Questões de Educação Artística da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Educação Artística da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Desde a Grécia antiga, com Pitágoras, até o século XVII, com Kepler, a música foi considerada parte indissociável da

  • A.

    ética e da oratória.

  • B.

    geometria e da gramática.

  • C.

    medicina e da dialética.

  • D.

    matemática e da astronomia.

  • E.

    retórica e da física.

Em uma melodia, o parâmetro altura refere-se à possibilidade de os sons serem

  • A.

    mais fortes ou mais fracos.

  • B.

    mais longos ou mais curtos.

  • C.

    mais agudos ou mais graves.

  • D.

    mais densos ou mais leves.

  • E.

    mais rápidos ou mais lentos.

Os naipes de uma orquestra estão divididos de acordo com o parâmetro

  • A.

    intensidade.

  • B.

    duração.

  • C.

    textura.

  • D.

    densidade.

  • E.

    timbre.

Um cânone e uma fuga são os melhores exemplos do pensamento musical

  • A.

    homofônico.

  • B.

    sinfônico.

  • C.

    polifônico.

  • D.

    heterofônico.

  • E.

    monofônico.

Uso de escalas maiores e menores, hierarquia de acordes regida pela exploração de forças harmônicas de tensão e relaxamento, direcionalidade, centralização do discurso sobre a função de tônica e desenvolvimento histórico localizado no ocidente entre os séculos XVII e XIX são características do sistema

  • A.

    modal.

  • B.

    atonal.

  • C.

    serial.

  • D.

    tonal.

  • E.

    pentatonal.

A formação instrumental característica do baião, popularizada por Luís Gonzaga, consiste em

  • A.

    uma sanfona, um triângulo e uma zabumba.

  • B.

    uma flauta, um ganzá e um contrabaixo.

  • C.

    um pífaro, um violão e um pandeiro.

  • D.

    uma gaita, um cavaquinho e uma cuíca.

  • E.

    uma rabeca, um bandolim e um surdo.

Caetano Veloso, Antônio Carlos Jobim e Roberto Carlos são músicos ligados, respectivamente, aos movimentos

  • A.

    antropofagista, música de protesto e pop urbano.

  • B.

    tropicalista, bossa nova e jovem guarda.

  • C.

    pop melódico, nova canção e romântico.

  • D.

    experimentalista, samba-jazz e canção.

  • E.

    novos baianos, MPB e rock-balada.

Relacione as colunas e assinale a alternativa que contém a ordem de algarismos obtidos na segunda coluna.

( 1 ) Ô abre-alas                       (  ) Ernesto Nazareth
( 2 ) Apanhei-te cavaquinho      (  ) Donga
( 3 ) Gosto que me enrosco       (  ) Sinhô
( 4 ) Pelo telefone                      (  ) Humberto Teixeira
( 5 ) Asa branca                        (  ) Chiquinha Gonzaga

  • A.

    1, 3, 4, 2 e 5.

  • B.

    2, 4, 3, 5 e 1.

  • C.

    3, 1, 5, 4 e 2.

  • D.

    4, 5, 2, 1 e 3.

  • E.

    5, 2, 1, 3 e 4.

A manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico

  • A.

    sua busca pela precisão e pela verdade.

  • B.

    seus atributos de estabilidade e perenidade.

  • C.

    sua liberdade em relação à tradição e à história.

  • D.

    seu caráter de criação e inovação.

  • E.

    sua independência de contexto e de temporalidade.

É tarefa do professor a proposição de atividades em que os alunos percebam as qualidades das diferentes formas de expressão artística. Em termos de desenvolvimento perceptivo, sua função é a de

  • A.

    desenvolver a especialização da percepção, incentivando o estudo da natureza, das técnicas de representação e das proporções.

  • B.

    proporcionar a libertação da percepção, incentivando a quebra dos cânones tradicionais, dos estudos históricos e de contexto.

  • C.

    propiciar a flexibilidade da percepção, incentivando a curiosidade, o questionamento e o acolhimento dos diversos saberes artísticos.

  • D.

    favorecer o direcionamento da percepção, incentivando a delimitação e o funcionamento autônomo de cada um dos sentidos.

  • E.

    preparar a conscientização da percepção, incentivando pesquisas nas áreas da psicologia, da anatomia e da neurologia.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...