Questões de Educação Artística da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Educação Artística da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um acontecimento teatral é uma tentativa de comunicação particularmente importante dentro de uma sociedade. Assinale a alternativa que indica quais funções possuía, respectivamente, para o homem primitivo e para o homem moderno.

  • A.

    Para o homem primitivo era uma tentativa de comunicação com um deus ou um espírito e era parte indissolúvel da vida comunal; para o homem moderno, uma tentativa de comunicação entre homem e homens, isto é, entre artistas e público.

  • B.

    Para o homem primitivo era uma forma de transmitir conhecimentos e conceitos da vida individual; para o homem moderno é uma forma de sublimação dos conflitos da vida cotidiana, no âmbito consciente e inconsciente.

  • C.

    Para o homem primitivo era uma forma de alcançar níveis mais elevados de riqueza material; para o homem moderno não passa de uma forma de entretenimento e diversão sem qualquer implicação com o mundo e seus fatos.

  • D.

    Para o homem primitivo era uma forma de cultuar uma única divindade e dar início aos ritos monoteístas; para o homem moderno é uma forma de atividade pagã, dessacralizada e isenta de qualquer cunho mítico.

  • E.

    Para o homem primitivo era uma forma de evocar valores civilizatórios e de se relacionar com outros grupos; para o homem moderno é uma forma de desconstrução de valores sociais, culturais e pessoais.

A imaginação é uma característica principal do homem: sua capacidade de fazer símbolos. A imaginação dramática está no centro da criatividade humana. Como ela deve ser considerada na Arte-Educação?

  • A.

    A imaginação dramática, não sendo parte fundamental do desenvolvimento de competências, deve ser cultivada apenas nos jogos de lazer.

  • B.

    A imaginação dramática, sendo parte fundamental do desenvolvimento do sistema emocional, deve ser cultivada apenas no período da pré-escola.

  • C.

    A imaginação dramática, sendo parte fundamental do desenvolvimento da inteligência, deve ser cultivada por todos os processos de educação.

  • D.

    A imaginação dramática, não sendo parte fundamental do desenvolvimento das funções cognitivas, deve ser cultivada parcimoniosamente.

  • E.

    A imaginação dramática, sendo parte fundamental do desenvolvimento da inteligência, deve ser cultivada apenas em cursos específicos.

A arte, como área de conhecimento, possui uma epistemologia específica, isto é, um sistema de idéias e princípios lógicos. Assinale a alternativa que contém questões que as teorias da arte, os professores, os alunos e os cidadãos deveriam responder.

  • A.

    O que é importante ser ensinado em artes; como os conteúdos em artes podem ser adequados ao currículo; como os alunos repetem os padrões artísticos?

  • B.

    O que é importante não ser ensinado em artes; como os conteúdos em artes podem ser adequados aos padrões da mídia; como os alunos aprendem arte?

  • C.

    O que é importante não ser ensinado em artes; como os conteúdos em artes podem ser utilizados para reforçar preconceitos; como os alunos aprendem a exercer o preconceito?

  • D.

    O que é importante ser ensinado em artes; como os conteúdos em arte podem ser vinculados às tendências de época; como os alunos aprendem a escolher seus modelos?

  • E.

    O que é importante ser ensinado em artes; como os conteúdos de aprendizagem em artes podem ser organizados; como os alunos aprendem arte?

A formação do professor tem sido um dos pontos mais discutidos na agenda educacional contemporânea. Como aspecto primordial na sua formação, o professor precisa aprender a

  • A.

    ensinar escolhas corretas.

  • B.

    aprender a ensinar.

  • C.

    implantar o seu conhecimento.

  • D.

    ensinar a hegemonia cultural.

  • E.

    harmonizar-se aos matizes ideológicos.

A relação entre movimento e outros aspectos da dança faz com que ela se transforme e seja chamada de arte porque

  • A.

    a dança revela o papel social, cultural e político do corpo em nossa sociedade.

  • B.

    é possível arriscar, tentar o novo, variar os movimentos e descobrir outros.

  • C.

    criamos relações simbólicas e significativas entre aquele que interpreta o movimento e o meio.

  • D.

    a dança inclui elementos históricos, culturais e sociais, assim como saberes da anatomia, fisiologia e cinesiologia.

  • E.

    há uma prática de compreensão da dança e de seus processos: a improvisação, a composição coreográfica, o repertório.

Por ser uma área de conhecimento, a dança possui seus conteúdos específicos. A articulação entre movimento, dançarino, som e espaço é considerada a ciência que trata do "estudo da dança" ou da "lógica da dança". Essa articulação é denominada

  • A.

    escalas espaciais.

  • B.

    eukinética.

  • C.

    coreosofia.

  • D.

    coreologia.

  • E.

    elementos da expressão do movimento.

A abordagem da história da dança permite ao professor rediscutir e fundamentar sua atividade docente. Seria pertinente que ele utilizasse tais conhecimentos da seguinte maneira:

  • A.

    direcionando-se pelas datas e pelos fatos históricos; baseando- se em leituras de historiografias convencionais, distinguindo as obras das vidas dos artistas.

  • B.

    norteando-se por métodos e programas pré-estabelecidos de didática artística; focando as pesquisas nos aspectos biográficos dos artistas.

  • C.

    dando importância a períodos históricos convencionais; criando oficinas que ensinem a execução de materiais cênicos.

  • D.

    apropriando-se dos conhecimentos dos processos de criação dos artistas, de suas filosofias de trabalho, das suas concepções de arte e mundo.

  • E.

    propondo a reprodução de obras, bem como de estilos estudados; estabelecendo valores diversos entre teoria e prática para reconhecimento dos períodos históricos.

Ao longo de sua história, a denominada dança popular brasileira recebeu da cultura africana componentes da maior importância na sua formação. As características recorrentes da dança dos escravos africanos foram:

  • A.

    um extraordinário senso de ritmo entre vibrante e dolente, pés descalços, sentido religioso e mágico e estado de transe.

  • B.

    uma vibrante profusão de passos com gestos simétricos, repetidos e ritmos métricos.

  • C.

    uma variada temática, passos e gestos repetitivos, pés descalços e um sentido profano e cotidiano.

  • D.

    um grandioso instrumental, passos e gestos fixos, pés descalços e priorização de temas melancólicos.

  • E.

    um extraordinário senso de organização e hierarquia, passos lentos, gestualidade contida, com sentido profano.

A Sagração da Primavera, com música de Igor Stravinsky e coreografia de Vaslav Nijinski (século XX), inspirou-se num ritual cuja origem encontra-se nas mais remotas organizações sociais. Trata-se do ritual de

  • A.

    colheita.

  • B.

    sepultamento.

  • C.

    caça.

  • D.

    guerra.

  • E.

    fertilidade.

A dança moderna, que teve por base a liberdade expressiva do corpo, mostra o contexto histórico do qual emergiu. As características principais desse contexto são:

  • A.

    uma sociedade composta por trabalhadores e patrões, na qual o ser humano procura novas relações com o estado e com a religião.

  • B.

    um mundo direcionado para a guerra, no qual o ser humano se debate entre o que é natural e o que não é, e sua relação com um mundo idealizado.

  • C.

    um mundo edificado sobre o capital, no qual o ser humano se debate entre o ter e o ser, em busca de uma relação de ecletismos e multiplicidades.

  • D.

    um mundo governado por máquinas, no qual o ser humano se debate em busca de novas relações consigo mesmo e com a sociedade.

  • E.

    uma sociedade organizada de forma democrática, na qual o ser humano exercia sua plenitude como indivíduo em relação a aspectos sociopolíticos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...