Questões de Educação Artística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Artística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Uma companhia de dança de Belém aceitou o convite para estrear o seu novo espetáculo em um teatro recém-aberto. Ainda que a casa não estivesse lotada, o produtor da companhia recusou-se a autorizar o início do espetáculo, pois descobriu que a administração do local não dispunha das chaves das portas das saídas de emergência. Por sua vez, o gerente do teatro argumentou que havia dezenas de homens para garantir a segurança do público.

Tendo como referência essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A.

    O produtor da companhia deve manter-se inflexível e não autorizar o espetáculo, pois ambientes fechados, onde haja o uso de fiações elétricas, instrumentos elétricos, spots e materiais facilmente inflamáveis, como cortinas, carpetes e papel, devem ser dotados de segurança apropriada e de saídas de emergência devidamente em ordem.

  • B.

    O gerente do teatro deve assumir a responsabilidade pela realização do espetáculo, pois, ainda que as chaves das saídas de emergência não tenham sido localizadas, a ordem e a segurança estão garantidas pela ostensiva presença de seguranças.

  • C.

    O produtor da companhia deve negociar com o gerente do teatro e exigir que ele assuma a responsabilidade pelo espetáculo, isentando os artistas de qualquer culpa em caso de incidentes.

  • D.

    O produtor da companhia e o gerente do teatro devem consultar o público, que, devidamente informado das condições de segurança do local, deve decidir pela realização ou não do espetáculo.

Com o patrocínio máster de uma empresa estatal e o apoio de pequenas empresas privadas, uma produtora de eventos vai realizar um seminário para discutir novas tendências da dança contemporânea. Para tanto, deverá produzir uma série de peças publicitárias, entre elas cartazes, panfletos, outdoors, um sítio de Internet, como e um spot de 30 segundos, que deve ser projetado antes de cada mesa-redonda.

Acerca do espaço publicitário que, por direito, caberia à estatal, na situação hipotética em apreço, assinale a opção correta.

  • A.

    Apesar de ser a principal patrocinadora do evento, a logomarca da empresa estatal, por uma questão constitucional, não pode ser destaque nas peças publicitárias, devendo dividir o mesmo espaço com as empresas privadas que apóiam o seminário.

  • B.

    A logomarca da empresa estatal não pode aparecer nas peças publicitárias. No máximo, os organizadores do seminário devem agradecer o patrocínio, citando-a nas cerimônias de abertura e de encerramento e nas aberturas das mesas-redondas.

  • C.

    A empresa estatal, pelo fato de ser patrocinadora máster do evento, deve ter a sua logomarca em destaque em todas as peças publicitárias do evento.

  • D.

    De acordo com uma portaria do governo, a veiculação da logomarca da estatal deve se dar apenas nos cartazes do referido evento.

A prefeitura de Belém vai fazer uma festa aberta no mercado Ver-o-Peso para comemorar o aniversário da cidade. Essa festa não terá fins lucrativos, pois não serão cobrados ingressos, e a trilha sonora, mecânica, vai conter basicamente canções de Roberto Carlos.

Em relação a esse tipo de evento, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD)

  • A.

    deve isentar a prefeitura de Belém de qualquer tipo de pagamento, por tratar-se de um evento sem fins lucrativos.

  • B.

    deve cobrar da prefeitura de Belém apenas a metade do valor correspondente aos direitos autorais, por tratar-se de um evento sem fins lucrativos.

  • C.

    deve isentar a prefeitura de Belém do pagamento de direitos autorais caso ela apresente autorização por escrito do beneficiário — Roberto Carlos — nesse sentido.

  • D.

    não deve cobrar direitos autorais da prefeitura de Belém, frente à notoriedade de Roberto Carlos e também pelo fato de suas músicas serem populares.

Tendo os fragmentos acima como referência, assinale a opção correta.

  • A.

    As duas autoras consideram que a dança tem como principal objetivo a diversão.

  • B.

    Para Isadora Duncan, a dança deve ser uma forma de aproximação entre homens e deuses.

  • C.

    Segundo Paulina Ossona, os meios de comunicação têm tido papel relevante no aprimoramento da dança como linguagem artística.

  • D.

    Os deuses citados por Isadora Duncan são exemplos aleatórios e, portanto, poderiam ser substituídos por quaisquer outros deuses do panteão greco-romano.

Assim como ocorre com o teatro e com o cinema, muitos espetáculos de dança foram concebidos a partir de obras literárias. Com relação a essa concepção, julgue os itens abaixo.

I O espetáculo Corpos de luz, com coreografia de Paula Vital Reis e Edison Fernandes, é baseado no livro A terra dos mil povos, do pajé Kaká Werá Jacupé.

II O espetáculo A metamorfose, que estreou no final de 2002, com a Borelli Cia. de Dança, é baseado no livro homônimo de Franz Kafka.

III O espetáculo de dança Macunaíma, que estreou em 1978, com direção de Antunes Filho, é uma adaptação da obra homônima de Mário de Andrade.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0
  • B. 1
  • C. 2
  • D. 3

A terra golpeada com os pés na dança parece ter sido o primeiro instrumento de percussão utilizado pelo homem, enquanto seu grito acompanhando a sua dança parece ter sido o primeiro instrumento de sopro. Essa unidade indissociável entre a atividade de música e a de dança, que aparece no começo da cultura, vai-se transformando com o aprimoramento de cada uma dessas duas linguagens. Acerca do uso do corpo nessas duas linguagens artísticas, julgue os itens que se seguem.

I Enquanto a música é primeiramente uma forma textual, a dança é primordialmente uma forma auditiva.

II Diferentemente da dança, na música o corpo do artista cumpre uma função secundária do ponto de vista da percepção do público.

III Diferentemente da dança, que quase sempre usa o corpo como um todo, a música usa com maior exclusividade os membros superiores do corpo, no caso da maioria dos instrumentos, e o aparelho respiratório no canto e nos instrumentos de sopro.

Assinale a opção correta.

  • A. Apenas os itens I e II estão certos.
  • B. Apenas os itens I e III estão certos.
  • C. Apenas os itens II e III estão certos.
  • D. Todos os itens estão certos.

A dança, assim como o teatro, é uma arte efêmera, que se consuma ao fim de cada representação. O surgimento do filme (película ou vídeo), possibilitou o registro dos espetáculos. Além do registro puro e simples, alguns cineastas usaram essas linguagens artísticas como base para a criação de seus filmes. Entre os filmes que exemplificam a contundente presença da dança no cinema não se incluem

  • A.

    Carmem, de Carlos Saura.

  • B.

    Eu sei que vou te amar, de Cacá Diegues.

  • C.

    Dançando na chuva, com Gene Kelly e Debbie Reynolds.

  • D.

    Grease - no tempo da brilhantina, de Randal Kleiser.

Em 2006 foi realizada a 7.ª edição do Encontro Internacional de Dança do Pará (EIDAP) — evento realizado pelo Centro de Dança Ana Unger e pelo Instituto de Educação e Cultura da Amazônia (IECA), promovido pelas Organizações Rômulo Maiorana. O evento teve apoio de patrocinadores, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (SEMEAR), do Governo do Estado do Pará, da Secretaria Executiva de Cultura (SECULT) e da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL). Em relação ao EIDAP, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O EIDAP é um encontro anual cuja programação é composta de espetáculos, palestras, fóruns, debates e workshops relacionados exclusivamente à dança no Pará.

  • B.

    Uma característica peculiar do EIDAP é a mostra competitiva para artistas portadores de necessidades especiais, caracterizando-se, dessa forma, como um evento que apresenta uma proposta inclusiva.

  • C.

    Na edição de 2006, além das premiações da Mostra Competitiva de Dança, do prêmio SECULT, do prêmio Novos Talentos e das premiações Especiais, foi também contemplado um prêmio destinado ao Folclore do Pará.

  • D.

    Na edição de 2006, houve espaço para participação de crianças por meio da mostra de dança infantil.

Os Balés Russos são um marco na dança, nas artes plásticas e no teatro. O empresário Serge de Diadhilev levou-os para Paris em 1909, onde se apresentaram com enorme sucesso até 1929. A respeito da cenografia empregada nos Balés Russos nesse período, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A ousadia presente na coreografia e na interpretação dos bailarinos não foi acompanhada pelos cenógrafos, uma vez que os cenários, de cunho naturalista, ainda buscavam inspiração na imitação do real.

  • B.

    Os cenários foram projetados tanto por artistas plásticos russos quanto pela vanguarda européia, como Picasso, Braque, Matisse e Miró.

  • C.

    A cor, empregada como linguagem expressiva, foi um dos elementos que romperam com a idéia de cenografia como sinônimo de decoração.

  • D.

    Apesar do sucesso de público, a cenografia empregada recebeu críticas, principalmente porque chamou demasiada atenção em detrimento de outros elementos do espetáculo.

Muitos são os folguedos e danças folclóricas brasileiras que apresentam uma divisão entre dois cordões, ou grupos, sendo um representado pela cor azul e outro pela cor vermelha. Segundo estudiosos do folclore, essas cores são reminiscências do antagonismo entre cristãos (azuis) e mouros (vermelhos). São exemplos dessa configuração, os folguedos

  • A. pastoril e catira.
  • B. pastoril e cavalhada.
  • C. cavalo marinho e pastoril.
  • D. catira e cavalhada.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...