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Em "4 de outubro de 1838, estreava O Juiz de Paz na Roça, sem alarde publicitário e pretensão histórica. Poucos, talvez, na ocasião, assinalassem o significado do acontecimento." (Sábato Magaldi)
Era o primeiro texto escrito por Martins Pena, autor reconhecido historicamente como o fundador, no Brasil, da comédia denominada:
clássica
psicológica
de costumes
de caracteres
Sábato Magaldi destaca alguns autores que trouxeram as contribuições mais efetivas e continuadas à dramaturgia brasileira contemporânea. São eles:
França Júnior, Jorge Andrade, Gianfrancesco Guarniere e Joaquim Manoel de Macedo
Jorge Andrade, Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna e Gianfrancesco Guarniere
Martins Pena, França Júnior, Joaquim Manoel de Macedo e Nelson Rodrigues
Nelson Rodrigues, Machado de Assis, Martins Pena e Ariano Suassuna
Há uma "contradição entre literalidade e arte. A arte, invariavelmente, implica organização expressiva e forma significativa, alguma estilização e até mesmo alguma artificialidade." (John Gassner)
O autor constrói uma reflexão crítica acerca da tendência estética que dominou os palcos no final do século XIX, denominada:
realismo
simbolismo
naturalismo
expressionismo
Observe as concepções de representação teatral abaixo registradas:
"representar seu personagem e se posicionar em relação a essa representação."
"utilizar a sua experiência mais íntima para encontrar dentro de si mesmo uma emoção verdadeira."
Estas concepções de representação teatral registradas acima, referem-se, respectivamente, às teorias de:
Meyerhold e Grotowski
Brecht e Stanislavsky
Vilar e Antoine
Craig e Artaud
O teatro clássico francês legou à humanidade a dramaturgia de Corneille, Racine e Molière. Orientado pela rigidez das regras impostas ao drama pelos críticos e eruditos, em nome de Aristóteles, Corneille escreve a peça El Cid. Pode-se considerála como uma obra de transição, porque, na estrutura e no estilo, não apresenta:
princípios rígidos do teatro naturalista
características de teatro elisabetano
rigidez na regra das três unidades
tramas secundárias
"As três últimas décadas do século XIX constituem os primeiros 30 anos de uma nova época para a arte do teatro. Época nova em função da transformação das técnicas, da formulação dos problemas, da invenção de soluções..." (Jean Jaques Roubine)
Do ponto de vista histórico e a partir desse período, a encenação firma-se como:
arte autônoma
reflexão filosófica
vanguarda estética
entretenimento sofisticado
A utilização da música na obra de Bertold Brecht tem a função de:
construir uma cenografia sonora e uma paisagem auditiva
opor-se à ação e revelar seu verdadeiro significado
acentuar a atmosfera que emana de uma ação
ironizar e propor um comentário autônomo
As teorias de Stanislavsky relativas ao ator propõem uma prática que resulta na transformação absoluta da relação do intérprete com a personagem e, conseqüentemente, com o texto. Essa transformação fica evidente quando, na representação e de modo sistemático, a figura do diretor revela:
integração da personalidade particular do ator
explicitação das intenções pelo texto
sugestão de marcas de cena pelo ator
identificação do ator com a personagem
"(...) nem toda espécie de verdade pode transferirse ao palco. O que lá usamos é a verdade transformada em equivalente poético, pela imaginação criadora. (...) transformar realidades humanas simples, quotidianas, em cristais de verdade artística."(Stanislavsky)
Nesse texto, o autor define, como fundamento de sua proposta de trabalho, o conceito de:
memória das emoções
unidades e objetivos
imaginação
fé em cena
Segundo Stanislavsky, todos os pensamentos imaginativos, sentimentos e ações do ator devem convergir para um único ponto de referência, denominado:
superobjetivo
verdade cênica
emoção interior
unidade de ação
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