Lista completa de Questões de Educação Artística da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Valorizar as manifestações artísticas em dança é importante porque desenvolve competências para:
aperfeiçoar conhecimentos sobre dançarinos, coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuíram para história da dança nacional reconhecendo e contextualizando as diferentes opções;
utilizar diferentes fontes para improvisação em dança;
trabalhar com as transições possíveis da improvisação à composição coreográfica;
fruir diversas danças e saber perceber as relações entre as diferentes fontes utilizadas nas composições;
dançar de maneira mais aperfeiçoada.
As Correntes Construtivistas Brasileiras denominam-se:
suprematismo e construtivismo;
tachismo e informalismo;
concretismo e neoconcretismo;
conceitualismo e abstracionismo;
informalismo e geometrismo.
O ensino da arte através de projetos:
é a melhor forma de aprofundar conhecimentos específicos;
é importante apenas para se trabalhar datas cívicas;
deve ocupar apenas uma parte do planejamento;
é uma maneira inadequada de se trabalhar a interdisciplinaridade;
é a única forma de trabalhar com arte na escola.
As atividades de arte, em sala de aula, precisam mobilizar o estudo e desenvolvimento de vivências educativas e conceituações mais definidas, por isso elas devem:
se constituir de atividades esparsas e não originárias de conceitos e idéias artísticas e estéticas;
ser constantemente exercitadas através de modelos e padrões;
se basear em exercícios soltos de fazer desenhos, pinturas, gravuras, modelagens..;
vincular-se a um conteúdo educativo, teórico e prático, na área;
nenhuma das respostas acima.
A contribuição escolar na formação de estudantes em artes resulta de processos pedagógicos que consigam reunir as elaborações artísticas e estéticas pessoais com as interferências educativas necessárias ao andamento dessa aprendizagem. Isso que dizer que:
basta organizar e coordenar os ambientes das salas de aula, provendo-os com vários materiais para que aconteçam trabalhos espontâneos e livres;
a organização desse processo de escolarização supõe intermediação dos professores, com seus posicionamentos práticos e teóricos, entrelaçados com o intuito de atingir os objetivos de aprendizagem dos saberes artísticos e estéticos essenciais para que os estudantes exercitem suas cidadanias;
a interferência educativa em arte consiste em organizar as aulas com atividades de colorir desenhos impressos, reproduzir danças e canções conhecidas e preparar eventos de fim de ano;
deve-se desenvolver um tipo de aula de arte em que não exista nenhuma forma de atitude educativa diretiva com os alunos;
basta ensinar-lhes as técnicas expressivas para que eles aprendam arte na escola.
A arte acadêmica desenvolvida no Primeiro Império, na Academia de Belas Artes, revela características:
Para Aristóteles, discípulo de Platão, o conceito de mimese estava ligado à idéia de reprodução seletiva, como se...
... o artista procurasse o mais puro realismo;
... o artista, com sua techné buscasse o mais característico de uma pessoa ou coisa, criando um realismo sublimado;
... o artista procurasse a representação mais perfeita possível;
As lacunas acima estão corretas;
Todas as lacunas acima estão erradas.
O teatro grego, no século V aC., materializava o nível de consciência e de responsabilidade popular...
de confronto com os deuses;
enquanto consciência frente ao destino;
sobre o destino individual e com o destino coletivo, como nação;
sobre o destino individual;
Todas as lacunas acima estão erradas.
Na arte egípcia a pintura obedecia a padrões rígidos de representação da figura humana. Esta é representada em visão frontal do olho e dos ombros, e em perfil de cabeça, braços e pernas. A lei que regia essa representação denominava-se:
egiptologia;
bissimetrismo;
geometria;
frontalidade;
lateralidade.
A arte, conhecimento humano sensível-cognitivo, particularmente estético e comunicacional:
pode influenciar o jovem, a partir dos modos de aprender sobre as elaborações estéticas presentes nos produtos artísticos.
contribui para uma melhor humanização dos cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, reflexivos, criativos e responsáveis, no coletivo por melhores qualidades culturais na vida dos grupos e das cidades com ética e respeito pela diversidade.
é presença urgente na história da aprendizagem cultural dos jovens de nosso país, humanizando-se e ajudando a humanizar o mundo contemporâneo.
reflete sobre os principais aspectos de escolha profissional dos jovens.
É um conhecimento elitista e supérfluo que não traz nenhuma contribuição à formação do indivíduo.
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