambiente passa a ser, para os naturalistas,
o ambiente de observação do homem, o qual determina o movimento das personagens.
a climatização das salas de teatro, no inverno ou no verão.
a dramaturgia dos objetos cênicos, que muitas vezes acontece sem a presença do ator.
a cena entre os protagonistas no auge da tensão dramática.
a utilização de meios naturais de iluminação cênica, como o uso de velas.
No exercício da improvisação teatral, os processos de sensorialização e fisicalização revelam que
o corpo do ator não necessita de uma representação mental da imagem corporal para desenvolver uma intuição imediata de seu corpo na atuação cênica.
o corpo controlado ou corpo solto, assim como um ritmo rápido, lento ou normal são um padrão universal, independentemente da cultura em que o corpo do ator está inserido.
o contexto cultural não influencia no que é velado ou desvelado no corpo do ator.
o corpo do ator pode ser manipulado do exterior, a partir de outros corpos, ou então ele pode agir por si mesmo, comandando a si próprio.
o corpo do ator fica inalterado com a presença do olhar do outro, do espectador.
No teatro, a maquiagem tem uma importância particular na evolução da cena teatral, pois
é sempre imutável em suas origens, permanecendo a mesma tanto na iluminação a gás quanto com o uso da luz elétrica.
encontra-se, entre suas funções, o poder de embelezar, codificar o rosto, teatralizar a fisionomia, estender as formas teatrais além do rosto.
não é mais usada em peças pós-dramáticas, principalmente nas realizadas na rua.
todos os atores que entram em cena em certas peças, como no teatro Kabuki, usam a mesma maquiagem.
ela tem caráter ritual nas peças representadas no século XIX.
Na leitura da mensagem da personagem teatral, é correto afirmar que
a personagem cênica adquire, graças ao ator, uma precisão e uma consciência que a fazem passar do estado virtual ao estado real.
todo espectador, ao assistir a uma peça teatral, compara a personagem lida com a personagem vista.
a personagem inventa seu discurso independentemente da atuação do ator.
deve-se buscar, para compreender uma personagem na cena teatral, unicamente o seu texto escrito.
uma personagem é realizada cenicamente com a desconstrução de signos.
É correto afirmar que, em cena, a função do olhar do ator é
uma fonte limitada de informações, tornando prescindível a palavra.
separar os elementos espaciais presentes na cena, fragmentando-a.
libertar espaços cênicos da prisão da crítica dos espectadores.
ser o espelho do espectador, introduzindo-o em sua própria narrativa.
ligar a palavra à situação, conectando o discurso aos elementos da cena.
Pedrinho é aluno de uma escola em Ilhéus (Bahia) e escuta diariamente determinada rádio. Seu programa favorito atingiu altos índices de audiência no Carnaval de 2008. Assinale a alternativa que apresenta a lista de compositores ou intérpretes que melhor se encaixam na preferência de Pedrinho.
Villa-Lobos, Tom Jobim e Chico Buarque
Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Ivete Sangalo
Os Mutantes, Ernesto Nazareth e Milton Nascimento
Cláudio Santoro, Mozart e Bach
Chitãozinho e Xororó, Paralamas do Sucesso e Nara Leão
Assinale a alternativa que apresenta a lista de fontes sonoras que se encaixa na formação instrumental de um grupo de bumba-meu-boi do Maranhão.
flauta, violoncelo e piano
fagote, violino e gaita de fole
pandeirão, matraca e voz
clarineta, guitarra e sampler
bandolim, cravo e flauta doce
Assinale a alternativa que apresenta um compositor e sua respectiva composição referente ao estilo Barroco.
Pixinguinha Os oito batutas
Caetano Veloso Ao vivo
Villa-Lobos As bachianas brasileiras
Francisco Manuel da Silva Hino nacional brasileiro
Johann Sebastian Bach Prelúdios e fugas
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...