Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Analise o texto abaixo:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

  • A. (1) misto ; (2) exercícios isolados ; (3) iniciação ; (4) exercícios ; (5) jogos
  • B. (1) misto ; (2) exercícios combinados ; (3) iniciação ; (4) brincadeiras ; (5) pré-desportivos
  • C. (1) recreativo ; (2) exercícios isolados ; (3) aprendizagem ; (4) exercícios ; (5) jogos
  • D. (1) recreativo ; (2) exercícios isolados ; (3) aprendizagem ; (4) exercícios ; (5) jogos
  • E. (1) transfere ; (2) exercícios combinados ; (3) iniciação ; (4) exercícios ; (5) pré-desportivos

Com relação às debilidades posturais, julgue os seguintes itens. A lordose cervical é causada geralmente pela hipertrofia da musculatura anterior do pescoço e seu tratamento consiste em exercícios de força na parte posterior do pescoço e alongamento de sua musculatura anterior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a ginástica laboral, é correto afirmar:

1. O programa de ginástica laboral possui três fases: a fase de aquecimento, a fase postural e a fase de alívio.

2. É um instrumento de promoção de saúde e prevenção de lesões.

3. Ajuda na reeducação postural e no alívio do estresse.

4. O programa de ginástica laboral possui três fases: a fase preparatória, a fase compensatória e a fase de relaxamento.

5. O programa de ginástica laboral não atinge todos os grupos musculares.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A. São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.
  • B. São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • C. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • D. São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E. São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

Com relação às debilidades posturais, julgue os seguintes itens. A lordose lombar, uma acentuada concavidade lombar, pode ser corrigida por meio de exercícios de fortalecimento da musculatura abdominal e alongamento da musculatura lombar.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para ir além de ser apenas uma prática de atividade na Educação Física e alcançar o status de prática pedagógica na escola, duas questões didáticas se fazem fundamentais. São elas:

  • A. Estimular a autonomia dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na escola e promover a conscientização e a apropriação da comunidade escolar.
  • B. Estimular a criatividade no processo de ensino-aprendizagem na escola e promover a conscientização e a apropriação por parte dos professores e alunos.
  • C. Desenvolver a autonomia dos envolvidos (professores e alunos) e oferecer a conscientização e a apropriação, por parte dos professores, sobre o que se propõe e, por parte dos alunos, sobre o que se assimila.
  • D. Estimular a autonomia dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na escola (professores e alunos) e promover a conscientização e a apropriação, por parte dos professores, sobre o que se ensina e, por parte dos alunos, sobre o que se aprende.
  • E. Desenvolver a criatividade dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem na escola e promover a conscientização e a apropriação, por parte dos professores, sobre o que se ensina e, por parte dos alunos, sobre o que se aprende.

A Educação Física escolar pode sistematizar situações de ensino e aprendizagem que garantam aos alunos o acesso a conhecimentos práticos e conceituais. Para isso é necessário:

  • A. Mudar a ênfase na aptidão física e no rendimento padronizado que caracterizava a Educação Física, para uma concepção mais abrangente, que contemple todas as dimensões envolvidas em cada prática corporal.
  • B. É fundamental também que se faça uma clara distinção entre os objetivos da Educação Física escolar e os objetivos do esporte, da dança, da ginástica e da luta profissionais, pois, embora seja uma referência, o profissionalismo não pode ser a meta almejada pela escola.
  • C. Dar oportunidades a todos os alunos para que desenvolvam suas potencialidades, de forma democrática e não seletiva, visando seu aprimoramento como seres humanos.
  • D. Todas as alternativas estão corretas.

Com relação às debilidades posturais, julgue os seguintes itens. A cifose, caracterizada por exacerbada convexidade da coluna torácica, pode ser corrigida por meio de exercícios da musculatura posterior do tórax e conscientização do aluno, a fim de que ele adquira posturas corretas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Existem fatores do nosso estilo de vida que afetam negativamente nossa saúde e qualidade de vida, sobre os quais podemos ter controle. São eles:

  • A. Fumo, álcool, drogas, fadiga, alimentação, sedentarismo e obesidade.
  • B. Fumo, álcool, drogas, stress, isolamento social, sedentarismo, esforços intensos ou repetitivos.
  • C. Drogas, álcool, fadiga, isolamento social, obesidade, inatividade e esforços intensos ou repetitivos.
  • D. Fumo, álcool, stress, alimentação, isolamento social, obesidade e inatividade.
  • E. Fumo, álcool, drogas, fadiga, alimentação, obesidade e sedentarismo.

Os conteúdos específicos da Educação Física a serem abordados nas aulas,apontados nos PCN (Brasil, 1998), aparecem divididos em blocos de conhecimento / conteúdo, assinale a questão que corresponde a esses blocos:

  • A. Esporte, jogos, lutas e ginástica ( primeiro bloco), atividade rítmica e expressivas ( segundo bloco) e conhecimentos sobre o corpo (terceiro bloco).
  • B. Esporte, jogos, lutas e ginástica (primeiro bloco), atividade rítmica e expressivas (segundo bloco).
  • C. Esporte, jogos, lutas e ginástica (primeiro bloco), conhecimentos sobre o corpo (segundo bloco).
  • D. Atividade rítmica e expressivas (primeiro bloco) e conhecimentos sobre o corpo (segundo bloco).

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN), julgue os itens que se seguem. A promoção do desporto educacional e o apoio às práticas desportivas não formais são exemplos de diretrizes da educação física.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...