Lista completa de Questões de Educação Artística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A ruptura com a artificialidade presente na cena teatral repercutiu nos vários elementos que compõem o fenômeno teatral. Acerca da busca por um teatro mais realista, julgue os próximos itens.
I Por meio do efeito de estranhamento, ou distanciamento, Bertolt Brecht propôs estabelecer a total identificação entre o ator e a personagem representada por ele, gerando dessa forma uma representação mais verossímil.
II O anacronismo temporal e contextual vigente na cena teatral foi substituído por uma maior observância histórica. Assim, passou a ser inadmissível que Orestes, herói grego, fosse representado com longa cabeleira, chapéu com plumas, botas e espada.
III Por meio do seu trabalho com os atores do Teatro de Arte de Moscou, Constantin Stanislavisk, ao desenvolver a teoria do gestus social, propôs o rompimento com a atmosfera ilusória imposta à cena teatral, objetivando, assim, lembrar ao público que o espetáculo é ficção.
IV A busca da realidade cênica fez com que os telões pintados colocados ao fundo da cena passassem a ser substituídos por mobiliários tridimensionais.
A quantidade de itens certos é igual a
Vinculada ao movimento de renovação que ocorreu no teatro na década de 60 do século passado, a norte americana Viola Spolin desenvolveu um sistema de atuação embasado nos jogos de improvisação teatral. Acerca das fundamentações do método desenvolvido por Spolin, assinale a opção incorreta.
A noção de talento não está vinculada a algo nato, mas sim à capacidade do individuo/ator de experienciar. Assim, é no aumento da capacidade individual para experienciar que a potencialidade do individuo/ator pode ser expandida.
Para Spolin, experienciar é interagir com o ambiente, envolvendose organicamente com ele nos níveis intelectual, físico e intuitivo.
O ponto de concentração é um conceito fundamental apresentado por Spolin e refere-se ao foco do exercício proposto.
A proposta de criação de cenas se inicia a partir de um texto escrito, para dele partir-se para a improvisação.
O teatro, assim como as outras artes, apresenta características relativas ao tempo e ao lugar de sua constituição. Entre os dramaturgos brasileiros cujas peças apresentam forte vínculo com o imaginário popular nordestino, inclui-se
A preocupação com o meio ambiente é atual e envolve toda a sociedade. Nos últimos 20 anos, o teatro tem sido usado no Brasil como um forte instrumento de conscientização da necessidade de se preservar a vida no planeta. Acerca da relação entre teatro e meio ambiente, julgue os itens a seguir.
I Essa tendência é decorrente da percepção de que o teatro é um instrumento que comunica de forma direta com o público e, conseqüentemente, influencia o comportamento das pessoas.
II Essa tendência pode ser observada nos inúmeros projetos desenvolvidos pelas secretarias de cultura estaduais e municipais e empresas públicas e privadas que incentivam propostas de espetáculo que abordam o tema.
III Essa tendência pode ser observada nas encenações teatrais realizadas por alunos das instituições escolares públicas e privadas do país.
IV Essa tendência advém da conscientização que o desenvolvimento sustentável requer contínuos debates, educação e aplicação que envolva os diversos setores e atores sociais.
A quantidade de itens certos é igual a
Julgue os itens a seguir, relativos à música regional paraense.
I Ao realizar o acompanhamento instrumental da dança do carimbó, um conjunto musical típico emprega, além dos tambores, outros instrumentos, tais como: ganzá, recoreco, maracás, afoché e pandeiros.
II Na formação da lambada concorreram elementos musicais oriundos do carimbó, do samba e da música caribenha.
III No Boi Bumbá nortista estão representadas culturas variadas: a do branco europeu na indumentária, a do negro no atabaque, e a do índio na coreografia.
IV A dança do carimbó apresenta, em certas passagens, alguns movimentos das danças folclóricas lusitanas.
V No gênero musical paraense conhecido como guitarrada, a guitarra elétrica tem como principal função realizar o acompanhamento.
Estão certos apenas os itens
Com relação ao movimento musical conhecido como tropicalismo, assinale a opção incorreta.
A estética tropicalista trata, com humor e ironia, as disparidades da sociedade capitalista.
Em diversas composições percebe-se o contraste entre o moderno e o arcaico, o primitivo e o civilizado.
Inspirados no Manifesto Pau-Brasil, do poeta Oswald de Andrade, os compositores tropicalistas se opunham diretamente à ideologia do nacionalismo ufanista.
No auge do movimento, o Brasil vivia, no setor político, a euforia do desenvolvimento econômico do governo Kubitschek.
Entre as danças e os gêneros musicais brasileiros litados nas opções a seguir, assinale aquela em que a contribuição indígena se faz presente.
Quanto às características da música barroca, assinale a opção correta.
Os instrumentos de sopro formam o núcleo central da orquestra barroca.
A música barroca tinha o piano como um dos principais instrumentos.
Nos andamentos mais rápidos, os ritmos são mais enérgicos e as melodias mais extensas e fluentes.
Na música barroca, é marcante a presença da monofonia.
Acerca da música do século XX, assinale a associação incorreta.
A Sagração da Primavera é uma peça musical de autoria de Igor Stravinsky.
Atonalidade e dodecafonismo são linguagens musicais diretamente relacionadas à Segunda Escola de Viena.
Heitor Villa-Lobos está ligado às correntes musicais concreta e eletrônica.
Béla Bartók destaca-se por composições de cunho folclórico e pelo emprego do modalismo.
Julgue os itens a seguir, relativos à experiência da criação melódica, rítmica e harmônica.
I Uma melodia pode ser construída tanto a partir de uma escala quanto de uma seqüência de acordes.
II Em diversos gêneros musicais o acompanhamento da melodia se reduz ao bordão (nota única e contínua).
III Um acorde refere-se à configuração de notas que soam ao mesmo tempo.
IV A harmonia é a voz principal, que dá sentido a uma composição musical.
V O ritmo está imediatamente relacionado à intensidade do som.
Estão certos apenas os itens
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...