Questões de Educação Artística da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB)

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Valorizar as manifestações artísticas em dança é importante porque desenvolve competências para:

  • A.

    aperfeiçoar conhecimentos sobre dançarinos, coreógrafos e grupos de dança brasileiros e estrangeiros que contribuíram para história da dança nacional reconhecendo e contextualizando as diferentes opções;

  • B.

    utilizar diferentes fontes para improvisação em dança;

  • C.

    trabalhar com as transições possíveis da improvisação à composição coreográfica;

  • D.

    fruir diversas danças e saber perceber as relações entre as diferentes fontes utilizadas nas composições;

  • E.

    dançar de maneira mais aperfeiçoada.

As Correntes Construtivistas Brasileiras denominam-se:

  • A.

    suprematismo e construtivismo;

  • B.

    tachismo e informalismo;

  • C.

    concretismo e neoconcretismo;

  • D.

    conceitualismo e abstracionismo;

  • E.

    informalismo e geometrismo.

O ensino da arte através de projetos:

  • A.

    é a melhor forma de aprofundar conhecimentos específicos;

  • B.

    é importante apenas para se trabalhar datas cívicas;

  • C.

    deve ocupar apenas uma parte do planejamento;

  • D.

    é uma maneira inadequada de se trabalhar a interdisciplinaridade;

  • E.

    é a única forma de trabalhar com arte na escola.

As atividades de arte, em sala de aula, precisam mobilizar o estudo e desenvolvimento de vivências educativas e conceituações mais definidas, por isso elas devem:

  • A.

    se constituir de atividades esparsas e não originárias de conceitos e idéias artísticas e estéticas;

  • B.

    ser constantemente exercitadas através de modelos e padrões;

  • C.

    se basear em exercícios soltos de fazer desenhos, pinturas, gravuras, modelagens..;

  • D.

    vincular-se a um conteúdo educativo, teórico e prático, na área;

  • E.

    nenhuma das respostas acima.

A contribuição escolar na formação de estudantes em artes resulta de processos pedagógicos que consigam reunir as elaborações artísticas e estéticas pessoais com as interferências educativas necessárias ao andamento dessa aprendizagem. Isso que dizer que:

  • A.

    basta organizar e coordenar os ambientes das salas de aula, provendo-os com vários materiais para que aconteçam trabalhos espontâneos e livres;

  • B.

    a organização desse processo de escolarização supõe intermediação dos professores, com seus posicionamentos práticos e teóricos, entrelaçados com o intuito de atingir os objetivos de aprendizagem dos saberes artísticos e estéticos essenciais para que os estudantes exercitem suas cidadanias;

  • C.

    a interferência educativa em arte consiste em organizar as aulas com atividades de colorir desenhos impressos, reproduzir danças e canções conhecidas e preparar eventos de fim de ano;

  • D.

    deve-se desenvolver um tipo de aula de arte em que não exista nenhuma forma de atitude educativa diretiva com os alunos;

  • E.

    basta ensinar-lhes as técnicas expressivas para que eles aprendam arte na escola.

A arte acadêmica desenvolvida no Primeiro Império, na Academia de Belas Artes, revela características:

  • A. barrocas;
  • B. neoclássicas;
  • C. românticas;
  • D. modernas;
  • E. contemporâneas.

Para Aristóteles, discípulo de Platão, o conceito de mimese estava ligado à idéia de reprodução seletiva, como se...

  • A.

    ... o artista procurasse o mais puro realismo;

  • B.

    ... o artista, com sua techné buscasse o mais característico de uma pessoa ou coisa, criando um realismo sublimado;

  • C.

    ... o artista procurasse a representação mais perfeita possível;

  • D.

    As lacunas acima estão corretas;

  • E.

    Todas as lacunas acima estão erradas.

O teatro grego, no século V aC., materializava o nível de consciência e de responsabilidade popular...

  • A.

    de confronto com os deuses;

  • B.

    enquanto consciência frente ao destino;

  • C.

    sobre o destino individual e com o destino coletivo, como nação;

  • D.

    sobre o destino individual;

  • E.

    Todas as lacunas acima estão erradas.

Na arte egípcia a pintura obedecia a padrões rígidos de representação da figura humana. Esta é representada em visão frontal do olho e dos ombros, e em perfil de cabeça, braços e pernas. A lei que regia essa representação denominava-se:

  • A.

    egiptologia;

  • B.

    bissimetrismo;

  • C.

    geometria;

  • D.

    frontalidade;

  • E.

    lateralidade.

A arte, conhecimento humano sensível-cognitivo, particularmente estético e comunicacional:

  • A.

    pode influenciar o jovem, a partir dos modos de aprender sobre as elaborações estéticas presentes nos produtos artísticos.

  • B.

    contribui para uma melhor humanização dos cidadãos inteligentes, sensíveis, estéticos, reflexivos, criativos e responsáveis, no coletivo por melhores qualidades culturais na vida dos grupos e das cidades com ética e respeito pela diversidade.

  • C.

    é presença urgente na história da aprendizagem cultural dos jovens de nosso país, humanizando-se e ajudando a humanizar o mundo contemporâneo.

  • D.

    reflete sobre os principais aspectos de escolha profissional dos jovens.

  • E.

    É um conhecimento elitista e supérfluo que não traz nenhuma contribuição à formação do indivíduo.

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