Lista completa de Questões de Educação Artística da Universidade da Amazônia (UNAMA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Leia o trecho da letra da música Sampa, de Caetano Veloso, transcrito abaixo e julgue as afirmativas que seguem:
I. Em Sampa, Caetano está falando da dificuldade que teve de se identificar com a cidade de São Paulo.
II. Identidade cultural é aquilo que aproxima e une os indivíduos, formando a base para a construção do sentido de pertencimento a um grupo social.
III. O compartilhamento do espaço físico, das atividades de trabalho, das crenças e das manifestações culturais, não cria uma identificação entre os moradores de um determinado local.
IV. O conceito de identidade é restrito ao aspecto interior do indivíduo.
Somente é correto o que se afirma em:
I e II.
I e III.
II e III.
I e IV.
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Leia os versos das letras de músicas transcritas abaixo e julgue as afirmativas que seguem:
"É pau é pedra, é o fim do caminho..." (Tom Jobim)
"O mar quando quebra na praia É bonito, é bonito...
" (Dorival Caimmi)
I. Pau, pedra, mar e praia são elementos da natureza, portanto, não fazem parte do patrimônio cultural.
II. Pau, pedra, mar e praia são bens naturais.
III. Os bens naturais, numa concepção mais atual e ampla de patrimônio, fazem parte do patrimônio cultural.
IV. O patrimônio cultural é constituído apenas de bens históricos, arquitetônicos, artísticos, arqueológicos e das manifestações culturais populares.
O correto está em apenas:
I e II.
I e II.
II e III.
I e IV.
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Leia o poema do paraense Luiz Carlos França e julgue as afirmativas que seguem:
"barcos de miriti
navegam nos rios da infância
aportam nos trapiches
da lembrança"
I. O brinquedo de miriti é considerado um bem natural porque é feito com a tala do miritizeiro.
II. O brinquedo de miriti é um bem de ordem emocional porque representa o sentimento individual e coletivo dos artesãos de Abaetetuba e dos paraenses de um modo geral.
III. O brinquedo de miriti não pode ser considerado um bem cultural porque ainda não foi tombado.
IV. A técnica que foi desenvolvida para elaborar os brinquedos de miriti pode ser considerada um bem de ordem intelectual do patrimônio cultural paraense.
Somente é correto o que se afirma em:
I e II.
I e II.
II e III.
II e IV.
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Considerando a seqüência correta, são etapas da metodologia da educação patrimonial centrada nos acervos culturais e que os trata como fontes primárias de conhecimento:
Percepção, Recriação, Registro e Interpretação.
Observação, Registro, Exploração e Apropriação.
Intervenção, Registro, Percepção e Interpretação.
Observação, Compreensão, Exploração e Apropriação.
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Leia as seguintes afirmativas relativas aos documentos sobre proteção do patrimônio cultural:
I. As Cartas Patrimoniais são documentos elaborados em diversas épocas e diferentes regiões do mundo, e transcritas apenas nos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas, que visam estabelecer normas e procedimentos para a salvaguarda do patrimônio cultural.
II. A salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro é responsabilidade, principalmente, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional _ IPHAN, mas, todo cidadão e toda cidadã devem protegê-lo também.
III. Os bens de natureza imaterial não podem ser protegidos.
IV. Um monumento é uma referência a um determinado momento histórico de uma sociedade, porém, não deve ser visto como um elemento do meio ambiente histórico porque não é um bem natural.
Estão corretas somente as afirmativas:
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
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Analise as afirmativas abaixo sobre os conceitos de memória individual, coletiva e social:
I. A tradição dos índios brasileiros, de ornamentar o corpo com pintura e objetos artesanais, é elaborada na vivência do grupo social e manifestada espontaneamente. Neste sentido, trata-se de uma memória coletiva.
II. A memória individual é forjada no jogo de interesses entre os poderes presentes numa sociedade.
III. A percepção da memória de uma sociedade contribui, de forma significativa, para o entendimento de nossa realidade enquanto produto histórico.
IV. A memória social é construída pelos indivíduos de uma sociedade, quando lhes é permitido decidir, por meio de plebiscito, o que deve ser patrimonializado.
Estão corretas somente as afirmativas:
II e IV.
I e III.
I e II.
II e III.
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A necessidade atual de se promover inter-relação entre as diferentes culturas, abarcando democraticamente a diversidade, construindo uma postura crítica, no sentido de transformar práticas vigentes por meio de uma participação mais ampla e ativa na cultura socialmente produzida, traduz-se no conceito de:Diversidade Cultural.
Pluralidade Cultural.
Multiculturalidade.
Interculturalidade.
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Analise as afirmativas abaixo sobre concepções de espaços culturais:
I. Historicamente, a concepção de Galeria de Arte está relacionada com a idéia de local para exposição e venda de obras de arte.
II. As Casas de Cultura têm função social bastante relevante porque são locais de convivência sociocultural e de produção de cultura dos grupos sociais onde está situada.
III. Centros Culturais são espaços de pequeno porte que têm a função única de divulgar um determinado tema ou uma linguagem artística.
IV. O museu, como um tipo de espaço cultural tem, atualmente, a função exclusiva de guardar as coleções de objetos que representam a memória coletiva.
Estão corretas somente as afirmativas:
I e II.
I e III.
II e III
II e IV.
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Na concepção atual, o educador de museu deve assumir o papel de mediador. Nesta perspectiva, sua função é:
guiar os visitantes pelas salas de exposição, explicando um a um, detalhadamente, os objetos ali expostos.
planejar, executar e avaliar ações de atendimento ao público, com o objetivo de aproximar as pessoas dos objetos culturais e de arte, facilitando sua compreensão, tanto sob o aspecto sensível, quanto cognitivo. Nesse caso, ele provoca o diálogo com o visitante.
orientar os visitantes sobre o funcionamento do espaço cultural e fiscalizar os comportamentos dos visitantes.
fiscalizar as salas de exposição para que não haja qualquer tipo de dano ao acervo.
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A Arte/Educação, numa perspectiva modernista, enfatizava o desenvolvimento da criatividade dos estudantes. Dentre os processos mentais envolvidos na criação o mais valorizado era:
flexibilidade
originalidade
elaboração
análise
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