Questões de Educação Artística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Artística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A ruptura com a artificialidade presente na cena teatral repercutiu nos vários elementos que compõem o fenômeno teatral. Acerca da busca por um teatro mais realista, julgue os próximos itens.

I Por meio do efeito de estranhamento, ou distanciamento, Bertolt Brecht propôs estabelecer a total identificação entre o ator e a personagem representada por ele, gerando dessa forma uma representação mais verossímil.

II O anacronismo temporal e contextual vigente na cena teatral foi substituído por uma maior observância histórica. Assim, passou a ser inadmissível que Orestes, herói grego, fosse representado com longa cabeleira, chapéu com plumas, botas e espada.

III Por meio do seu trabalho com os atores do Teatro de Arte de Moscou, Constantin Stanislavisk, ao desenvolver a teoria do gestus social, propôs o rompimento com a atmosfera ilusória imposta à cena teatral, objetivando, assim, lembrar ao público que o espetáculo é ficção.

IV A busca da realidade cênica fez com que os telões pintados colocados ao fundo da cena passassem a ser substituídos por mobiliários tridimensionais.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Vinculada ao movimento de renovação que ocorreu no teatro na década de 60 do século passado, a norte americana Viola Spolin desenvolveu um sistema de atuação embasado nos jogos de improvisação teatral. Acerca das fundamentações do método desenvolvido por Spolin, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A noção de talento não está vinculada a algo nato, mas sim à capacidade do individuo/ator de experienciar. Assim, é no aumento da capacidade individual para experienciar que a potencialidade do individuo/ator pode ser expandida.

  • B.

    Para Spolin, experienciar é interagir com o ambiente, envolvendose organicamente com ele nos níveis intelectual, físico e intuitivo.

  • C.

    O ponto de concentração é um conceito fundamental apresentado por Spolin e refere-se ao foco do exercício proposto.

  • D.

    A proposta de criação de cenas se inicia a partir de um texto escrito, para dele partir-se para a improvisação.

O teatro, assim como as outras artes, apresenta características relativas ao tempo e ao lugar de sua constituição. Entre os dramaturgos brasileiros cujas peças apresentam forte vínculo com o imaginário popular nordestino, inclui-se

  • A. Nelson Rodrigues.
  • B. Ariano Suassuna.
  • C. Plínio Marcos.
  • D. Martins Pena.

A preocupação com o meio ambiente é atual e envolve toda a sociedade. Nos últimos 20 anos, o teatro tem sido usado no Brasil como um forte instrumento de conscientização da necessidade de se preservar a vida no planeta. Acerca da relação entre teatro e meio ambiente, julgue os itens a seguir.

I Essa tendência é decorrente da percepção de que o teatro é um instrumento que comunica de forma direta com o público e, conseqüentemente, influencia o comportamento das pessoas.

II Essa tendência pode ser observada nos inúmeros projetos desenvolvidos pelas secretarias de cultura estaduais e municipais e empresas públicas e privadas que incentivam propostas de espetáculo que abordam o tema.

III Essa tendência pode ser observada nas encenações teatrais realizadas por alunos das instituições escolares públicas e privadas do país.

IV Essa tendência advém da conscientização que o desenvolvimento sustentável requer contínuos debates, educação e aplicação que envolva os diversos setores e atores sociais.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Julgue os itens a seguir, relativos à música regional paraense.

I Ao realizar o acompanhamento instrumental da dança do carimbó, um conjunto musical típico emprega, além dos tambores, outros instrumentos, tais como: ganzá, recoreco, maracás, afoché e pandeiros.

II Na formação da lambada concorreram elementos musicais oriundos do carimbó, do samba e da música caribenha.

III No Boi Bumbá nortista estão representadas culturas variadas: a do branco europeu na indumentária, a do negro no atabaque, e a do índio na coreografia.

IV A dança do carimbó apresenta, em certas passagens, alguns movimentos das danças folclóricas lusitanas.

V No gênero musical paraense conhecido como guitarrada, a guitarra elétrica tem como principal função realizar o acompanhamento.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, IV e V.
  • D. III, IV e V.

Com relação ao movimento musical conhecido como tropicalismo, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A estética tropicalista trata, com humor e ironia, as disparidades da sociedade capitalista.

  • B.

    Em diversas composições percebe-se o contraste entre o moderno e o arcaico, o primitivo e o civilizado.

  • C.

    Inspirados no Manifesto Pau-Brasil, do poeta Oswald de Andrade, os compositores tropicalistas se opunham diretamente à ideologia do nacionalismo ufanista.

  • D.

    No auge do movimento, o Brasil vivia, no setor político, a euforia do desenvolvimento econômico do governo Kubitschek.

Entre as danças e os gêneros musicais brasileiros litados nas opções a seguir, assinale aquela em que a contribuição indígena se faz presente.

  • A. lundú e modinha
  • B. cateretê e carimbó
  • C. chula e baião
  • D. folia de reis e choro

Quanto às características da música barroca, assinale a opção correta.

  • A.

    Os instrumentos de sopro formam o núcleo central da orquestra barroca.

  • B.

    A música barroca tinha o piano como um dos principais instrumentos.

  • C.

    Nos andamentos mais rápidos, os ritmos são mais enérgicos e as melodias mais extensas e fluentes.

  • D.

    Na música barroca, é marcante a presença da monofonia.

Acerca da música do século XX, assinale a associação incorreta.

  • A.

    A Sagração da Primavera é uma peça musical de autoria de Igor Stravinsky.

  • B.

    Atonalidade e dodecafonismo são linguagens musicais diretamente relacionadas à Segunda Escola de Viena.

  • C.

    Heitor Villa-Lobos está ligado às correntes musicais concreta e eletrônica.

  • D.

    Béla Bartók destaca-se por composições de cunho folclórico e pelo emprego do modalismo.

Julgue os itens a seguir, relativos à experiência da criação melódica, rítmica e harmônica.

I Uma melodia pode ser construída tanto a partir de uma escala quanto de uma seqüência de acordes.

II Em diversos gêneros musicais o acompanhamento da melodia se reduz ao bordão (nota única e contínua).

III Um acorde refere-se à configuração de notas que soam ao mesmo tempo.

IV A harmonia é a voz principal, que dá sentido a uma composição musical.

V O ritmo está imediatamente relacionado à intensidade do som.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e III.
  • B. I, IV e V.
  • C. II, III e V.
  • D. III, IV e V.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...