Questões de Educação Artística da Universidade da Amazônia (UNAMA)

Lista completa de Questões de Educação Artística da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia o trecho da letra da música Sampa, de Caetano Veloso, transcrito abaixo e julgue as afirmativas que seguem:

I. Em Sampa, Caetano está falando da dificuldade que teve de se identificar com a cidade de São Paulo.

II. Identidade cultural é aquilo que aproxima e une os indivíduos, formando a base para a construção do sentido de pertencimento a um grupo social.

III. O compartilhamento do espaço físico, das atividades de trabalho, das crenças e das manifestações culturais, não cria uma identificação entre os moradores de um determinado local.

IV. O conceito de identidade é restrito ao aspecto interior do indivíduo.

Somente é correto o que se afirma em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia os versos das letras de músicas transcritas abaixo e julgue as afirmativas que seguem:

                                    "É pau é pedra, é o fim do caminho..." (Tom Jobim)

                                          "O mar quando quebra na praia É bonito, é bonito...

                                                                                   " (Dorival Caimmi)

I. Pau, pedra, mar e praia são elementos da natureza, portanto, não fazem parte do patrimônio cultural.

II. Pau, pedra, mar e praia são bens naturais.

III. Os bens naturais, numa concepção mais atual e ampla de patrimônio, fazem parte do patrimônio cultural.

IV. O patrimônio cultural é constituído apenas de bens históricos, arquitetônicos, artísticos, arqueológicos e das manifestações culturais populares.

O correto está em apenas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia o poema do paraense Luiz Carlos França e julgue as afirmativas que seguem:

                                         "barcos de miriti

                                   navegam nos rios da infância

                                         aportam nos trapiches

                                                    da lembrança"

I. O brinquedo de miriti é considerado um bem natural porque é feito com a tala do miritizeiro.

II. O brinquedo de miriti é um bem de ordem emocional porque representa o sentimento individual e coletivo dos artesãos de Abaetetuba e dos paraenses de um modo geral.

III. O brinquedo de miriti não pode ser considerado um bem cultural porque ainda não foi tombado.

IV. A técnica que foi desenvolvida para elaborar os brinquedos de miriti pode ser considerada um bem de ordem intelectual do patrimônio cultural paraense.

Somente é correto o que se afirma em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando a seqüência correta, são etapas da metodologia da educação patrimonial centrada nos acervos culturais e que os trata como fontes primárias de conhecimento:

  • A.

    Percepção, Recriação, Registro e Interpretação.

  • B.

    Observação, Registro, Exploração e Apropriação.

  • C.

    Intervenção, Registro, Percepção e Interpretação.

  • D.

    Observação, Compreensão, Exploração e Apropriação.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia as seguintes afirmativas relativas aos documentos sobre proteção do patrimônio cultural:

I. As Cartas Patrimoniais são documentos elaborados em diversas épocas e diferentes regiões do mundo, e transcritas apenas nos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas, que visam estabelecer normas e procedimentos para a salvaguarda do patrimônio cultural.

II. A salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro é responsabilidade, principalmente, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional _ IPHAN, mas, todo cidadão e toda cidadã devem protegê-lo também.

III. Os bens de natureza imaterial não podem ser protegidos.

IV. Um monumento é uma referência a um determinado momento histórico de uma sociedade, porém, não deve ser visto como um elemento do meio ambiente histórico porque não é um bem natural.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo sobre os conceitos de memória individual, coletiva e social:

I. A tradição dos índios brasileiros, de ornamentar o corpo com pintura e objetos artesanais, é elaborada na vivência do grupo social e manifestada espontaneamente. Neste sentido, trata-se de uma memória coletiva.

II. A memória individual é forjada no jogo de interesses entre os poderes presentes numa sociedade.

III. A percepção da memória de uma sociedade contribui, de forma significativa, para o entendimento de nossa realidade enquanto produto histórico.

IV. A memória social é construída pelos indivíduos de uma sociedade, quando lhes é permitido decidir, por meio de plebiscito, o que deve ser patrimonializado.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    II e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    II e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A necessidade atual de se promover inter-relação entre as diferentes culturas, abarcando democraticamente a diversidade, construindo uma postura crítica, no sentido de transformar práticas vigentes por meio de uma participação mais ampla e ativa na cultura socialmente produzida, traduz-se no conceito de:

  • A.

    Diversidade Cultural.

  • B.

    Pluralidade Cultural.

  • C.

    Multiculturalidade.

  • D.

    Interculturalidade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo sobre concepções de espaços culturais:

I. Historicamente, a concepção de Galeria de Arte está relacionada com a idéia de local para exposição e venda de obras de arte.

II. As Casas de Cultura têm função social bastante relevante porque são locais de convivência sociocultural e de produção de cultura dos grupos sociais onde está situada.

III. Centros Culturais são espaços de pequeno porte que têm a função única de divulgar um determinado tema ou uma linguagem artística.

IV. O museu, como um tipo de espaço cultural tem, atualmente, a função exclusiva de guardar as coleções de objetos que representam a memória coletiva.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III

  • D.

    II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na concepção atual, o educador de museu deve assumir o papel de mediador. Nesta perspectiva, sua função é:

  • A.

    guiar os visitantes pelas salas de exposição, explicando um a um, detalhadamente, os objetos ali expostos.

  • B.

    planejar, executar e avaliar ações de atendimento ao público, com o objetivo de aproximar as pessoas dos objetos culturais e de arte, facilitando sua compreensão, tanto sob o aspecto sensível, quanto cognitivo. Nesse caso, ele provoca o diálogo com o visitante.

  • C.

    orientar os visitantes sobre o funcionamento do espaço cultural e fiscalizar os comportamentos dos visitantes.

  • D.

    fiscalizar as salas de exposição para que não haja qualquer tipo de dano ao acervo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Arte/Educação, numa perspectiva modernista, enfatizava o desenvolvimento da criatividade dos estudantes. Dentre os processos mentais envolvidos na criação o mais valorizado era:

  • A.

    flexibilidade

  • B.

    originalidade

  • C.

    elaboração

  • D.

    análise

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...